Pacote de Moldes

6 Ideias com Bordado Richelieu Que Você Vai Amar

Você conhece o bordado Richelieu? Esse tipo de bordado é, sem dúvidas, um dos trabalhos manuais mais bonitos e delicados. Comparado com rendas mais finas, o richelieu é uma técnica de bordado aberto, extremamente delicado, por meio da qual se desenha figuras, como flores e folhas, usando-se o ponto casear.

No post de hoje, reunimos algumas ideias lindas de peças ornamentadas com esse tipo de bordado. Confira as fotos e se inspire para fazer em casa!

Veja também:

Pontos de Bordado Livre – Conheça os Principais

Moldes de Feltro

30 Modelos de Centro de Mesa de Crochê

Como fazer bordado richelieu

Normalmente, esse bordado é feito com uma linha branca sobre fundos claros e tecidos leves, como o linho panamá. A técnica tradicional também utiliza a linha perlé, ou dois fios de linha mouliné.

No entanto, o método, que tece espaços vazios do tecido em linha – chamadas brides -, exige dos artesãos mãos firmes e paciência para uma execução perfeita.

Além disso,  por ser um bordado extremamente trabalhoso, as peças podem ser vendidas por um valor bem mais alto. Por isso, se o que você busca é uma alternativa artesanal lucrativa para montar o seu próprio negócio, o bordado richelieu pode ser uma ótima opção. Com a técnica, é possível fazer toalhas, caminhos de mesa, cortinas, roupas, colchas de cama, quadros, entre muitas outras coisas.

Então, para que você conheça um pouco mais dessa técnica, separamos algumas ideias inspiradoras que vai querer copiar e vender. Confira!

1. Capas para almofadas

Quem busca requinte e bom gosto na decoração de casa, a dica é apostar em capas de almofadas bordadas com a técnica de richelieu. As peças ficam lindas e dão ao ambiente um ar mais elegante e sofisticado.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Fonte: pinterest

Fonte: elo7

2. Toalha ou caminho de mesa

Sua cozinha ficará ainda mais bonita com uma tolha ou caminho de mesa com bordado richelieu, que poderá usar tanto em datas especiais como no dia a dia. A sofisticação desse bordado vai impressionar as suas visitas.

Fonte: elo7

Fonte: elo7

Fonte: elo7

Fonte: elo7

3. Enxoval de bebê

Devido à beleza e engenhosidade da técnica, o bordado richelieu é muito utilizado em enxoval para bebê, principalmente, na roupa de cama, pois valoriza a decoração e deixa o quartinho ainda mais delicado e charmoso.

Fonte: pinterest

4. Camisas

Esse tipo de bordado também é uma tendência quando se tratam de roupas femininas, como vestidos, regatas, camisetas e camisas. Por isso, é uma ótima opção para quem quer apostar em um estilo romântico, pois o bordado richelieu deixa as peças delicadas e muito elegantes.

Fonte: pinterest

Fonte: pinterest

Fonte: pinterest

5. Cortinas

Além de ser utilizado em tolhas de mesa, almofadas e roupas, o bordado também pode ser encontrado em diversos modelos de cortinas, seja para sala, quarto ou ambientes em geral. O motivo pode ser atribuído à facilidade de limpá-lo, uma característica marcante do bordado.

Fonte: pinterest

Fonte: pinterest

6. Quadros

Agora, se você está precisando dar um repaginada em algum ambiente da casa, o quadro com bordado richelieu é uma opção interessante, visto que a delicadeza do bordado garante um ar vintage à decoração devida textura do bordado.

Fonte: pinterest

As possibilidades de aplicação do bordado richelieu são gigantes e você pode usá-lo das mais diversas formas, seja na decoração da casa, em peças úteis do dia a dia e também em blusas e vestidos. O segredo é usar a criatividade!

Gostou das ideias? Conta pra gente nos comentários qual chamou mais sua atenção!

Veja também:

7 Tipos de Linha para Bordar – Aprenda Como Usar Cada Uma

Dicas de Bordado: Tudo que Você Precisa Saber Para Não Errar Mais

 

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Bordado Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]