Pacote de Moldes

Pintura em Vidro – Aprenda Como Decorar Potes e Garrafas

O reaproveitamento de potes e garrafas de vidro é uma tendência em decoração que, além de fazer a gente economizar uns bons trocados, proporciona momentos de relaxamento e ainda contribui para o planeta. Existem inúmeras maneiras de se fazer isso, mas, hoje as nossas dicas serão voltadas à pintura em vidro. Afinal, ainda é comum encontrar artesãos e artesãs com dúvidas do tipo: como preparar o vidro, qual tinta usar, qual melhor pincel, modelos de decoração etc.

Para ajudar a você, vamos esclarecer todas essas questões, além de mostrar algumas técnicas bem legais e um super passo a passo para você começar a pintar os potes e garrafas da sua casa agora mesmo. Se bobear, dá até para ganhar uma graninha no final do mês.

Então, continue a ler o nosso post e não perca nenhum detalhe!

Veja também:

Moldes de Feltro

Como Decorar Garrafas de Vidro Passo a Passo

17 Garrafas Decoradas Passo a Passo – Simples e Lindas

Pintura em vidro – 5 passos fundamentais

1. Retire o rótulo e lave bem o recipiente com água e detergente líquido.

2. Passe também um pano embebido em álcool para retirar qualquer resíduo persistente. Deixe secar naturalmente;

3. Proteja a sua área de trabalho com jornal, tecido velho, plástico ou papelão.

4. Passe uma camada de primer no recipiente – sempre no mesmo sentido, vertical ou horizontal – para que a tinta possa aderir melhor à superfície e ficar com um aspecto uniforme. Espere 4 horas ou até o primer Você somente poderá aplicar a tinta após esse período;

5. Após finalizar a pintura, aplique uma camada de verniz em spray para dar acabamento e proteger o seu trabalho.

Quais tintas usar para pintar vidro?

Existem diversas opções de tintas disponíveis para quem quer fazer pintura em vidro. Por isso, antes de comprar, é preciso ter em mente qual resulta planeja alcançar. Com a tinta lousa, por exemplo, você terá um recipiente divertido para a conserva de alimentos, no qual poderá escrever com giz todas as informações sobre o produto em conserva.

Veja abaixo outros tipos de tinta:

  • Tinta acrílica comum: quando preparada com verniz vitral torna-se tinta para vidro
  • Tinta acrílica esmaltada: usada tanto para vidro quanto para superfícies brilhantes
  • Tinta a base de solventes especiais para vidro
  • Esmalte de unha
  • Tinta em spray
  • Tinta PVA
  • Tinta vitral

Qual pincel usar para pintar vidro?

 Para aplicar a tinta, você pode usar um pincel comum (redondo, liso ou chato) com pelos sintéticos misturados ou pelos naturais, que é mais macio. Mas, fique atenta: o pincel de pelo sintético, no entanto, pode deixar marcas mais visíveis na sua pintura, enquanto que o pincel de pelos naturais garante uma cobertura mais suave.

Em relação ao tamanho, é necessário escolher aquele que for atender melhor ao seu trabalho. Por exemplo: para fazer detalhes, escolha pincéis menores e finos, mas se for pintar toda a superfície do vidro, escolha um pincel de tamanho 22 ou 24, pois possuem maior amplitude e facilitam o trabalho. Caso seja necessário, utilize um rolinho para pintura para retirar as marcas de cerdas deixadas pelo pincel.

Uma técnica muito utilizada e que, praticamente, extingue a necessidade de pincel é jogar a tinta dentro da garrafa. Contudo, é preciso ter cuidado para espalhar bem a tinta e evitar o acúmulo no fundo do pote ou garrafa.

Passo a passo – Como decorar potes e garrafas de vidro

Assista o vídeo no Youtube: Como Decorar Garrafas de Vidro Passo a Passo

Assista o vídeo no Youtube: Pote de Vidro Decorado – Passo a Passo

4 Técnicas de pintura em vidro

1. Efeito ombré em vidro

A técnica promove a coloração do objeto em estilo degradê, ou seja, com divisões de cores por gradações diferentes em desenhos retos e uniformes. Veja aqui e aprenda com o nosso passo a passo como fazer o efeito ombré.

2. Pintura com pontinhos coloridos

 Essa segunda dica é a mais fácil de todas. Para fazer, você vai precisar de alguns cotonetes e tintas de cores diferentes. Isso porque, a ideia é fazer várias camadas de pontinhos coloridos no fundo do recipiente.

Mas, lembre-se de esperar a tinta secar antes de continuar o processo com as outras cores. Isso evitará que a tinta borre ou se misture com outra cor. Quer aprender esse passo a passo? Então, veja como fazer Vasos de vidro decorados com pontinhos coloridos.

3. Pintura fosca em vasos e garrafas

Essa técnica é uma ótima opção para quem quer decorar copos e vasos de flores com criatividade. Para fazê-la, basta separar alguns elásticos (desses utilizados em bolos de dinheiro) e tinta spray.

Veja como é fácil: coloque os elásticos na peça organizados de forma aleatória e pinte o recipiente com tinta spray fosca. Depois, é só esperar a tinta secar e remover os elásticos.

4. Pintura com chuviscos de tinta

Essa dica é incrível e vai deixar a decoração da sua casa linda e delicada. Com ela, você também pode fazer presentes originais e muitos charmosos para amigos e parentes.

Gostou das nossas dicas de pintura em vidro? Com esses dois passo a passos em vídeo, vai ficar fácil decorar e reaproveitar todas as garrafas e potes que você tem sobrando em casa.

Conta para gente nos comentários qual outra técnica você quer aprender por aqui!

Imagens: Pinterest

Veja também:

Garrafa de Vidro Decorada – Craquelê Passo a Passo

Como Fazer Potes de Vidro Decorados Passo a Passo

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

3 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido








Artesanato em vidro Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email