O termo mosaico vem do latim “musa”. Esta arte milenar teve início no século V antes de Cristo e foi largamente difundida por todo o Oriente Médio. Hoje é muito utilizado na decorações de áreas externas, painéis, paredes, faixadas de prédio, trabalhos artesanais e etc. O interessante no trabalho com o mosaico é que você pode imaginar qualquer tipo de desenho e desenvolvê-lo através de pequenos pedaços de sobras de azulejos, cerâmicas e vidros quebrados. Com a ajuda dessas matérias primas é possível criar desenhos únicos em mosaico ao invés de serem simplesmente jogadas fora. O que estamos esperando? Vamos porque temos muito o que aprender!
Material necessário:
- Azulejos ou cerâmicas coloridas;
- Martelo;
- Papel contact transparente;
- Tesoura e lápis;
- Prato de plástico (aqueles usados nos vasos);
- Lápis e tesoura;
- Pá pequena e luvas de borracha;
- Pedaço pequeno de tela de arame;
- Cimento.
Como fazer a peça para jardim em mosaico:
1) Se você não tiver em casa azulejos antigos ou quebrados, você mesma pode fazer as peças para o mosaico. Basta pegar um prato de porcelana (dê preferência aos coloridos) e quebre-o com o auxílio de um martelo. Tente usar um prato mais velho ou que está danificado. Para evitar que se machuque, forre o prato com um pedaço de pano mais grosso e bata o martelo. Cuidadosamente, retire os cacos.
2) Observe que os cacos ficam de diferentes tamanhos. É assim mesmo! Quanto mais diverso o tamanho, mais legal o trabalho pode ficar. O próximo passo é fazer o molde do pratinho de plástico no Papel contact transparente. Com o lápis marque o papel contact e depois corte-o formando o círculo.
3) Depois de cortado, coloque o papel contact dentro do pratinho de plástico com a superfície colante para cima. Pegue os cacos da cerâmica e forme os desenhos. Vá colando um a um no papel formando a imagem. Na figura abaixo os desenhos formados são de flores, mas, você pode fazer do que desejar.
4) Depois que você preencher todo o papel contact com os cacos, pegue o cimento e com o auxílio de uma pá, espalhe o mesmo por todo o pratinho até cobrí-lo totalmente. Use as mãos para que a cobertura do cimento fique uniforme. Não esqueça de usar as luvas emborrachadas!

5) Coloque um pedaço de tela de arame no fundo, com o cimento ainda fresco. Essa tela tem a função de dar mais firmeza à peça, evitando que ela se quebre. Deixe a peça secar durante algumas horas, após seco tire pratinho. Para finalizar aplique o verniz acrílico fosco.
Você pode formar passarelas ou espalhá-los aleatoriamente!
Crédito das fotos: http://www.intimateweddings.com/blog/how-to-make-stepping-stones-with-a-cake-pan/
Olá! dica maravilhosa, estou sempre procurando dicas de reaproveitamento de materiais. Amei. Beijos e tudo de bom.
Quero fazer o fundo de uma bandeja com cacos de vidros verde de garrafas, formando um desenho irregular. Já vi que em primeiro lugar tenho que passar o cimento branco e depois ir colando os cacos, mas depois de seco não tenho que passar um rejunte? E se for, qual rejunte? Agradeço se puder me esclarecer. Obrigada
Parabéns amei ..maravilhosa as discas lidos mesmo bjos.
O artesanato muito bonito.
Gostaria que ensinasse Mosaico em E.V.A. em garrafas de vidro
veja os meus trabalhos
https://www.youtube.com/watch?v=dcJbZldnD5E