Pacote de Moldes

Como Fazer Amigurumi – Aprenda essa Arte que é um Sucesso

Provavelmente você já viu por aí os pequenos bonequinhos de crochê que são uma febre na decoração infantil, e até mesmo entre os adultos. O nome dessas fofuras é amigurumi, que em japonês significa basicamente bichinhos de crochê.

Os amigurumis são como peças de feltro ou pelúcia, revestidas por uma manta de crochê feita à mão. À primeira vista pode parecer um trabalho complicado, mas como tudo na vida, basta um pouquinho de persistência e muita prática para alcançar a perfeição.

Se você já tem alguma experiência com crochê ou tricô, com certeza vai ter mais facilidade para fazer os bichinhos. Nesse post, vamos solucionar todas as dúvidas e te ensinar como fazer amigurumi. Ainda fizemos uma seleção com os bichinhos mais fofos para te inspirar nas criações. Vamos lá?

Veja também:

Moldes de Feltro

Aprenda Como Ler Receitas de Amigurumi

Flor de Crochê: Modelos, Gráficos e Passo a Passo

Como fazer amigurumi – Tudo que você precisa saber!

Antes de começar a falar sobre as técnicas e materiais necessários para fazer amigurumi, você precisa saber que suas primeiras pecinhas provavelmente não vão sair muito bem como o desejado. É natural que nas primeiras vezes você se perca nos pontinhos e o boneco fique um pouquinho torto.

Mas não se desespere! Isso é bem comum, principalmente quando o assunto é crochê, não é? Com o tempo você vai ficar cada vez mais habilidosa e rápida com as agulhas. E com certeza não vai se arrepender, afinal, os amigurumis são peças lindas que podem te render uma bela graninha no final do mês.

como fazer amigurumi

Fonte: airadesign

Como fazer amigurumi

Para começar a aprender a arte do amigurumi, vamos começar pelo ponto base da maioria das peças. Pegue papel e caneta para anotar todas dicas que vamos dar a seguir!

Pontos de crochê

O ponto de crochê mais comum para fazer amigurumi é o ponto correntinha. Se você já fez crochê alguma vez na vida, sabe que esse é um dos pontos mais simples de se fazer. Ele é como uma trancinha de cabelo, e é um ponto ideal para iniciantes.

Na hora de fazer as correntes, você pode escolher usar o ponto mais aberto ou mais fechadinho. Tudo isso vai depender do tamanho da agulha e também da espessura da linha, mas vamos falar disso daqui a pouco.

Agora você vai aprender passo a passo como fazer o ponto correntinha. Pegue uma linha ou lã que tiver sobrando por aí e faça o teste junto com a gente. Se errar, desfaça o ponto e comece de novo.

Como fazer ponto corrente (correntinha) para amigurumi

1. Estique a ponta da linha e faça uma volta.

2. Depois, passe dois dedos por dentro da voltinha e puxe a linha, criando um nó.

3. Encaixe a agulha dentro da voltinha e puxe a linha até que o nó fique rente à agulha, como mostra a foto.

Agora vamos iniciar o ponto. Para começar, segure a ponta solta da linha por dentro da sua mão, e com a outra mão vá fazendo os movimentos com a agulha.

4. Posicione o ganchinho da agulha de frente pra você e segure a linha entre os dedos, como mostra a foto. Passe a agulha por baixo e lace a linha puxando para dentro do nó.

5. O ponto corrente segue assim. Você laça a linha por baixo e puxa para dentro do nó, e assim por diante.

Fonte: twobee

Simples, não é? Esse é o ponto mais básico para fazer qualquer amigurumi. Quanto mais você treinar, mais fluido o seu ponto corrente vai ficar. Com o tempo você vai ver que já quase não erra mais e o processo vai ficar muito mais rápido.

Agora que você já sabe como fazer a correntinha de crochê, o próximo passo é aprender como fazer uma bolinha com o ponto corrente. O formato do amigurumi já é naturalmente arredondado, por isso, esse passo a passo é essencial para começar.

Dica: Não tente começar direto fazendo a bolinha! Treine bastante o seu ponto correntinha, e só quando sentir que está indo bem, comece a fazer a esfera. 

Materiais básicos

Linhas

A escolha da linha é sem dúvidas a etapa mais importante antes de começar os pontos do amigurumi. No começo, quando você ainda não tem tanta experiência, o ideal é escolher uma linha mais grossa. Como os pontos são pequenos, é legal que você consiga enxergar todo o trabalho. A linha mais grossa vai facilitar esse processo e também os movimentos da mão na hora de fazer o crochê.

Outra dica legal é investir nas linhas claras para as primeiras peças. Isso porque com a linha mais clara, fica mais fácil contar os pontos, casa e fileiras que você já fez, evitando se perder no meio do processo.

Sempre escolha linhas 100% algodão, como a linha Duna, que tem uma espessura média ideal para começar.

