Como Usar Tinta Spray Corretamente – Dicas Imperdíveis

Como Usar Tinta Spray Corretamente – Dicas Imperdíveis

Praticidade é o que melhor define a pintura em spray. Acessível e descomplicado, o spray permite terminar um projeto mais rapidamente e é ideal para a cobertura de variadas superfícies. Mas será que você sabe usar esse recurso aproveitando todo o seu potencial de praticidade e agilidade? Quer aprender? Fique atento, pois vamos desvendar todos os segredos. Confira como usar tinta spray da maneira correta!

Veja também:

Como Pintar Garrafas de Vidro em 3 Passos Simples

Como pintar a parede da sua casa de forma diferente

Possibilidades infinitas

Fonte: westwing

Dá pra desenvolver muitos projetos com a tinta spray. Algumas possibilidades são restaurar e pintar banquinhos de madeira, cadeiras de aço, pequenas grades, portões, mesas, letras de madeira e até eletrodomésticos, como uma geladeira, por exemplo. Também é possível pintar vidros de conserva para serem usados na cozinha ou em outros espaços da casa.

As possibilidades são variadas, e o “pulo do gato” é conhecer os tipos de tinta específicos para cada material.

Como escolher a tinta em spray

Tipos de superfícies

No mercado estão disponíveis tintas em spray para madeira, metais e plástico, além das de uso geral, mais indicadas para projetos de artesanato em multi superfícies. A tinta para metais e madeira, além de ser boa pintar, também serve para decorar e reparar arranhões em locais envernizados. É excelente para restaurações e tem boa cobertura.

A tinta para plástico pode ser usada em superfícies internas e externas. É indicada para pintura de plásticos, PVC, acrílico, cerâmica e outras superfícies lisas. Porém, não é indicada para aplicação em superfícies flexíveis como lonas, toldos e vinil.

Tipos de acabamento

Independente da indicação de uso, as tintas em spray são encontradas numa grande variedade de cores e podem ter o acabamento brilhoso, fosco, acetinado e metálico. Sendo assim, a escolha da tinta spray deve ser feita com base no material a ser pintado e no tipo de acabamento desejado.

Rendimento

Ao comprar uma tinta em spray, veja na embalagem a capacidade de pintura por metro quadrado. Assim, você leva a quantidade certa que irá precisar.

Como usar a tinta em spray

Fonte: caseirices

Geralmente, na lata há instruções de como usar tinta spray. É importante segui-las à risca. Mas há também algumas dicas essenciais para uma boa pintura, e que nem sempre estão nos rótulos. Anote aí!

Dicas pré-pintura

  • Antes de aplicar a tinta por toda a peça, faça um teste em uma pequena área e aguarde a secagem. Assim você terá uma ideia de como ficará a cor e o acabamento, e evita surpresas desagradáveis.
  • A superfície a ser pintada deve estar livre de sujeira ou poeira. Alguns materiais exigem, ainda, que a superfície seja lixada antes da aplicação e/ou preparada com primer para melhor aderência da tinta.
  • Agite bem a lata antes de usar para que a tinta fique bem misturada. Assim você terá a mesma cor e consistência ao longo da aplicação.

Dicas de aplicação

  • Aplique a tinta de forma pausada, movimentando o spray ao longo de toda a superfície para obter uma cobertura uniforme. Não mire o spray em apenas um ponto, isso pode fazer com que a tinta escorra e estrague o seu trabalho.
  • Não tente cobrir a peça logo na primeira aplicação. Nesse primeiro momento é normal que fiquem partes descobertas. A cobertura total só acontecerá a partir da segunda aplicação.
  • Espere a tinta secar para aplicar a próxima camada. Algumas marcas de tinta pedem até 24h de secagem entre uma demão e outra. Mas, geralmente, não é preciso esperar tanto tempo. Na dúvida, confira o rótulo.

Cuidados de uso

Não se esqueça de usar equipamentos de segurança, como luvas, máscara respiratória e óculos de proteção. Além disso, use folhas de jornal e panos velhos para forrar o chão ou a mesa. Assim você evita alergias e sujeira durante a aplicação.

E aí? Pronto para pintar, decorar e restaurar peças para dar cara nova à sua casa? Se você gostou de aprender como usar tinta spray, deixe um recadinho aqui no final da página.

Imagem da capa: SW Power Tools

Veja também:

Pintura em Vidro – Dicas e Técnicas Espetaculares!

Como Fazer Lata Decorada com Pintura Lousa

Mariana Barbosa
15 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

  • Depois que passei a receber as informações da Revista artesanato, aproveitei muitas idéias e aprimorei outras que já sabia fazer, e de uma maneira de fácil acesso. Gostei demais!!

  • Agradeço a equipe revista artesanato foi ano muito importante para mim mesmo sem ter pratica apreendi muita coisa legal, meu jardim está com muitas ideias de vocês.Que Deus abençoe a todos Um Otimo 2018.Beijoooooooooos. Sonia Garcia

  • Oi, Sonia. Depois envie uma foto do seu jardim pra gente, vamos adorar ver como ficaram as ideias que você colocou em prática. Amém, e um ótimo ano novo para você também!

  • Agradeço a equipe da revista Artesanato pelo carinho e mesmo eu não estando com condições financeiras no momento para arcar om o curso, me presenteou com moldes que contribuiram para um melhor desenvolvimento no meu trabalho. obrigada!