Pacote de Moldes

5 Dicas Especiais para a Organização de Armário de Cozinha

Suportes de parede para cozinha

A cozinha é um ambiente de alta rotatividade. Nós acessamos entramos nesse cômodo a todo o momento para guardar ou preparar os nossos alimentos. Por isso é que é tão difícil manter armário de cozinha organizado.

O que podemos fazer é criar uma rotina de arrumação para a nossa casa que envolva diariamente a cozinha. Sobretudo, podemos planejar maneiras de guardar mantimentos, panelas, talheres e outros utensílios de um jeito mais fácil, que seja prático manter no dia-a-dia tudo em ordem.

O que acha? Acompanhe as dicas a seguir para saber como.

Armário de cozinha
Guilherme Torres | Díptico Design de Interiores

Veja também:
22 Ideias Incríveis de Decoração com Reciclagem para Cozinha
Decoração de Cozinha Pequena: Dicas e Modelos para se Inspirar

Moldes de Feltro

#1 Considere o tamanho e peso de cada objeto

Sua cozinha recebeu um projeto de móveis sob medida. Todos os armários e bancadas estão vazias agora, só aguardando você utilizar o espaço. 

Então, chega a vez de guardar todas as coisas de que irá precisar dentro deste cômodo para a realização das suas tarefas como cozinheiro. E como fará isso? De que forma organizará os equipamentos, louças e mais coisas? Bem, essa é a questão.

Saiba que todos os móveis vendidos atualmente no mercado, embora de boa qualidade, devem apresentar limites de resistência. Isso quer dizer que você precisará estudar o que poderá guardar ou não dentro dos armários da sua cozinha.

No geral, panelas podem ser guardadas em estantes altas. Alimentos em despensas especiais. Talheres em balcões. E pratos, copos, xícaras, jarros, potes, bacias e outros itens nessa linha em armários aéreos.

Podem-se projetar armários, nichos, estantes e prateleiras em tamanhos fora do padrão para guardar objetos especiais, como equipamentos elétricos. 

Se preferir, pode colocar as panelas mais pesadas que tiver – como aquele jogo de barro herdado da sua mãe ou avó – sobre um daqueles paneleiros facilmente encontrados em casas de ferragens. Isso evitará possíveis acidentes por excesso de peso dentro dos armários.

#2 Guarde nos armários o que for necessário

Nos últimos tempos, mais do que nunca, aprendemos que boa higiene é uma coisa fundamental. Precisamos nos certificar de sempre estarmos a salvo de qualquer coisa indesejada. 

Pelo bem da nossa saúde, é melhor que todos os itens que colocamos na boca na hora das refeições fiquem, depois de lavados, guardados dentro dos armários da cozinha – ficando, assim, prontos para o uso.

#3 Pendure o que for possível

É interessante que panelas – incluindo frigideiras – também fiquem em nichos fechados – a não ser que a pessoa tenha costume de lavá-las antes de usar. 

Claro que muita coisa pode ser deixada ao alcance das mãos, próximo do fogão, para facilitar a tarefa de cozinhar. Por isso mesmo é que existem tantos suportes especiais para cozinha à venda nas lojas. Mas a atenção com estes itens deve ser permanentemente redobrada.

Em todo caso, a decoração de cozinha pode ganhar muito mais graça com elementos como estes. Há kits variados, próprios para cozinha, voltados a dar apoio ou pendurar todo o tipo de utensílio. 

Têm-se aqueles suportes para xícaras, rolos de papel, vidros de temperos, conchas e escumadeiras. E, como se não bastasse, ainda os imãs de parede para facas de corte.

E não podemos deixar de citar os suportes que foram projetados especialmente para a organização de dentro dos armários da cozinha. 

O principal deles é o divisor de nichos, em vários tamanhos – para dividir alturas dos nichos dos armários. Depois deles, tem ainda os cestos suspensos – próprios para serem pendurados na parte de baixo das prateleiras.

#4 Exponha o que for desejado

Algumas coisas nós até podemos deixar à mostra na decoração da cozinha de propósito – e não só por uma questão funcional, mas estética também. 

É o caso de muitos aparelhos da mesma linha de um determinado fabricante – como torradeira e cafeteira -, com um design diferente, arrojado, e em cores vivas ou detalhes cromados.

Isso é estratégia para expomos nossas riquezas, além de uma tentativa de deixarmos o visual da casa muito mais moderno.

#5 Armazene adequadamente objetos menores, alimentos e temperos

A maior dificuldade da organização de toda casa, principalmente quando se trata da área da cozinha, é com os objetos menores. Saber lidar com eles é mesmo difícil. Acontece que é fácil perdermos eles e difícil de encontrá-los quando realmente precisamos. 

Os talheres, por exemplo, podem ser agrupados em um organizador tipo cesto – para colocar sobre a bancada – ou tipo bandeja – para colocar dentro de uma gaveta.

E sabe quando reclamam que guardamos potes demais? Bem, na verdade, é muito bom ter vários deles, de tamanhos e fechamentos diferentes, na cozinha. 

Devem servir para guardar pequenas amostras de temperos, açúcar, sal, cereais e muito mais. Se quiser, você pode escolher alguns modelos mais sofisticados e deixá-los expostos na decoração com macarrão e cereais ou mesmo pimentas. Fica muito bonito!

Pronto, é só seguir essas dicas para deixar seus armários de cozinha sempre em ordem e também muito bonitos!

Essas 5 dicas especiais para a organização de armário de cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Móveis de Paletes para Cozinha: 33 Ideias + Passo a Passo
12 Ideias Lindas de Artesanato para Cozinha

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Organização Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email