Agulhas

Normalmente o próprio pacote de linha indica o tamanho ideal de agulha para o trabalho, mas essa indicação não precisa ser seguida à risca. Antes de qualquer coisa, escolha uma agulha que fique confortável na sua mão. Afinal, o trabalho em crochê demanda inúmeros pontinhos e uma agulha ruim pode machucar seus dedos.

Para pessoas com tendinite é indicado usar agulhas de metal com o cabo revestido em borracha ou plástico. Além de dar muito mais conforto para os dedos, o cabo vai facilitar a pegada e agilizar o processo.

Outra coisa muito importante que você precisa saber antes de comprar uma agulha é que o tamanho dela e a espessura da linha determinam o tamanho da peça. A linha mais grossa deixa a peça mais volumosa por si só, e com a ajuda de uma agulha grande, cria espaços maiores entre os pontos. Já a agulha menor, deixa os pontos mais juntinhos.

Veja abaixo duas bolinhas feitas com o mesmo número de pontos. A bolinha maior, na cor roxa, foi feita com a linha duna e agulha de 2,5mm. Já na bolinha amarela foi usada a linhas anne, que é bem mais fina, com a agulha de 1,5mm.

pontos de crochê para amigurumi

Fonte: twobee

Para começar, o tamanho ideal é 2,5mm. Mas se possível, tenha duas agulhas de tamanhos opostos em casa. Isso vai te dar mais possibilidades na hora de criar.

Enchimentos

Os bichinhos de crochê precisam ser preenchidos com um material bem leve e fofinho. A maioria dos artesãos prefere usar a fibra siliconada, que é um material barato. A fibra siliconada é muito usada para encher almofadas e principalmente no artesanato em feltro.

No mercado você também encontra também a fibra seca. É fácil notar a diferença entre as duas já no toque. A siliconada é o que chamamos de fibra 100% virgem. Ela é mais soltinha e muito mais macia que a seca. A fibra de silicone vai deixar o seu amigurumi muito mais fofinho.

Além do enchimento em fibra, você pode usar a própria lã para preencher seus bichinhos. Sabe aqueles pedacinhos e pontinhas que vão sobrando durante o trabalho? Vá guardando todos eles num potinho e, com o tempo, você vai ter lã suficiente para encher um amigurumi inteiro.

Detalhes e olhinhos

Na hora de enfeitar seus bichinhos ou criar os olhinhos para seus amigurumis, você pode viajar nas opções. Os mais comuns são os olhinhos muito usados para as bonecas em feltro, que são meia pérolas pretas com a base reta. Para aplicar na peça de crochê você pode usar cola universal para artesanato.  Você encontra essas bolinhas pretas de vários tamanhos em qualquer armarinho.

Existem também os olhos com pino de segurança, que são aquelas bolinhas pretas com uma pequena pontinha que lembra um parafuso. Ao contrário da meia pérola, você não precisa colar por cima do crochê, e sim “atarrachar” o cabinho para dentro do enchimento, e encaixar numa porquinha de plástico que já vem com os olhos. Se estiver fazendo um bichinho para um bebê ou criança, essa é a melhor opção porque os olhos ficam bem fixos na peça e não corre o risco dela conseguir tirar.

Você pode usar também as clássicas miçangas, pode pregar botões e também pode criar os olhinhos com retalhos de feltro. Basta cortar as bolinhas nas cores e tamanhos que preferir, e fixar com cola universal.

Como usar amigurumi na decoração

Os amigurumis podem ter a utilidade que você quiser. Normalmente vemos os bichinhos de crochê como peças individuais na decoração de quartinho das crianças, geralmente em prateleiras, dentro de nichos ou ao lado do berço, mas eles podem ser brinquedos, móbiles, guirlandas e também ficam uma graça na decoração de festas. Basta deixar a imaginação voar.

Para te inspirar na hora de dar utilidade para seus amigurumis, criamos uma lista de fotos das mais diversas funções que essa arte pode ter. Se inspire!

Decoração de quarto infantil com amigurumi

Amigurumi e decoração é definitivamente um casamento perfeito. As peças em crochê tem toda uma delicadeza que deixam o quarto com uma decoração leve e graciosa, ideal para os bebês. Além dos bonequinhos que podem decorar a cama, berço ou prateleiras, também é possível usar o amigurumi para ornamentar outros itens decorativos. Veja algumas ideias.

1. Quadrinhos decorativos

como fazer amigurumi

Fonte: pinterest

2. Guirlandas

como fazer amigurumi guirlanda

Fonte: pinterest

Fonte: pinterest

3. Móbiles

móbile de amigurumi

Fonte: pinterest

Fonte: etsy

4. Enfeites de porta

como fazer amigurumi

Fonte: pinterest

5. Decoração de parede

como fazer amigurumi

Fonte: pinterest

6. Bastidor

como fazer amigurumi

Fonte: pinterest

7. Enfeite para cortina

como fazer amigurumi

Fonte: pinterest

Decoração de natal com amigurumi

O crochê tem tudo a ver com o natal, não é? As pecinhas tricotadas são um charme e transmitem uma sensação de conforto que combinam muito com essa época do ano.

