Como Vender Artesanato pela Internet: 6 Passos para Ganhar Dinheiro em 2023

Como Vender Artesanato pela Internet: 6 Passos para Ganhar Dinheiro em 2023

Quem quer faturar muito em 2023, precisa aprender urgentemente como vender artesanato pela internet.

Afinal, por meio dela, é possível expandir as suas vendas, alcançar pessoas de várias partes do Brasil (e do mundo) e, assim, aumentar o faturamento do seu ateliê.

Sim, apesar de muito provavelmente você ter alguns clientes fiéis, que moram perto de você, o segredo para se posicionar no mercado é investir no online.

Por isso, neste conteúdo, vamos te ensinar como vender artesanato pela internet e esclarecer as principais dúvidas para você bombar nesse meio em 2023. Confira!

Como vender artesanato pela internet: passo a passo!

Para te ajudar, fizemos uma espécie de passo a passo para você acompanhar e, assim, aprender como vender artesanato pela internet. Confira!

1. Defina o que vender

O primeiro passo é definir o que você vai vender. Isso é muito importante para que você consiga saber em qual plataforma o seu público-alvo está.

Além disso, é importante que você escolha vender itens que estejam em alta para conseguir um bom faturamento, como:

  • Cosméticos
  • Peças de crochê e tricô
  • Lembrancinhas e enfeites de papel
  • Bolsas e mochilas de tecido
  • Itens de maternidade

2. Defina os canais de venda que você vai utilizar

 como vender artesanato pela internet
Erich Baby

Para vender na internet, é importante aproveitar todos os recursos que essa oferece. Nesse sentido, os principais canais que você pode utilizar são:

  • Instagram: aqui você deve criar um perfil comercial para aproveitar os recursos que esse oferece, como divulgar no Instagram Shopping.
  • WhatsApp Business: além de poder atender os seus clientes nessa rede, você pode divulgar os seus produtos a partir do recurso de “Catálogos”.
  • Marketplaces: são uma espécie de shopping virtual, em que existem vendedores de diversas áreas. A vantagem dessa plataforma é que a sua estrutura já vem toda pronta, e você só precisa pagar uma taxa após cada venda realizada.
  • Loja virtual: aqui você tem uma loja para chamar de sua. Ou seja, quando o cliente acessar o seu site, não verá outros concorrentes, apenas os seus produtos.

Marketplace ou loja virtual?

Pode ser que você esteja em dúvida sobre ter um marketplace ou uma loja virtual, certo? Ambos apresentam vantagens e desvantagens.

Assim, o marketplace é interessante para quem está começando e não tem muitos recursos. Isso porque a estrutura já está pronta para você anunciar os seus produtos.

Além disso, marketplaces de artesanato têm grande visibilidade. Então, apesar da concorrência ser alta neles, você não precisa trabalhar tanto a divulgação.

Vale dizer que os principais sites para vender artesanato são:

  • Elo7: plataforma pioneira na venda de artesanato no Brasil. Ela cobra 12% sobre cada pedido efetuado.
  • Mercado Livre: é possível fazer anúncios grátis ou pagos.
  • Solidarium: plataforma exclusiva para artesanato. Ela cobra 10% sobre cada item divulgado.

Vale dizer que também existem sites para vender artesanato no exterior, como o Etsy e o Wish.

Por outro lado, a loja virtual é sua. Ou seja, você consegue deixá-la a cara do seu negócio, personalizada e não precisa lidar com a concorrência diretamente.

Outra vantagem é que não é preciso pagar taxas por cada venda realizada, como ocorre no caso dos marketplaces.

No entanto, as desvantagens da loja virtual é que você precisará pagar taxas de hospedagem da plataforma e, às vezes, um desenvolvedor para criá-la.

Ademais, será necessário investir bastante na divulgação dela para que mais pessoas encontrem a sua loja.

3. Divulgue sua loja virtual

Se depois de conhecer tudo sobre marketplace, o que é e como funciona, você acredita que o melhor lugar para vender artesanato é uma loja virtual, então saiba que é preciso divulgá-la bastante!

Para isso, use as redes sociais, como o Instagram e o WhatsApp, a seu favor. Vale a pena investir em tráfego pago também e, se você tiver um blog, fazer uma boa divulgação por lá.

Tudo isso é importante para que as pessoas possam descobrir a sua loja virtual.

4. Ofereça diversas formas de pagamento

Para não perder vendas, é muito importante que você disponibilize diversas formas de pagamento ao seu cliente, como:

  • Boleto
  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • PIX

Além disso, procure oferecer opções de parcelamento e diversas bandeiras de cartão. Tudo isso contribui para que o seu cliente não abandone o carrinho.

5. Tire boas fotos dos seus artesanatos

Como você estará vendendo pela internet, é essencial investir em boas fotos e de qualidade para chamar a atenção do consumidor.

Assim, além de cuidar da iluminação do ambiente, é muito importante que você concentre-se em criar um cenário favorável. Ele pode ser clean – com um fundo branco – ou fazer alusão ao uso da peça ou à temática que ela representa.

Por exemplo: se você fizer algum artesanato de Natal para vender nessa época, pode criar um cenário natalino, com cores e itens que remetam a essa festividade.

Também é importante que a qualidade da imagem seja boa para que o cliente possa dar zoom e navegar pelos detalhes da foto.

E lembre-se de colocar descrições completas dos artesanatos, incluindo as suas dimensões, para que o possível cliente se sinta seguro em comprar de você.

6. Capriche na embalagem

 como vender artesanato pela internet
Nuvem Shop

Por último no passo a passo de como vender artesanato pela internet não deixe de embalar a sua peça artesanal com uma embalagem bonita, criativa e personalizada.

Essa é uma simples medida, mas que agrega valor ao produto e pode fidelizar o cliente.

Também é importante que a embalagem seja resistente, principalmente se você trabalha com artesanatos delicados. Assim você garante que a peça chegará ao cliente intacta.

Agora que você já sabe como vender artesanato pela internet, não tem por que não faturar muito em 2023, não é mesmo?

Conte-nos nos comentários abaixo o que você achou deste conteúdo e aproveite para entrar para o grupo da Revista Artesanato no Telegram e receber todas as novidades do mundo do artesanato com exclusividade!  

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

3 Comentários
  • Adorei a pågina. Sou artesā nas horas vagas gostei da possibilidade de divulgar os trabalhos. Abraço!

  • Gostei, explica muito bem cada passo para vender pela internet e de uma linguagem simples e fácil entendimento