Pacote de Moldes

Colchas: um Charme na Decoração

Jogo de cama box cinza com amarelo

Sabe aquelas decorações de quarto que vemos em ilustrações de sites e revistas? Sabe o que elas têm em comum? Por que são tão lindas? 

Muito é por conta de como foram arrumadas as camas. Por exemplo, um colchão de cama box, por si só, não parece tão confortável. Mas com um jogo de colchas, travesseiros e almofadas certas, ele fica mais aconchegante.

Veja também:
18 Modelos de Cabeceiras Criativas e Fáceis de Fazer
Como Fazer Colcha de Retalhos em 6 Passos

Qual o modelo de cama certa para seu quarto?

Antes de falar sobre como arrumar a sua cama, vamos falar sobre os diferentes modelos de cama que você poderá utilizar no seu quarto.

Moldes de Feltro

Já pensou em todas as possibilidades que há para a decoração? 

Existem camas tradicionais, com pés, laterais e cabeceira, mais o colchão separado. E existem camas box, sem laterais e cabeceira, apenas com uma base mais colchão – que podem ser conjugadas.

As camas box são a grande sensação do momento. Isto porque o seu preço costuma ser o mais em conta e também porque a sua estrutura é mesmo muito confortável em relação aos modelos de colchões tradicionais. 

Internamente, elas podem vir com molas ensacadas – o que faz melhorar a densidade. E do lado de fora, podem vir com uma camada extra de espuma. Não é perfeito?

Não sabe qual cama escolher para o seu quarto? Pois bem, crianças podem utilizar berços com colchão de 120 por 60 cm ou camas comuns com colchão de 150 por 70 cm. 

Dentre estas camas, existem também as variações, como os berços montessorianos, direto no chão, bicamas, beliches, camas casinhas e muito mais. Agora, para quarto de adulto há mais opções. Veja algumas delas:

Medidas de camas

– solteiro padrão: 188 x 80 cm.

– solteiro king: 188 x 128 cm.

– casal: 188 x 138 cm.

– queen: 198 x 158 cm.

– king: 198 x 186 cm.

– super king: 203 x 193 cm.

Densidades de colchões

– até 50 kg e 150 cm de altura: D23.

– até 70 kg e 160 cm de altura: D26.

– até 80 kg e 170 cm de altura: D28.

– até 90 kg e 180 cm de altura: D31.

– até 100 kg e 190 cm de altura: D33.

– até 150 kg e 200 cm de altura: D40.

Qual jogo de cama utilizar na decoração do quarto?

Você viu no tópico anterior que existem vários modelos diferentes de camas e camas box à venda nas lojas.

Depois de escolher uma cama para o seu quarto, é vez de pensar nos complementos, a começar pelas roupas de cama. Já sabe o que colocar sobre o colchão? 

Podemos fazer uma pequena lista: capa de colchão, lençol de baixo, lençol, cobertor, edredom, colcha, saiote, manta, travesseiros com fronhas, almofadas com capas e mais.

Agora, onde encontrar estas peças? Bem, em hipermercados já encontramos algumas delas. Mas também existem lojas especializadas no ramo, que podem oferecer muito mais opções – sobretudo de maior qualidade. 

Jogo de cama para algumas camas box – como super king – é mais difícil de encontrar. Na hora da compra, verifique o que diz na embalagem. Deve estar escrito para quais medidas de colchão o produto se adequa melhor.

É fundamental saber a altura do seu colchão – e não apenas a sua largura e comprimento. Para cada densidade é uma medida. E isto interfere demais na hora de escolher um jogo de lençóis e colchas. 

Afinal, você não quer que nada saia do lugar ou arranhe no chão, não é mesmo? Isto seria desconfortável como também anti-higiênico.

Quanto às cores e estampas, isto também deve ser observado. Pense na temática da decoração do seu quarto.

Jogo de cama em cor mais neutra, sem estampa ou com estampa em gramatura menor deve impactar menos o visual do ambiente. 

Você pode também brincar com o contraste entre as peças para não pesar o cenário. E se dividir a cama com alguém, não se esqueça de perguntar ao seu parceiro o que lhe agrada.

Como deixar a cama com visual mais confortável?

Já pensou por que achamos as camas de hotéis tão luxuosos e confortáveis? O que será que elas têm de mais? Bem, podemos destacar cinco coisas. 

A primeira dela é a qualidade dos materiais das peças colocadas sobre o colchão. Depois, a higiene das mesmas. Quarto, como elas são esticadas e dobradas sobre o leito. E, quinto, como fica a composição como um todo, incluindo todos os elementos.

Observe atentamente as imagens deste texto. Veja como a simples arrumação de uma cama faz toda a decoração de um quarto parecer mais bonita e sofisticada. 

Perceba que as coisas não foram jogadas de qualquer modo no cenário. Elas realmente parecem ter sido planejadas – desde as cores, texturas e posicionamentos. É como um convite ao relaxamento.

É exatamente esta a sensação que você precisa alcançar com a decoração do seu quarto. Você pode montar uma composição que dê a ideia de praticidade – perfeito para quem tem uma rotina agitada.

Ou pode passar uma ideia de romantismo, com elementos mais delicados. Também de limpeza, tranquilidade e suavidade – com tecidos em cores bem claras.

São muitos detalhes a serem acertados. Primeiro falamos das cores e estampas. Neste quesito, tenha cuidado para não exagerar nos detalhes ou deixar o ambiente monótono demais. 

Depois, tem a questão do tecido. As peças em algodão são a de matéria prima mais barata, mas que pode oferecer uma sensação super agradável. Quer mais conforto? Invista em itens de seda ou poliéster, com fios macios – 150 fios a mais.

Gostou dessas colchas e jogos de cama? Por que não incluir um modelo como esses em seu quarto? 

Essas dicas de decoração de quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Como Personalizar a Decoração do Quarto Usando Colchas Artesanais
Artesanato com Retalhos: 28 Ideias de Colchas Lindas para Sua Cama

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Parceiros Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email