Pacote de Moldes

4 Ideias diferentes e bem humoradas para usar vaso de parede na decoração

Olhamos para as paredes da nossa casa como se elas fossem telas em branco. Além de poder colori-las com diversas tonalidades ou cobri-las com vários revestimentos, podemos utilizar objetos de decoração para personalizá-las. 

Além dos tradicionais quadros, espelhos e murais, há alternativas. Uma ideia é usar o vaso de parede com plantas para criar uma composição especial, com muita textura e movimento.

Encher uma parede de plantas pode trazer vários benefícios à decoração de interiores – como o controle ambiente da acústica e umidade do ar. 

Mas melhor que isso é podermos testemunhar a evolução da vida, tendo um elemento de ornamentação que emite energia e está sempre em transformação. E os vasos de parede permitem que possamos cultivar essas espécies nas alturas, sem comprometer área de piso ou de bancada.

Moldes de Feltro

O modelo mais comum de vaso de parede à venda nas lojas é aquele feito de cerâmica ou barro. Ele tem um formato de meio cone, confusão na parte de baixo para escoar a água. 

Contudo, ao longo do tempo, os designers se propuseram a desenhar peças diferentes, pensando em criar opções ainda mais bonitas para as decorações. E o bom humor está presente em várias dessas criações, como podemos ver no texto a seguir.

1. Estrutura para Jardim Vertical

O primeiro exemplo que trazemos para esse texto são as estruturas desenhadas especialmente para servirem para montagem de jardim vertical. 

Esse modelo de jardim pode ser criado a partir de um agrupamento de peças de vaso de parede simples, instaladas lado a lado, de modo simétrico ou assimétrico. Mas para não sobrecarregar a estrutura da própria parede por trás, podemos criar uma estrutura independente de madeira.

Essa solução de jardim vertical com vasos presos por ganchos ou apoiados em prateleiras de madeira em painel ripado está super na moda. Mas para quem se preocupa com a praticidade e rapidez dos jardins verticais em casa pode preferir os vasos e estruturas prontas feitas de plástico exclusivo para jardim em parede. A maioria apresenta desenhos arrojados, e servem bem para criar recantos com visual bem moderno.

Independente da escolha, as preocupações com jardim vertical são sempre as mesmas:

  • se a estrutura por trás suporta bem o peso dos vasos, sem correr o risco de ter partes se desfragmentando e cair os vasos;
  • se o local onde os vasos estão instalados apresenta as condições ambientais necessárias para o desenvolvimento das espécies de plantas escolhidas – proteção contra ventos fortes, iluminação solar e umidade do ar;
  • em como fazer a irrigação dos vasos ;
  • e também em como a água dos vasos irá escoar, sem danificar nenhum móvel, revestimento ou outro elemento ao redor (pode-se pensar em instalar um sistema complementar de canalização de coleta que leve a água coletada até o ralo mais próximo).

São opções de madeiras para estruturas de jardim vertical: madeira de demolição ou madeira de reflorestamento (Cedro, Eucalipto, Pinus)

São opções de plantas para jardim vertical dentro de casa: Antúrio, Asplênio, Babosa-de-pau, Bromélia, Columéia-peixinho, Chifre-de-veado, Dedo-de-moça, Dinheiro-em-penca, Flor-de-maio, Peperômia, Ripsális, Renda-portuguesa e Samambaia.

2. Vaso em painel

Se as estruturas prontas para jardim vertical são tão vantajosas, por que apostar nos painéis com vasos, então? 

É porque este modelo de estrutura oferece ainda mais opções de personalização para a decoração do cantinho verde de casa. Por exemplo, através desse sistema, podemos remover um vaso por vez para fazer a manutenção das plantas ou só para mudar mesmo o tipo de vaso e transformar a decoração local.

3. Suporte para vasos

Falando ainda sobre essa questão das alternativas de suporte para vasos de plantas, podemos lembrar-nos de outros modelos. Como dissemos antes, os vasos de parede não precisam ser fixos eles mesmos nas paredes da casa. As imagens a seguir mostram outras ideias bem bacanas, como vasos pendurados em hastes metálicas, vasos dentro de jardineiras e nichos.

4. Design especial

Agora vem a parte mais interessante desse texto, os projetos especiais de vasos e estruturas para vaso de parede. E aqui, nesse caso, vale muito a criatividade. 

Os vasos de parede tipo geométrico, como os hexagonais, estão bastante em alta no momento. E ainda existem outros vários modelos diferentes nas lojas, como os vasos em formas humanas que usam as plantas como se fosse um cabelo saindo da cabeça, bem divertido.

São exemplos de materiais utilizados como matéria-prima para vasos de parede: cerâmica, plástico, cimento, barro, fibra de coco e lata.

Realmente, pode ficar bem bonito! Por que vicie não experimenta em sua casa?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Jardinagem Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email