Pacote de Moldes

Principais Ferramentas e Materiais para Encadernação Artesanal

materiais e ferramentas básicas encadernação artesanal

clarissamortari.com.br

Hoje vamos mostrar o que é preciso ter em casa para começar a trabalhar com a Encadernação Artesanal. Nesse artigo, fique por dentro das principais ferramentas materiais necessárias para fazer o corte, a costura do miolo e o acabamento das peças. Não perca por nada!

Veja também: Encadernação Artesanal – Guia Absolutamente Completo

Quando nos dispomos a aprender um novo artesanato, a maior dúvida, logo de início, é sobre as ferramentas e materiais necessários para começar a trabalhar, seja na produção de peças artesanais para vender ou mesmo para presentear. E com a Encadernação Artesanal não é diferente.

Saber os principais materiais e ferramentas utilizados nessa e em qualquer outra técnica artesanal é extremamente importante. É através dessas informações que você dar os próximos passos, como procurar saber onde tal item é encontrado mais barato, quanto de tecido, linha ou papel você vai precisar por um certo período de tempo, qual a frequência de compra e reposição de material e muito mais!

Moldes de Feltro

Ferramentas

Abaixo, listamos as principais ferramentas utilizadas na Encadernação Artesanal. Daremos ainda, dicas sensacionais de como substituir algumas ferramentas por objetos que já temos em casa. Essa ajuda é especialmente para quem está começando agora e não deseja comprar tudo logo de início. Confira!

ferramentas básicas encadernação

clubedeartesanato.com.br

Base de corte – É sobre a base de corte que você irá produzir todas as peças, inclusive fazer o corte e a colagem. Essa superfície é super resistente, protege a sua mesa e ainda vem com marcações em centímetros e polegadas, por esses motivos ela é indispensável.

Gabaritos – servem como referência de medidas, substitui a tradicional régua e padroniza o seu trabalho. Essa ferramenta deixa o trabalho mais simples e rápido, e pode ser encontrada nas versões MDF ou acrílico.

gabaritos

bysuzete.wordpress.com

Rolinho de espuma – Essa ferramenta é utilizada para espalhar a cola em superfícies maiores, como em capas de álbuns e caixas de MDF.

Pincel – O pincel, esse utilizado para pintura, na Encadernação serve para espalhar a cola em locais onde o rolinho não é indicado, como em cantinhos, bordas e lombadas.

Conheça agora mesmo os dois cursos de Encadernação Artesanal oferecidos pela Revista Artesanato: Encadernação Artesanal – Kit para Ocasiões Especiais e Encadernação Artesanal – Festas e Eventos. Você vai amar!

Régua – A régua será sua parceira em todos os momentos, é com ela que você vai fazer as medidas, além de servir de guia na hora de fazer alguns cortes com o estilete. Dê preferência para uma de alumínio, que terá a vida útil mais longa.

Dobradeira – Essa ferramenta funciona como uma espátula, serve para vincar e ajuda a dobrar o papel ou o tecido.

Espátula de osso e espátula comum – As espátulas serve para alisar e dobrar tecidos e papéis para forração.

espátula de osso e fio de cabelo

cristinabottallo.art.br

Fio de cabelo – Essa ferramenta serve para fazer os cantos de capas, por exemplo. É feita em acrílico transparente, o que colabora para uma melhor visualização do material no momento do corte.

Estilete/cortador circular – Esse é um dos equipamentos mais utilizados para cortar papéis, pois favorece um corte rápido e preciso.

estilete circular

www.palaciodaarte.com.br

Tesoura – Com essa ferramenta você irá cortar rendas, tecidos e papéis. Se puder, reserve uma tesoura para cada tipo de material.

Agulha grossa – Essa agulha, junto com  o fio, é utilizada para as costuras do miolo.

Agulha curva – É utilizada para facilitar alguns tipos de costuras.

agulha curva para encadernação

pt.aliexpress.com

Agulhão – O agulhão serve para fazer furos em materiais mais firmes, como em couro e alguns papéis de maior gramatura.

agulhão para artesanato

cadernosafetivos.blogspot.com

Furador de papel tipo alicate – Esse furador pode ser utilizado para fazer furos menores, para passar fios e fitas.

