Pacote de Moldes

Qual a Diferença Entre Arte e Artesanato?

Responda se for capaz: “Qual a diferença entre arte e artesanato?”. 

Provavelmente algumas pessoas estranharam essa pergunta, simplesmente por acharem que esses termos se referem à mesma coisa. Você foi uma delas?

Bem, é fato que o artesanato e a arte se convergem em muitos pontos, mas é preciso que você saiba que eles não são a mesma coisa! E atenção: saber isso ou não, pode fazer uma enorme diferença na hora de criar as suas peças.

Por isso, se você é artesão ou pretende ser, é muito importante entender cada um desses conceitos. Descubra tudo isso e muito mais neste conteúdo!

Moldes de Feltro

Veja também
Artesanato para casa: Como Fazer uma Estante de MDF
Artesanato Lucrativo: Lembrancinhas em Feltro 

Qual a diferença entre arte e artesanato?

Conheça as principais características de cada um:

Para começar a entender mais sobre esses termos, é preciso saber, inicialmente, que a arte é um modo de expressão que pode aparecer através de diversos formatos, como: cinema, dança, teatro, pintura, escultura, música, artes plásticas e, inclusive, artesanato. 

Entretanto, embora o artesanato possa estar contido dentro de um universo maior, que é a arte, existem algumas grandes diferenças entre eles, sobretudo no modo de produção e nos objetivos com as criações.

Por isso confira as características que diferenciam um do outro. 

O produtor

Uma das principais diferenças entre ambos os termos está na nomenclatura atribuída ao criador das peças. 

Quem trabalha com artesanato, é chamado de artesão. Já quem trabalha com a arte – que, neste conteúdo, para poder ser comparada diretamente com o artesanato será considerada “artes plásticas” – é chamado de artista.

O processo de produção

Quando um artista cria uma obra, ele procura manifestar e expressar os seus sentimentos e emoções nela, como medo, alegria, tristeza e amor. Já o artesão está mais preocupado com a aplicação de técnicas fundamentais para obter um bom resultado e, consequentemente, boas vendas. 

O objeto

A criação de um artista pode ser uma escultura ou uma tela, por exemplo. Já o produto final de um artesão é, em grande maioria, objetos manufaturados utilitários e/ou decorativos, como: bijuterias, biscuit, crochê, bordados, sabonetes, caixas, patchwork, pinturas, cerâmica, etc. 

A escala de produção

Cada obra de arte é única e, portanto, o artista nunca fará uma igual a outra. Vale ressaltar que não existe uma demanda de uso para que ela seja criada. Já o artesanato possui uma produção manufaturada em larga escala, ou seja, produz-se muitos produtos iguais para serem comercializados. 

Relação com a cultura

Uma obra de arte pode estar relacionada com questões territoriais e culturais, porém diz mais sobre o sentimento do artista, como já falamos anteriormente.

O artesanato, por sua vez, está intrinsecamente vinculado à manifestação cultural de um povo, que pode se expressar na matéria-prima utilizada ou nas características do produto que se dão devido à cultura e/ou ao lugar onde foram produzidos.  

Depois de todas essas informações, com certeza você já sabe qual a diferença entre arte e artesanato, não é verdade? 

Conte aqui nos comentários se você é um artesão ou um artista e deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários logo abaixo.

Veja também
Como usar Artesanato Para Decorar uma Linda Mesa Posta
Artesanato com Reciclagem: Decore seu Jardim com Materiais Reciclados

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email