Pacote de Moldes

As Passadeiras Jamais Saíram de Moda. Que Tal Usar no Quarto de Casal?

Num passado distante, as opções de revestimentos eram mais limitadas. Porém, após a Revolução Industrial, esse quadro mudou. Passou-se a fabricar novos materiais, como as forrações sintéticas de piso.

Assim, por várias décadas, os decoradores optaram por usar carpete em quase todos os ambientes da casa, da sala de estar ao quarto do casal. Depois, viram que era melhor investir nos tapetes. Mas, será que eles estavam certos?

Urbano Studio | Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Veja também:
Tapete de Retalho de Malha: 40 Modelos Lindos + Passo a Passo
Como Fazer Tapete de Fio de Malha: Passo a Passo Fácil + 36 Fotos

Por que investir em tapetes para cobertura de piso?

É bem melhor ter pisos residenciais livres de ácaros. Certos revestimentos também acumulam poeira. Estas são coisas extremamente prejudiciais à saúde humana.

Moldes de Feltro

São só algumas das razões que fazem arquitetos e designers desistirem de utilizar carpete nas decorações das residências. Mas, isso não impede que eles busquem alternativas de deixar os ambientes mais confortáveis.

Eduardo Raimondi | Fotografia de Arquitetura

Os tapetes podem ser a resposta que muitos procuravam para dar aquele toque de cor, de textura e de calor aos cômodos da casa.

Durante o inverno, principalmente, em certas regiões do Brasil, o frio é tão intenso que é impossível ficar com os pés sobre o chão sem a proteção de um tapete. Sente-se uma dor desconfortável no corpo – algo que, infelizmente, costuma evoluir para uma gripe -, um mal que pode ser evitado com bom uso de tapetes.

Patricia Martinez

Mas, peças assim não servem apenas como proteção para a saúde humana. Os tapetes também são utilizados por arquitetos e designers para enriquecer propostas de decoração. Em alguns casos, preenchem-se áreas vazias, sem vida.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Destaca-se o sentido pretendido para a circulação de pessoas, destacando áreas, ressaltando detalhes importantes no layout dos cômodos. Ou seja, tem um propósito estético estratégico!

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes| Angela Pinho Arquitetura

Como harmonizar tapetes com propostas de decoração de interiores?

O que é arte? Arquitetura e design de interiores são arte. Peças resultantes de técnicas artesanais também é arte.

Diz-se que os tapetes produzidos especialmente para a decoração de ambientes – feitos à mão ou em fábricas – também é certo tipo de arte. E esta própria, em específico, também acaba sujeita à cânones da moda, à tendências, e estilos pré-determinados.

Gislene Lopes | Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Percorrendo as lojas de artigos para casa, é possível encontrar vários modelos diferentes de tapetes. Tem os quadrados, os retangulares, os redondos – que estão em alta – e também as passadeiras. Estas últimas já foram mais requisitadas no passado. Mas, ainda podem fazer parte das propostas de decoração, deixando os ambientes contemporâneos ainda mais atraentes.

Amis Arquitetura & Design | Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Os modelos de tapetes passadeiras existentes no mercado

No mercado, há uma infinidade de modelos de tapetes passadeiras a venda. Tem aqueles lisos, de textura miúda, de pelo curto e sem franja – mais adequados a propostas de visual clean e áreas de circulação intensa.

Contudo,  também tem os estampados, com textura graúda, pelo longo e franja – indicados para áreas de descanso e relaxamento, como sala de estar e quarto de casal.

Claro que não existe regra que proíba o uso de certos modelos de tapetes em determinadas áreas da casa. Mas, é obrigação do decorador estar atento às características de cada peça e as recomendações dos fabricantes.

Dominando estas informações, é possível fazer uma melhor avaliação da situação. Será que isso se encaixa com as condições do ambiente, além do gosto e das necessidades de seus usuários?

DG Arquitetura + Design

Onde colocar tapetes dentro de casa

Em tese, podem-se colocar tapetes em todos os ambientes de casa. Existem peças idealizadas para servirem de cobertura de piso tanto de áreas secas quanto de áreas molhadas.

As passadeiras, em especial, são geralmente utilizadas em decorações de cozinhas e corredores. Mas, dependendo do caso, podem também estar presente em salas de estar, varandas, quarto infantil, quarto de casal e mais.

AH!SIM | Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Quanto a tapetes passadeiras dentro do quarto

Falando especificamente da decoração de quartos, as passadeiras podem ser utilizadas em vários pontos diferentes.

Por exemplo, em frente à cama ou em suas laterais – sendo uma peça de cada lado.

Felipe Hess | Patricia Kolanian Pasquini

Outra boa ideia é usar passadeiras em sobreposições, formando um pano de tapete maior. Mas, estas são somente duas opções; existem outras!

Renata Basques | Consuelo Jorge

Só lembrando que tapetes dentro do quarto nem sempre são uma boa ideia! Tem pessoas que sofrem com alergias ou problemas respiratórios.

Uma peça assim perto da cama – acumulando sujeiras e ácaros – pode ser ruim. Outro risco possível são os acidentes domésticos, com tropeços e tombos de crianças e pessoas idosas.

Mas os modelos de tapetes emborrachados e antialérgicos podem solucionar estes casos. Pense bem e escolha o modelo ideal para sua casa!

Estas dicas de decoração com passadeiras foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Tapetes e Capachos Personalizados – 19 Modelos Fáceis de Fazer
Tapetes de Crochê – Guia Absolutamente Completo

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email