Pacote de Moldes

6 Dicas e Modelos Para Arrasar no Convite de Casamento



Escolher o convite de casamento não é tarefa fácil. Existem muitos detalhes que devem ser pensados, se você quiser causar aquela boa primeira impressão nos convidados. Por isso, é importante ter certeza quanto à linha visual que se pretende seguir, o tipo de papel, a cor, a caligrafia, o texto e a quantidade de convites que serão impressos, o formato… (ufa!).

Para esclarecer essas e outras dúvidas comuns, separamos dicas valiosíssimas e alguns modelos para ajudar a você nessa decisão. Confira!

Veja também:

Moldes de Feltro

Lembrancinhas de Casamento: 13 Ideias Lindas e Baratas

Decoração de Casamento Simples e Barata

1. Por que criar uma identidade visual para o convite?

Marketing é tudo! Assim, como uma empresa possui uma identidade visual própria, o casamento também precisa ter. Isso porque o convite é apenas a primeira peça gráfica produzida para o evento. Depois dele, ainda são feitos cardápios, displays de mesa, site dos noivos etc.

Por isso, quando for produzir a papelaria da cerimônia, tente seguir a mesma linha de cores, fontes e elementos gráficos, pois passará a sensação de harmonia ao evento.

Aproveitar o estilo do casamento para criar a identidade visual do evento. Por exemplo, um casamento no campo combina perfeitamente com um convite rústico ou ecológico.

2. Qual estilo de convite escolher?

Pacote de Guirlandas em Feltro

O primeiro passo na hora de fazer o convite de casamento é definir o estilo da cerimônia: rústica, clássica ou moderna. A partir daí, fica mais fácil selecionar um modelo de convite que melhor adeque ao perfil dos noivos.

Um casamento mais descontraído, por exemplo, feito no campo ou chácara, pode ter um convite criativo, repleto de detalhes, cores, dobras e um formato diferenciado. Já o casamento clássico, realizado na igreja e com festa noturna, pede um convite refinado, com cores sóbrias e detalhes em prata ou dourado.

3. Tamanho do convite

Essa é uma questão que também gera dúvidas. Muitas noivas ainda se perguntam: existe um tamanho padrão definido? A resposta é não. Assim, como o modelo, o tamanho do convite de casamento vai depender das particularidades e preferências dos noivos.

No entanto, o estilo de cerimônia também pode interferir no tamanho do convite. Uma peça menor, por exemplo, pode transmitir a ideia de informalidade (fora da igreja) ao evento, o que pode ser ideal para casamentos rústicos, feitos no campo, chácara ou na praia.

O contrário também é verdadeiro. Assim, um convite muito grande pode demonstrar algo mais exagerado. Por isso, se você tem dúvidas quanto ao tamanho ideal para o seu convite, o correto é definir o estilo da cerimônia.

Contudo, existem alguns tamanhos que são curingas, como o formato A5 e 18 x 15 cm, que podem ser uados tanto na vertical como na horizontal.

4. Tipo de papel

O tipo de papel vai depender do formato e tamanho do convite. Convites com formatos e tamanhos diferentes exigem um papel de menor gramatura, um 250g, por exemplo. Já um convite maior, a gramatura também deverá ser maior para que a peça fica mais firme e encorpada.

Caso queira algo mais rústico, você também pode criar o seu próprio papel reciclado. Veja o nosso 5 passos simples de como fazer papel reciclado e deixe o casamento com ar de personalizado.

dicas de convite de casamento

Fonte: lancopy

5. A fonte do convite

Você pode até achar bobagem, mas a fonte (letra) que será usada no convite também diz muito sobre os noivos e a cerimônia. E, por isso, deve condizer com o estilo do casamento e dos noivos.

Veja abaixo quais fontes são mais adequadas para cada estilo de cerimônia:

Convite clássico

Esse tipo de casamento pede um convite com fontes mais delicadas e detalhistas para o nome dos noivos e uma fonte mais simples para o restante do texto. Além disso, uma fonte cursiva casa muito bem com esse estilo de convite.

modelos de convite de casamento

Convite moderno

O casamento moderno pede uma fonte bastão para o texto do convite. Já para escrever os nomes dos noivos, pode-se optar por uma fonte criativa (cursiva ou algum modelo diferente) para contrastar.

Convite rústico

Esse tipo de casamento combina com letras vintages e despojadas e tags produzidas especialmente para os noivos. Além disso, é muito comum utilizar um brasão com as iniciais dos noivos em letras chamativas, pois dá um charme especial ao convite.

modelos de convite de casamento

6. Texto para convite

Antigamente, nos convites tradicionais, era de bom tom que os pais convidassem. Essa versão de convite, no entanto, está ultrapassada. Hoje, não existem mais regras definidas quanto a diagramação do convite, o que dá maior liberdade aos noivos para escolher se vão ou não inserir o nome dos pais.

Veja abaixo o que é essencial ter no seu convite e o que é opcional:

Principais:
– quem convida – nome dos noivos;

– data, horário e nome do local (e endereço) do casamento;

– site do casório.

Opcionais:

– nome dos pais;

– frase, poesia, versículo da Bíblia, trecho de música etc.;

– monograma ou outro símbolo.

Modelos de Convites de Casamento

Agora que já demos boas dicas de estilo, tipos de papeis e fontes, vamos aos modelos de convite de casamento para você se inspirar na escolha do seu.

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

modelos de convite de casamento

Aposto que depois de ler esse post, você já sabe exatamente como quer seu convite de casamento, não é? Como você pôde ver, não existe regra ou protocolo à ser seguido, basta seguir seu estilo e usar a criatividade na hora de escolher!

E aí, gostaram das nossas dicas de convite de casamento? Quer deixar sua opinião? Então, escreva um comentário para a gente aqui no site. Ficaremos muito felizes com a sua participação!

Veja também:

Bodas de Casamento – Guia Absolutamente Completo

9 Lembrancinhas de Casamento Simples e Criativas

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

4 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato para Casamentos Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email