Pacote de Moldes

Papietagem: Guia Completo para Iniciantes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você conhece a papietagem? Estamos falando de uma técnica feita com recursos simples e com possibilidades muito legais.

Já foi e ainda é muito utilizada no teatro para a produção de objetos para os cenários, bonecos e outros objetos em cena, até máscaras. Ou seja, é uma ótima maneira de enfeitar ambientes também.

PUBLICIDADE

Além de exigir ingredientes super básicos você também não precisa se preocupar em ter experiência, afinal é algo bem tranquilo de aprender.

Por isso, mesmo se você já conhece ou se esse for seu primeiro contato, montamos um guia te contando mais sobre esta técnica. Aqui você saberá mais sobre ela em si, mas também sobre os materiais e um passo a passo.

Claro, também reservamos alguns modelos para inspirar suas mãos a se engajarem neste artesanato!

Veja também:
39 Brinquedos com Rolo de Papel Higiênico para Fazer em Casa
Artesanato com Papelão: Como Fazer um Organizador de Mesa Prático

O que é a Papietagem?

A papietagem consiste, basicamente, em colar papéis em camadas. Diferente do papel machê, que além de papéis e cola também utiliza gesso, a papietagem é mais simples e dispenssa oo uso do gesso.

Você pode usar:

  • Revistas
  • Jornais
  • Papéis coloridos
  • Folha de caderno

Literalmente qualquer papel que esteja sobrando pode ser usado nesta técnica. Assim como a cola branca básica também será o suficiente. Quanto aos outros ingredientes, você precisará de:

  • Cola
  • Água
  • Molde ou base

Misture a cola e a água na mesma proporção. O molde ou a base é o que você pretende cobrir com as camadas de papel

Como você percebeu os materiais são super simples de conseguir. Só é importante ter em mente o mais adequado para cada peça. Use papéis mais finos em peças mais delicadas e papéis grossos naquelas que precisam de maior resistência e robustez.

Outro detalhe importante: rasgue os papéis ao invés de cortar. Desse modo a fibra será desfeita enquanto o corte da tesoura dará textura às camadas. Ou seja, o papel rasgado deixa as camadas mais uniformes e amoldadas.

Daremos outras dicas no passo a passo a seguir.

Passo a passo para iniciantes

Neste passo a passo vamos ensinar como fazer vasos decorativos super bonitos com papietagem. Dois balões serão utilizados, um no formado oval e o outro você precisará de pressionar o centro até chegar do outro lado. Desse modo, você amarrará as duas extremidades com um barbante. O formato resultante parecerá uma rosquinha.

Home Talk
Home Talk

Em seguida, passe a mistura de cola e água sobre o balão e vá aplicando as tiras de jornal até que os balões estejam completamente cobertos.

Home Talk

Neste caso foram aplicadas sete camadas de diferentes papéis, esperando secar entre elas, de modo que resulte numa robustez maior.

Home Talk
Home Talk

Após todas as camadas serem aplicadas e secarem, estoure os balões.

Home Talk

O próximo passo é centralizar um rolo de papelão (esses de papel toalha), na parte central do balão e cortar cuidadosamente a abertura do tamanho necessário. Em seguida cole o rolo com o auxílio de fita adesiva. Repita o processo de papietagem no rolo também, como fizera antes com os balões.

Home Talk
Home Talk

No balão oval deixe o pedaço do rolo um pouco menor para o pescoço do vaso.

Home Talk

Adicione barbante à borda para formar um lábio.

Home Talk

Pinte ambos com primer banco e aguarde a secagem. Você pode lixar o acabamento, mas não necessariamente conseguirá uma textura lisa. Também pode aplicar um papel fino e delicado com o auxílio de um pincel umedecido.

Home Talk
Home Talk
Home Talk

Prontinho! Sua primeira decoração em papietagem está pronta! Agora dê uma olhadinha em outros modelos e peças para te inspirar a produzir ainda mais com esta técnica.

Etsy
Gloucestershire Resource Centre
Knock Off Decor
Flickr
Next
Flickr
Etsy
The Little Red House
Ultimate Paper Mache
Grim Hollow Haunt

Gostou de conhecer um pouco mais sobre papietagem? Conte pra gente nos comentários suas dúvidas e quais peças você pretende produzir com esta técnica super simples e incrível!

Veja também:
Como Fazer um Porta Retrato de Papelão: Passo a Passo Completo

15 Brinquedos de Papel Para Fazer nas Férias

PUBLICIDADE

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato com Papel Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email