Massa de EVA: O que é e Como Fazer em Casa

Massa de EVA: O que é e Como Fazer em Casa

Se você gosta de decorar festas e dar lembrancinhas, então precisa conhecer logo a nova tendência do artesanato: a massa de EVA.

É isso mesmo! Esse material emborrachado, que sempre foi muito utilizado para produzir peças de artesanato devido à sua versatilidade e preço, agora virou sensação também como massinhas, que podem ser utilizadas para produzir as mais diversas peças.

Por isso, saiba que essa pode ser uma alternativa mais econômica para substituir o biscuit em algumas situações. Demais, não é?

Então, para que você possa conhecer mais sobre esse material, preparamos este conteúdo. Ele vai te ensinar como fazer a sua própria massa de EVA, além de mostrar muitas peças feitas com essa técnica para te inspirar. Confira!

Veja também
Artesanato com EVA: Moldes Maravilhosos para Baixar
21 Ideias de Lembrancinhas de Natal em EVA Fáceis de Fazer

O que é massa de EVA?

A massinha de EVA é um material macio, flexível, fácil de dobrar, de abrir e moldar. Ela é muito versátil e perfeita para confeccionar lembrancinhas e objetos decorativos.

Além disso, a massa de EVA pode ser utilizada para fazer slimes com as crianças e, assim, deixar as férias muito mais divertidas.

Vale dizer também que esse material é muito leve e, quando está úmido, sua textura é exatamente como a de uma massinha. Já quando está mais seco, tem uma textura de espuma, como o EVA tradicional. Mas existe, ainda, a massa de EVA em flocos, que é mais porosa e possui bolinhas em relevo.

Como adquirir a massa de EVA?

Se você achou interessante a proposta desse material, então provavelmente quer saber como adquirir a massa de EVA, não é mesmo?

Pois, então, saiba que ela pode ser adquirida em diversas cores nas lojas de artesanato com o nome de “massa de EVA” ou “pasta de EVA”.

No entanto, você mesmo pode produzir a sua própria massa de EVA ao invés de comprar. Assim, ela fica 100% artesanal. A seguir você aprende como fazer uma.

Como fazer massa de EVA: passo a passo + dicas

Para te ajudar a fazer a massa de EVA, retiramos um passo a passo do Canal Novo Rosa. Para acompanhá-lo, você vai precisar de:

  • Glicerina bidestilada
  • Corante para artesanato na cor que você quiser
  • Álcool em gel
  • Condicionador
  • Cola branca
  • Amido de milho

1. Em uma vasilha, adicione um pouco de glicerina bidestilada e algumas gotas do corante escolhido. A quantidade de gotas dependerá da cor que você deseja que a sua massinha tenha. Quanto mais forte a tonalidade, mais gotas será necessário.

2. Em seguida, com uma colher, misture bem as substâncias. 

3. Adicione um pouco de álcool em gel na mistura e mexa bem.

4. Na sequência, adicione uma colher de sopa de condicionador para dar elasticidade à massinha e uma colher de cola branca. Misture bem.

5. Por fim, adicione o amido de milho aos poucos e vá misturando até obter uma consistência. Comece misturando com a colher e, depois que perceber que ela já começou a pegar o ponto, então use as mãos.

Depois que você sentir que chegou ao ponto de uma massinha, então saiba que a sua massa de EVA está pronta para ser usada!

Vale dizer que, para que ela não resseque, você deve armazená-la dentro de um plástico e retirar somente a quantidade que precisa para fazer o seu trabalho.

Uma outra dica na hora de produzir a sua peça é que a massa de EVA, tanto a comprada como a que você faz em casa, seca completamente após três dias. Portanto, se você for pintar ou personalizar de outra forma o artesanato, aguarde esse período.

18 Inspirações de artesanato para fazer com massa de EVA

Agora é hora de conferir ideias de artesanatos que podem ser feitos com a massa de EVA que você acabou de produzir.

Lembrancinhas

Objetos decorativos

Bolos e doces fake

Viu como a massa de EVA é realmente incrível e promete artesanatos maravilhosos? Agora basta fazer a sua e começar a modelar! Não se esqueça de deixar nos comentários suas dúvidas e sugestões.

Veja também
32 Modelos de Tiaras de EVA para Arrasar no Carnaval
Aprenda a Fazer 9 Lindas Ponteiras de Lápis em EVA: Moldes para Baixar

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

1 Comentário
[Grátis]
[Grátis]