Pacote de Moldes

Faça você mesmo: Como Fazer Lindos Murais de Fotos e Porta-retratos para usar em decoração

Quando tiramos uma fotografia, temos a chance de obter o registro de um pequeno fragmento de tempo. Muitas vezes fazemos isto para gravar, em imagens impressas ou digitais, alguns dos momentos mais especiais das nossas vidas, juntamente ao lado de amigos e familiares mais queridos. 

E imagens assim podem ajudar a personalizar os ambientes de casa – fazendo parte da decoração de uma sala, por exemplo.

Neste texto, vamos observar como é feita a utilização de murais e porta-retratos na personalização de interiores. Destacamos, inclusive, como você mesmo pode criar algumas destas peças de modo artesanal, bem simples. 

Portanto, não perca as dicas, sugestões e exemplos apresentados a seguir.

Moldes de Feltro

Como usar molduras na decoração 

Molduras podem ser vistas em diferentes objetos de decoração utilizados para ambientar residências. São eles, por exemplo, os espelhos, quadros, pôsteres, relógios, painéis, e também murais de fotografias e porta-retratos.

Desta lista, as peças maiores são sempre a melhor alternativa para cobrir grandes áreas vazias de paredes. Já as peças menores devem ficar expostas sobre superfícies de móveis.

Dicas de murais de fotos e porta-retratos na decoração da sala

Murais é uma forma muito criativa de fazer exposição de fotos. Também podem ajudar a cobrir áreas de parede e, além disso, trechos de móveis – como portas de armários e cabeceiras.

Enquanto isto, os porta-retratos já são vistos como complementos de menor destaque nas decorações. Contudo, eles podem ser as peças certas para acrescentar cor e brilho a uma composição sobre balcões ou mesinhas.

É bastante comum ver porta-retratos em decoração de hall de entrada, dormitório e escritório, mas principalmente em salas de estar – sobretudo salas íntimas. Nesta situação, tais tipos de peças são colocadas sobre rack ou mesinha auxiliar.

Ao lado do sofá, elas combinam ou provocam um destaque visual ao lado de luminárias de mesa, arranjos, castiçais, caixinhas decorativas, pequenas estatuetas e outros objetos.

Realmente, as peças de murais de fotos e porta-retratos que trazem mais sofisticação às decorações são aquelas com moldura em metal, inclusive com acabamento espelhado. Mas existem também lindos modelos feitos de plástico ou montados com filetes de madeira. Agora, além daqueles que encontramos prontos à venda nas lojas, podemos considerar os feitos à mão, de forma artesanal – bem no estilo “DIY” ou “faça você mesmo”

Ideias para a criação de murais de fotos e porta-retratos artesanais

Vamos usar este tópico final do texto para falar sobre diferentes e incríveis modelos de murais de fotos e porta-retratos artesanais. Você mesmo poderá utilizar todas as imagens deste texto como fonte de inspiração para criar as peças que venham a ornamentar a sua própria casa.

Observe principalmente aqueles exemplos que mostram artigos confeccionados com materiais que facilmente poderíamos encontrar descartados no lixo.

Por exemplo, podem-se montar murais utilizando pedaços de tela de galinheiro ou de grade pintada com spray. Também com pedaços de madeira reciclada pintada ou envernizada.

Pedaços de redes de pesca. Tiras de barbante e prendedores de roupa ou grampos de papéis. Tripés de pintura e bastidores – molduras de bordado em tecido. E ainda criar varais com pedaços de gravetos e fitas, e até com cabides de roupas.

Revista Viva Decora

Claro que encontramos ideias para porta-retratos feitos de forma artesanal também. É o caso daqueles recortados em EVA e papelão. E  daqueles com um trabalho externo feito de palitinhos de churrasco pintados de spray, fingindo ser metal.

Todas são peças muito simples e que custam pouco para serem feitas. O mais difícil, neste caso, é fazer bom uso da criatividade e do bom senso.

Se você já tem o seu mural de fotos ou porta-retratos pronto em mãos, chegou a hora de escolher um local para exibi-lo. 

Coloque a peça em um ponto da decoração da sala em que você sempre possa apreciar, principalmente sentado num sofá ou poltrona confortável.

A área de parede sobre o sofá pode parecer um bom local, mas não é, pois você sempre estaria de costas para as imagens. Melhor montar esta galeria numa rota de passagem, que te chame a atenção sempre que se movimentar para o interior do imóvel. 

Mas, em contrapartida, nunca deixe isto voltado para a porta de entrada, revelando para estranhos os momentos mais íntimos de sua família. Assim, você estará reservando só para os mais chegados o privilégio de admirar alguns dos mais preciosos fragmentos de tempo da sua vida.

Estas dicas para fazer porta-retratos foram criadas pela equipe Viva Decora.

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email