Pacote de Moldes

Como Fazer uma Luminária de Canudinhos



como-fazer-uma-luminaria-passo-a-passo

Uma iluminação caprichada conta muitos pontos na hora de decorar a casa. No setor de elétrica, a luminária pendente é um dos itens mais procurados. Para economizar, ou para ter uma peça diferente em casa, muitas pessoas preferem colocar a mão na massa, como é o caso da Hanna, do site Pearls and Scissors, que criou um passo a passo de luminária de canudinhos.

Essa luminária lembra muito a forma de um diamante, combina muito bem com a decoração industrial – mas também pode ficar perfeita em outras estilos de decoração. Se você gostou da ideia, e quer aprender a fazer uma luminária artesanal cheia de estilo, então continue com a gente para ver todos os detalhes dessa criação.

Veja também:

Moldes de Feltro

10 Luminárias Artesanais Espetaculares

Como Fazer Luminária de Papel Passo Passo

Materiais Necessários

  • 27 canudos de drink (aproximadamente)
  • 3 metros de arame maleável
  • Alicate
  • Tesoura
  • Feltro preto
  • Kit elétrico para luminárias
  • Lâmpada de LED

Como Fazer a Luminária de Canudinhos

O primeiro passo é cortar os canudos nos tamanhos certos para fazer a luminária.

  • Separe 18 canudos, esses serão usados inteiros (aprox. 12 cm).
  • Pegue 6 canudos e corte-os ao meio, assim você terá 12 metades.
  • Pegue 3 canudos e corte cada um em 4 partes iguais, assim você terá 12 peças pequenas.

canudos-de-drink-cortados

Dica: É muito importante cortar as peças no mesmo tamanho, isso garantirá um bom acabamento na luminária. 

1. Passe pelo arame 3 canudos longos e uma metade. Dobre o arame conforme for adicionando os canudos, assim você criará a primeira forma geométrica.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Dica: As linhas coloridas sobre as fotos servem apenas como guia. A ordem de montagem, de acordo com as cores, é: verde, laranja, salmão, azul, vermelho, amarelo, lilás, mostarda e roxo. 

insira-os-canudos-no-arame

2 a 7. Com a primeira peça pronta, continue o processo de colocação dos canudos para formar mais 6 peças iguais à primeira.

8. Use a metade de um canudo para conectar a parte verde à parte lilás. Assim você terá a forma de um hexágono.

9. Em seguida, passe o arame por dentro do canudo verde. Quando a ponta sair por baixo, adicione um canudo inteiro. Essa última peça fará a junção entre o canudo roxo e o canudo verde.

continue-adicionando-os-canudos-para-formar-a-luminaria

10. Adicione 1 canudo inteiro, uma metade e mais 1 canudo inteiro para formar mais uma peça completa.

11. Em seguida, passe pelo arame um canudo partido ao meio. Ele vai ligar a peça colocada anteriormente ao canudo de cor salmão.

12 e 13. Depois, conecte o canudo salmão àquele que está na outra extremidade. Use meio canudo para fazer o encontro das duas partes. Faça esse processo de junção com as outras duas aberturas.

luminaria-de-canudos

13. Use os canudos pequenos para formar a parte em que ficará o bocal da lâmpada. Siga o mesmo sistema de montagem ensinado nos outros passos.

14. Após a montagem completa, o pendente ficará meio mole e desajeitado, como este da foto acima, do lado esquerdo. Para resolver esse problema, corte pequenos pedaços de feltro e encaixe em todas as quinas. Depois de fazer esse acabamento a peça ficará mais firme e parecendo que é inteiriça.

encaixe-o-feltro

Dica: Corte um pedaço 2 x 2 cm de feltro em formato de cruz. Em seguida, corte outra cruz , mas tire uma das pontas para formar um “T”. Faça 12 unidades de cada formato. 

15. Com a cúpula pronta, hora de colocar a parte elétrica. Passe o fio elétrico por baixo da luminária e encaixe a lâmpada de LED.

Dica: É importante usar somente lâmpadas frias. As lâmpadas incandescentes esquentam e podem causar acidentes. 

luminaria-geometrica-diy

Esse é o resultado, um objeto lindo e super moderno, que pode ser usado no quarto, na sala ou na cozinha. Para pendurar, use alguns ganchinhos no teto para segurar o fio. Não pode furar a parede? Use fita adesiva.

O legal dessa peça é que você não terá que quebrar a parede para passar os fios, basta ligar a extensão elétrica direto na tomada. Não se preocupe em esconder a fiação, a graça desse pendente é justamente deixar os fios à mostra.

Ficamos por aqui. Se você gostou de saber como fazer uma luminária geométrica, deixe um recado pra gente. Até a próxima dica!

Veja também:

4 Passos Para Caprichar na Decoração com Garrafa Pet

13 Ideias de Artesanato com Copo Descartável

Imagens: pearlsandscissors

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

18 comentários

  • Mariana Barbosa diz:

    Olá, Ayrton. Essa peça é opcional e realmente ajuda a dar suporte ao bocal. Você pode usar qualquer peça neste formato: um anel velho ou até mesmo uma argola de bijuteria.

  • Andreza Pereira diz:

    Amei!!! Vou fazer depois mando a foto como ficou. Obrigada pela dica.

  • Mariana Barbosa diz:

    Envie sim, Andreza. Vamos adorar saber como ficou a sua luminária industrial.

  • Hanna Saar diz:

    You do know that taking images and simply translating someone else’s work into another language is copyright infringement, don’t you? These images and this tutorial was created by me, and used without my permission. Please either remove this post, or add a credit link to the original source in the first paragraph.

  • Mariana Barbosa diz:

    Sorry, Hanna. I added a credit link to the original source also in the first paragraph.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email