Aprenda Como Pintar EVA – Dicas de Tintas e Aplicação

Quem trabalha com artesanato sabe o quanto é importante criar um diferencial para seus produtos, principalmente quando se vive disso. No caso dos trabalhos em EVA, por exemplo, a pintura é uma forma de transformar completamente cada pecinha de um jeito bem simples e rápido. Mas se você ainda não sabe como pintar EVA, vai descobrir já já.

Além do passo a passo, preparamos dicas sobre materiais e técnicas de aplicação de tinta em EVA para você aprender a colorir/pigmentar os seus trabalhos corretamente e atingir resultados incríveis. Você vai ver que essa técnica pode ser uma forma interessante de enriquecer ainda mais seus trabalhos. Confira!

Veja também:

147 Moldes para EVA – Passo a Passo e Download Grátis

Moldes de Feltro

31 Modelos de Ponteira de Lápis em EVA – Dicas e Inspirações

Como pintar EVA – Por onde começar?

O EVA é um material muito versátil, com diversas cores, espessuras e texturas, o que amplia as possibilidades de uso para o artesanato. No entanto, para alguns trabalhos, pode ser necessário pintar a borracha de EVA para conseguir um resultado específico. E é aí que começa o problema.

A primeira questão que vem à mente é: como riscar o EVA?  Isso porque, dependendo do material que você utilize para riscar a borracha o EVA pode ficar marcado e ainda não aderir corretamente à tinta. Portanto, quando for montar o seu trabalho, opte por:

– Moldes feitos com papel cartão;

– Preferencialmente, use o Palito de madeira para riscar o EVA O lápis preto nº 02 ou caneta também podem ser utilizados, mas é preciso estar ciente de que o pó do grafite e a tinta da caneta poderão criar borrões no E.V.A. e também impedir a boa fixação da tinta. Se não for prejudicar o seu trabalho, utilize o lápis e a caneta apenas para riscar o lado avesso da borracha.

– A segunda questão que envolve o processo de pintura em EVA é: qual material eu devo usar? A resposta, entretanto, vai depender do resultado que você almeja alcançar. Afinal, cada material exige uma técnica diferente e, como consequência, apresentará um resultado distinto.

Quais são os melhores materiais para pintar EVA?

Marcador permanente: ótimo para fazer contorno e detalhes de figuras, como olho, boca, sobrancelhas etc. Não precisa de verniz para fixar.

Caneta para tecido Acrilpen: é indicada para o uso em tecido, mas, devido a fácil aderência ao EVA, tem sido cada vez mais utilizada pelos artesãos. No entanto, talvez seja necessário aplicar uma camada de verniz em spray para fixar a tinta.

Textura criativa: é indicada para uso em madeira, gesso, cerâmica, MDF, papel, tela, vidro, cortiça e isopor. Contudo, também pode ser aplicada em EVA e atingir resultados decorativos surpreendentes.

Tinta acrílica para tecido: é ideal para trabalhos em EVA, pois após seca, não desbota, borra ou mancha quando em contato com água.

Anilina: é um pigmento que o EVA absorve bem e possui ótimo rendimento, mas é importante comprar um produto de qualidade para ter o resultado esperado. A anilina também requer um período de secagem de, pelo menos, 24h antes do friso.

Tinta confetti: essa, em especial, possui três particularidades para quem faz artesanato: pode ser utilizada em EVA. de qualquer cor; pode ser usada combinada com outra tinta qualquer; e pode ser usada na finalização do trabalho, nos locais em que se deseja um efeito de brilho.

Tinta dimensional: com essa tinta é possível deixar a pintura com efeito tridimensional.

outras tintas que possuem boa aderência no EVA:

Dica importante: Para não borrar ou manchar a tinta no EVA, sempre espere a tinta secar completamente antes do friso e utilize o verniz em spray Acrilex para fixar a tinta.

Como Pintar EVA – Passo a passo pétalas de rosas

Materiais necessários

  • Uma esponja de cozinha (parte amarela)
  • Folha sulfite A4
  • Tinta fosca para artesanato
  • EVA

Passo a passo

Passo a passo: Arte & Acessórios

O que você achou dessas dicas de como pintar EVA? Como você viu, não tem muito segredo. Sabendo escolher a tinta para esse tipo de trabalho, e seguindo os passos explicados, você vai conseguir decorar suas peças em EVA, deixando-as ainda mais bonitas e únicas.

Gostou das dicas? Deixe um comentário pra gente com suas dúvidas e sugestões.

Veja também:

Como Fazer Placa de Porta em EVA – Corujinha

15 Modelos de Cadernos Decorados com EVA

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende





Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato em EVA Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]