Pacote de Moldes

7 Tipos de Linha para Bordar – Aprenda Como Usar Cada Uma

O bordado é uma técnica artesanal que envolve muitas variações e possibilidades. Existem vários tipos de tecidos, pontos, linhas… E dentre essa diversidade de opções é fundamental fazer as escolhas certas para que o resultado do seu trabalho seja positivo. Para melhor orientá-la, hoje vamos falar sobre 7 tipos de linha para bordar.

Cada linha possui uma composição e suas propriedades específicas permitem um determinado efeito ao bordado. Por isso, saber escolher a linha ideal é essencial para que tudo saia como o esperado.

Se você está iniciando agora e não sabe qual o tipo de linha escolher ou se já é uma veterana, mas ainda sim tem muitas dúvidas, essas dicas irão te ajudar!

Veja também:

Moldes de Feltro

Dicas de Bordado: Tudo que Você Precisa Saber Para Não Errar Mais

70 Gráficos de Ponto Cruz para Baixar Grátis

As linhas ideais para cada tipo de bordado

1. A linha mais comum

A linha mouline se encaixa na maioria dos bordados, por isso é a mais comum. É vendida em meadas, que consiste em 6 fios que podem ser separados e utilizados no seu bordado, ou seja, você poderá usar de 1 a 6 fios, dependendo da técnica e do tecido escolhidos. Só tome cuidado para não criar nós na hora de separá-los. Para ponto cruz, ponto folha, ponto cheio e vagonite, por exemplo, ela é uma excelente opção.

tipo de linha para bordar

Fonte: Sew Guide

2. Linha para bordar com brilho

Pacote de Guirlandas em Feltro

Confeccionada em viscose, a linha raiom também é separável, podendo ser usado de 1 a 4 fios. É um tipo que dá mais cor, brilho e vida ao bordado. Apenas tome cuidado para ela não embaraçar ou desfiar. É perfeita para o bordado livre e ponto cruz.

tipo de linha para bordar

Fonte: Sew Guide

3. Linha para bordado com textura

Encontrada na forma de novelos, a linha perlé contém um único fio levemente torcido, o que garante mais textura ao bordado. Ela é confeccionada em algodão, mas você também poderá encontrá-la em algodão egípcio, que confere mais brilho e maciez ao trabalho. Cai muito bem para o bordado livre, hardanger e ponto rococó.

4. Linha para bordado rústico

A linha torçal é feita a partir da união de dois fios de perlé, bem torcidos. Porém não existem muitas opções de cores e de lojas que a forneça. Por ser mais grossa, é ideal para os bordados rústicos. É uma boa opção para os bordados mexicano ou peruano.

5. Linha para bordado sofisticado

Com uma textura macia e um alto brilho, a linha de seda proporciona ao bordado um aspecto de elegância e requinte.

tipo de linha para bordar

Fonte: AliExpress

6. Linha para bordado em degradê

Um trabalho em degradê tem o seu lugar. Por isso, a linha mesclada proporciona uma mudança gradual de cores, cria um jogo de luzes e sombras e dá profundidade ao bordado. O resultado é fantástico!

7. Linha para bordado metalizado

O brilho das linhas metalizadas é incomparável, mas é necessária muita atenção na hora de bordar, pois ela enrola com muita facilidade. Algumas dicas são: molhar a linha para bordar e utilizá-la apenas em pequenos detalhes, como complemento, e não em todo o bordado.

Existem outras opções de linha para bordar, como a de lã e a de crochê. E além das linhas, você também pode bordar com fitas de cetim para fazer um bordado incrível

Depois de tantas dicas, você já pode começar a fazer o seu bordado sem correr o risco de errar.

Compartilhe conosco a sua experiência, deixe um comentário com suas dúvidas e dicas!

Veja também:

Bordado com Fita – Aprenda a Fazer uma Linda Barra de Toalha

Bastidor Bordado – 11 Ideias e Pontos para Fazer Agora

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Bordado Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]