Pacote de Moldes

Aprenda Como Escolher a Melhor Linha para Amigurumi



Se você gosta de crochê, já deve ter ouvido falar dos amigurumis, técnica oriental para confeccionar “bichinhos de pelúcia” com pontos de crochê. Os amigurumis caíram no gosto dos brasileiros e viraram febre no país, principalmente entre os artesãos.

Além de serem muito fofos, os amigurumis têm um excelente custo x benefício e são uma ótima opção de artesanato para vender. Então, se você quer embarcar na onda e aprender como fazer amigurumi, é importante conhecer também os tipos de fios que existem no mercado e como a espessura da linha interfere no tamanho final do bichinho.

Por isso, o post de hoje é para ajudar você a escolher melhor a linha para amigurumi. Confira!

Veja também:

Moldes de Feltro

Como Fazer Amigurumi – Aprenda essa Arte que é um Sucesso

Aprenda Como Ler Receitas de Amigurumi

Aprenda como escolher a melhor linha para amigurumi

Essa é uma das perguntas mais comuns entre aqueles que querem começar a fazer essa arte. Com a enorme variedade de cores, texturas e marcas que o mercado disponibiliza hoje, é normal que quem esteja começando fique em dúvida. Contudo, a resposta é: não existe uma linha para amigurumi.

Na verdade, uma das coisas mais importantes que interferem no resultado final do seu trabalho é a espessura da linha. Isso porque, quanto mais fina a linha, menor e mais delicado será o resultado e, consequentemente, quanto mais espessa, maior será o seu bichinho.

Ainda em relação a linha, existe uma preferência geral pela linha de algodão mercerizado, porque ela deixa o acabamento mais bonito e brilhante. No entanto, há quem opte pelo fio barbante, por ser mais grosso e fazer o trabalho render. Além do mais, esse fio também é o mais recomendado para quem está começando agora.

Tipos de linhas para amigurumi

Linhas finas 

Características: esse tipo de linha deixa o trabalho mais delicado, sendo indicada para a confecção de mini amigurumis. As linhas de algodão mercerizado são muito macias e brilhantes, deixando o acabamento dos amigurumis mais bonito.

linha para amigurumi
Pacote de Guirlandas em Feltro

Fonte: pinterest

Linhas médias

Características: como essa linha é mais grossa do que as anteriores, os amigurumis ficam menos delicados, visto que os pontos são maiores e mais visíveis. Assim como as anteriores, as linhas de algodão deixam o trabalho macio ao toque e com aspecto brilhante bonito.

Linha grossa

Características: linha ainda mais grossa e, por isso, resulta em bonequinhos de amigurumis bem maiores e encorpados. Como são de algodão mercerizado, deixam o trabalho maio, fofo e com acabamento brilhante.

linha para amigurumi

Fonte: pinterest

Tipos de linha para amigurumi

Como escolher a agulha de crochê para fazer amigurumi?

Apesar de ser feito para a mesma finalidade, o formato, assim como o material das agulhas de crochê, varia de marca para marca. Hoje, é possível encontrar agulhas com pontas mais finas ou arredondadas, assim como agulhas feitas de alumínio, plástico, bambu e aço. Mas, em geral, não existe uma agulha mais adequada para o amigurumi. A escolha da agulha é uma questão de preferência pessoal.

Lógico que, existem algumas questões que contribuem para a escolha da agulha, como, por exemplo, a estrutura do ponto. Isso porque, as agulhas de alumínio permitem fazer um ponto mais apertado, ao contrário das agulhas de plástico, que deixam o ponto bem estridente.

Já o tamanho da agulha vai depender do tipo e espessura do fio que for usar no trabalho. Essas informações, normalmente, são descriminadas na embalagem de cada linha. Entretanto, é importante lembrar que fios mais finos pedem agulhas mais finas e vice-versa.

linha para amigurumi

Fonte: pinterest

E aí, deu pra aprender um pouco mais sobre linhas para amigurumi? Como você pôde ver, a escolha da linha é bem particular e depende muito do acabamento desejado para cada pecinha. Sempre que tiver dúvidas, volte à esse post e assista ao vídeo novamente.

Tem alguma dúvida sobre amigurumi? Deixe um comentário pra gente. Ficaremos felizes em responder!

Veja também:

19 Chaveiros de Crochê para Fazer e Vender

11 Ideias Lindas Para Usar Crochê Na Decoração Da Sua Casa

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido








Amigurumi Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email