Pacote de Moldes

Como fazer massa de biscuit

O biscuit é um dos materiais mais usados na confecção de artesanatos hoje em dia. O biscuit é um tipo de massa feita a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, limão ou vinagre e vaselina. Este tipo de massa também é conhecida como porcelana fria, pois não precisa ser cozida em forno e seca em contato com o ar.

Neste post você vai aprender a receita da massa de biscuit e vai descobrir como é fácil produzi-la em casa. Você pode usar o biscuit para confeccionar vários tipos de artesanato. Além de ser uma massa de fácil modelagem, ela pode facilmente receber tintura e corantes.

Veja também:

Como Fazer Bolo Fake com Biscuit – Tema Batman

Moldes de Feltro

Topo de Bolo Frozen Passo a Passo

Ingredientes

  • 02 xícaras de chá de cola branca própria para porcelana fria (biscuit)
  • 02 xícaras de chá de amido de milho
  • 02 colheres de sopa de vaselina líquida
  • 01 colher de sopa de caldo de limão ou vinagre
  • 01 colher de sopa de creme hidratante sem silicone, que será utilizada para sovar a massa após o cozimento

Modo de preparo no microondas

Dependendo da potência do seu microondas o tempo de cozimento pode variar entre 1 min e 30 segundos até 10 minutos. Faça um teste na primeira vez que cozinhar a massa, tirando a massa e mexendo a cada trinta segundos, para que ela não passe do ponto.

Misture todos os ingredientes, leve ao microondas por 3 minutos (em média) na potência máxima e mexa a cada 1 minuto.

Modo de preparo no fogão

Misture todos os ingredientes mexendo com uma colher de pau (específica para fazer a massa – não misture com o restante da louça) até desprender do fundo da panela (antiaderente) sem estar totalmente ressecada, isto é, com um pouco de cola mole. Para quem já fez massa de coxinha (salgadinho) o ponto é o mesmo.

Sovando a massa

Pacote de Guirlandas em Feltro

Após o cozimento, espalhe o creme nas mãos e em uma superfície lisa e fria (pia da cozinha por exemplo ou bancada de mármore) e sove como massa de pão. Cuidado com o calor da massa para não queimar as mãos.

Dicas

1) A massa tem que ser sovada enquanto está quente, para ficar macia e elástica.

2) Depois de sovada, a massa já estará morna. Guarde-a em um saco plástico limpo, livre de poeiras e gorduras.

3) Deixe a massa descansar por um dia antes de usar, depois retire a massa do saco plástico, seque-a e guarde em um novo saco plástico. Depois é só tingir com a cor desejada e modelar à vontade.

4) A massa também pode ser modelada na cor natural e ser pintada depois que a peça tiver seca, com tinta látex, acrílica ou tinta a óleo. Estas mesmas tintas podem ser usadas para tingir a massa.

5) Outra opção para armazenar a massa são os potes de vidro ou plástico. O procedimento é praticamente o mesmo descrito acima, basta trocar o tipo de recipiente.

Se você gostou da receita e das dicas, deixe um recado pra gente.

Um abraço e até mais!

Veja também:

Como Fazer Colar Usando Biscuit

Como Fazer Decoupage em Vidro

Fonte: Wikipedia

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

75 comentários

  • Maria do Carmo Souza de Araújo diz:

    Boa noite me interesso fazer com a massa de biscuit uns graptosedeverias ou sejas variedades de suculentas. Amo suculentas bolinhas coloridinhas rosinhas coloridas.vi aqui no insta uma moça no Japão que coleciona que faz de biscuit mto lindos coloridos variados.me ajudem por favor.abração

  • Virginia diz:

    Gosto muito do conteúdo de vocês. Explicam de forma fácil e bem ilustrada. Para quem esta iniciando no biscuit é muito bom. Vocês com certeza são referencia para quem quer trabalhar com artesanato.. Parabéns!!

  • Marina Rezende diz:

    Oi, Virginia, muito legal seu comentário. Ficamos muito felizes em trazer inspiração e ideias para vocês!

  • Claudineia Cabral carneiro diz:

    Gostei

  • Eder Leonir diz:

    Seria interessante completar o post incluindo quanto tempo a massa pode ficar guardada sem perder as propriedades. Informação útil pra completos novatos como eu

1 13 14 15

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Biscuit Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email