Conheça o Furoshiki: o Pano Japonês Usado para Embrulhos

Conheça o Furoshiki: o Pano Japonês Usado para Embrulhos

Você já ouviu falar do furoshiki? Não? Pois então você deveria conhecer essa técnica japonesa que tem feito muito sucesso quando o assunto é produzir embrulhos.

Isso, porque além de ser bem econômica, ela garante embalagens totalmente personalizadas que podem ser usadas para embrulhar presentes ou até mesmo itens que você vende para suas clientes.

Por isso, pensando em te apresentar melhor o furoshiki, preparamos este conteúdo especial. Continue nos acompanhando para saber mais sobre essa técnica e aprender a colocá-la em prática. Vamos lá?

Veja também:
Como Fazer Embrulho de Presente Lindo e Simples
Como Fazer Caixa Explosiva para Presentear

O que é o furoshiki?

Como começamos a falar, o furoshiki, que em tradução livre significa “coberta de banho”, é uma técnica japonesa milenar e que tem a finalidade de embrulhar com um tecido objetos que serão transportados.

Ou seja, basicamente a ideia é envolver um determinado item ou pertence com um pedaço de tecido quadrado. Para isso, utiliza-se algumas amarrações.

No entanto, nos últimos tempos, essa arte tem se expandido e sido utilizada em muitos países como uma forma de adotar a sustentabilidade, uma vez que o furoshiki dispensa o uso de sacolas plásticas para carregar objetos.

Além disso, essa técnica permite a produção de embrulhos de presentes elegantes e até mesmo de bolsas super estilosas.

Como fazer o furoshiki?

Fazer o furoshiki é muito fácil! Isso, porque essa técnica exige apenas um único material: qualquer tecido quadrado. É isso mesmo! Nem linha, nem agulha, nem mais nada. Apenas um tecido e as suas mãos!

Vale dizer que o tipo de tecido varia conforme o item que será carregado, principalmente se esse é pesado ou não. No entanto, os tecidos de seda e viscose costumam ser muito utilizados porque garantem caimentos bonitos.

Assim, para produzir o furoshiki, você apenas precisa pegar o tecido quadrado, dobrá-lo e amarrá-lo com nós mágicos. O formato do embrulho é você quem vai moldando e decidindo.

Aprenda no vídeo abaixo como é simples, rápido e prático fazer um furoshiki!

Vantagens de utilizar essa técnica

Como já deu para perceber, quem decide utilizar o furoshiki, seja para embrulhar um presente especial, embalar artesanatos ou carregar alguns pertences, consegue obter muitas vantagens.

A primeira delas é o fato de essa técnica ser sustentável e reciclável. Quando você deixa de utilizar sacolas plásticas ou embrulhos de papel e passa a usar o furoshiki, você consegue ajudar o planeta. Afinal, são gerados e descartados menos lixos.

Mas, existem muitas outras vantagens dessa técnica como: presentear pessoas com embrulhos tão especiais quanto o presente; carregar pertences de uma forma mais elegante e charmosa; e surpreender seus clientes com lindas embalagens artesanais.

E o melhor: você obtém esses benefícios em apenas alguns segundos, já que fazer o furoshiki é rápido e prático.

15 Inspirações de embrulho com o furoshiki

Você pensa que este conteúdo acabou? Ainda não! Agora é hora de conferir lindas inspirações de embrulho com o furoshiki. Assim, você vai analisando e separando aquelas ideias que deseja executar em breve. Vamos lá?

E então, gostou de conhecer o furoshiki? Já sabe qual e quando vai fazer o seu primeiro embrulho? Conte-nos tudo nos comentários abaixo!

Veja também:
Como fazer cartão de aniversário e surpreender
Enfeite lindo de papel para embalar presentes

Revista Artesanato
[Grátis]
[Grátis]