O artesanato sempre nos desafia a buscar ideias novas e inspiradoras. E com a ajuda do passo a passo criado pelos artesãos Mário Sérgio e Ana Caroline Aguiar, vamos mostrar como fazer lindas velas decoradas nas famosas latinhas Mint to Be. É uma ideia que pode se adaptar a diversas ocasiões, como batizados, comunhão, aniversários, casamentos, nascimentos, lembranças empresariais e o que mais a criatividade permitir, lembrando também que os apliques podem seguir o tema da festa. Veja a seguir.
Materiais Necessários
- Parafina (não exceder a temperatura de 90º).
- Latinhas Minttobe.
- Corante para velas, a quantidade varia de acordo com a intensidade da cor desejada (usar se quiser a vela seja colorida).
- Essência oleosa, na proporção de 10% da quantidade de parafina usada(use essências próprias para velas, só usar se quiser que a vela fique perfumada).
- Pavio ou barbante encerado.
- Panela e colher de pau (que não deverá ser utilizada para outros fins depois).
- Itens para decorar a latinha (apliques, fitas, cola…).
** Lembre-se que a parafina é um produto inflamável, portanto fique sempre alerta e mantenha as crianças longe do fogão.
Como fazer a vela na latinha Mint to be
1) Coloque todas as latinhas sem a tampa, sob uma superfície lisa com o pavio já posicionado no centro da lata.
2) Derreta a parafina no fogo brando em banho-maria, mexendo sempre até que fique completamente líquida, tire do fogo, espere esfriar um pouco (cuidado para não endurecer de novo). Assim que esfriar um pouco acrescente, se desejar, a essência e o corante.
3) Despeje na latinha com cuidado a parafina e se for necessário ajeite o pavio novamente. Enquanto espera secar, você pode usar e abusar da criatividade para decorar as latinhas.
4) Aguarde endurecer por completo, dobre o pavio com cuidado para dentro da latinha e coloque a tampa já com o aplique desejado.
Espero que tenham gostado e possam aproveitar bastante a dica!
Para conhecer melhor o trabalho, acesse www.facebook.com/toquedeluzvelas ou envie um e-mail para [email protected].
Créditos – Mário Sérgio e Ana Caroline Aguiar
São artesãos, pai e filha, que foram encantados pelo prazer e alegria de poder produzir algo tão belo com as próprias mãos, através do uso da criatividade. Buscam cada vez mais aprimorar seu trabalho, por meio do aprendizado e da criação de novas técnicas para elaboração de peças cada vez mais originais.
Olá pessoal da arte,gostaria de receber novidades,uma vez que trabalho com patchwork, adoooro artesanato. Feliz Ano Novo,que 2013 seja um ano de muita prosperidade e é claro quero estar com vocês. um abraço!
Muito lindos esses buques ..
Olá, qual o tamanho ideal do pavio? Comprimento e diâmetro