Furadores de papel em formatos variados – Esses furadores, muito comuns na arte do scrapbook, podem ser muito úteis para enfeitar a peça, depois de finalizada.

furador de papel flor

pt.aliexpress.com

Substituições

Cortador circular – pode ser substituído por estilete

Gabaritos – podem ser feitos por você com papel Calandrado

Espátula teflon e espátula de osso – podem ser substituídas por boleador para artesanato ou pelo cabo de um garfo

Fio de cabelo – pode ser confeccionado um molde similar em papel Paraná

Espátula – pode ser substituída por um cartão de crédito velho

Materiais

MATERAIS PARA ENCADERNACAO

Confira agora alguns dos materiais mais utilizados na Encadernação Artesanal. Entre eles, estão diversos tipos de papéis, tecidos, fios e adereços decorativos. Saiba tudo!

Tecido de algodão – O tecido de algodão, depois do pepel decorado, é um dos materiais mais utilizados para fazer a forração de capas e caixas cartonadas.

Rendas – As rendas entram em cena para deixar as peças encadernadas com um aspecto romântico, e normalmente é aplicada em cima de um tecido ou de um papel que funciona como fundo.

encadernacao artesanal costura Longstitch 3

Fitas (de organza, de cetim, de tecido) – As fitas podem ser utilizadas para enfeitar o trabalho ou até mesmo para fazer a costura da Encadernação.

Apliques e letras em MDF – Essas peças são ideias para serem coladas nas capas de álbuns e cadernos de assinaturas. Elas podem ser em formato de moldura para nome ou mesmo ser as iniciais dos noivos ou do aniversariante.

Encadernacao costura bradel

Caderno de assinaturas com aplique em MDF e fita de organza

Adesivos de scrapbook – São utilizados como enfeites, decoram e deixam a peça mais caprichada. Esses adesivos são encontrados em formatos de flores, borboletas e muito mais.

Carimbos decorativos – Dão charme à peça, principalmente quando se busca um efeito vintage.

carimbos decorativos

www.artgessosaofrancisco.com.br

Cola branca extra – É a cola utilizada para colar a maioria dos materiais, como tecido, papel e alguns tipos de apliques. Essa cola pode ser utilizada para diversos artesanatos.

Fio encerado – É utilizado para fazer a costura dos cadernos do miolo.

Papel para scrapbook – É encontrado em estampas variadas e lindíssimas. Na Encadernação Artesanal ele é utilizado para forrar e revestir a estrutura de agendas, caixas e álbuns.

encadernacao artesanal costura Longstitch 2

Álbuns revestidos com papéis para scrapbook

Ilhós – São aquelas pecinhas de metal que deixam o espaço dos furos que ficam à mostra com um melhor acabamento. São ótimos para para fazer tags e convites lindíssimos!

Cola tridimensional – É utilizada no momento do acabamento, serve para ressaltar detalhes.

Meia pérolas – É um adereço decorativo indicado para peças que precisam de mais detalhes, como é o caso de peças produzidas para casamentos e ocasiões especiais.

encadernação brochura

Moleskine decorado com meia pérolas

Papel calandrado e papel paraná – Muito utilizados para fazer capas e lombadas.

Papel color plus 180 g , papel antílope, papel opalina, papel pólen – Muito utilizados para fazer contracapas e miolos.

Quer aprender mais sobre o universo da Encadernação?

Aprenda hoje mesmo técnicas de costura e montagem de peças lindas e valorizadas, receba dicas incríveis sobre como comprar material mais barato e como vender seu artesanato. Quer aprender tudo isso?

Então conheça agora mesmo os dois cursos de Encadernação Artesanal oferecidos pela Revista Artesanato: Encadernação Artesanal – Kit para Ocasiões Especiais e Encadernação Artesanal – Festas e Eventos. Você vai amar!

Se gostou desse post, deixe seu recado aqui no final da página.

Um abraço e até a próxima!

Você também vai gostar de:

7 Tipos de Encadernação Artesanal Para Fazer Agora Mesmo

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

19 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Encadernação Artesanal Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]