8. Mini árvores de Natal

amigurumi enfeite de natal

Fonte: elo7

9. Presépio de amigurumi

amigurumi enfeite de natal

Fonte: blogdadmc

10. Enfeites para árvore de natal

amigurumi enfeite de natal

Fonte: elo7

amigurumi enfeite de natal

Fonte: pupila

amigurumi enfeite de natal

Fonte: belimach

11. Guirlandas de Natal

amigurumi enfeite de natal

Fonte: elo7

Personagens de amigurumi para decoração ou brinquedos

Assim como os personagens em feltro, os amigurumis estão fazendo muito sucesso. E se engana quem pensa que essas fofuras são exclusividades das crianças. Os adultos também adoram colecionar amigurumis de personagens de filmes e desenhos.

12. Princesas

amigurumi princesas

Fonte: animore

13. Super-heróis

14. Pokémon

amigurumi pokemon

15. Star Wars

Fonte: pinterest

Chaveiros de amigurumi

Os chaveiros feitos em crochê são, sem dúvidas, o melhor caminho para quem está começando. Além de serem pecinhas pequenas e mais fáceis de serem feitas, eles são ótimos para vender.

16. Sorvete de crochê

chaveiro amigurumi crochê

Fonte: pinterest

17. Mickey e Minnie

chaveiro amigurumi crochê

Fonte: pinterest

Cactos

Outra combinação perfeita: amigurumis e cactos. Esse tipo de planta já é uma sensação na decoração. É muito comum ver almofadas, camisas, quadros e peças de feltro com esse tema. E com o crochê não poderia ser diferente. Os cactos de amigurumi são usados para decorar e também são ótimos como agulheiros.

18. Cactos de amigurumi

Fonte: pinterest

Fonte: etsy

Bonecas de amigurumi

Não importa qual for o material, as bonecas são sempre as mais procuradas. Feitas de crochê, os amigurumis de bonecas tem toda a delicadeza que é irresistível para qualquer cliente. Além de ficarem lindas na decoração, elas também podem ser brinquedos para as crianças.

19.  Boneca Porta-treco

como fazer amigurumi

20. Boneca africana

21. Bailarina

como fazer amigurumi bailarina

22. Bebê de amigurumi

23. Boneca com cabelo de lã

como fazer amigurumi

24. Noivos

como fazer amigurumi

Fonte: todabeleza

Porta retratos

Os porta retratos de amigurimi são um mundo de possibilidades. Você pode simplesmente enfeitar uma peça já pronta com bichinhos, flores, etc, ou criar um porta retrato todo feito em crochê. Esse é um mimo excelente para vender e presentear.

25. Porta retrato de bichinhos

como fazer amigurumi

Fonte: pinterest

26. Porta retrato de personagens

Fonte: elo7

Bichinhos de amigurumi

Os bichinhos são peças chaves para todo artesão. Seja para quem trabalha com feltro, tecido ou crochê, é sempre interessante ter vários moldes ou receita prontinhos para serem feitos. Por isso, os amigurumis de animais são tão famosos.

Além de ter uma infinidade de bichos e modelos, eles ficam lindos em qualquer tipo de decoração e podem substituir com muito mais personalidade os bichinhos de pelúcia, não é mesmo?

27. Ursinhos

28. Unicórnio de amigurumi

como fazer amigurumi

Fonte: mlstatic

29. Raposa

Fonte: ipinimg

30. Porquinho de amigurumi

31. Leão

32. Hipopótamo

como fazer amigurumi

Fonte: shopify

33. Girafa

34. Peixes e animais do fundo do mar

Fonte: pinterest

35. Elefante de amigurumi

como fazer amigurumi

Fonte: pinterest

36. Dinossauro

Fonte: pinterest

37. Cavalinho

como fazer amigurumi

Fonte: pinterest

38. Macaco de amigurumi

como fazer amigurumi

Fonte: ipinimg

Decoração para festa com amigurumi

Sim! É possível decorar uma festa com amigurumi. As peças em crochê vão dar um ar vintage e delicado para a decoração. Como as peças costumam ser pequenas e delicadas, é ideal dar bastante destaque para elas. Veja as fotos e se inspire!

39. Decoração de unicórnio

como fazer amigurumi

Fonte: fazdeconta

40. Docinhos de amigurimi

amigurumi decoração de festas

Fonte: elo7

41. Amigurumis tema safari

É impossível não se apaixonar por essa arte de criar bichinhos com crochê, não é? É por isso que esse artesanato faz tanto sucesso por aí. E agora que você aprendeu um pouco sobre como fazer amigurumi, só falta colocar a mão na massa. Escolha um modelo bem simples e comece já a praticar os pontinhos!

Você já conhecia o amigurumi? Gostou de aprender um pouco mais? Deixe um comentário pra gente contando o que achou e quais são suas dúvidas!

Veja também:

30 Modelos de Centro de Mesa de Crochê

Tapetes de Crochê – Guia Absolutamente Completo

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Riscos Para Pintura em Tecido








Amigurumi Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email