Pacote de Moldes

Como Fazer Protetor de Porta de Papai Noel



protetor-de-porta-natalino-passo-a-passo

O protetor de porta, além e enfeitar o ambiente, mantém a porta vedada e impede a entrada de poeira e insetos para dentro de casa. Esse item pode ser usado em todo tipo de porta, independente do material, largura ou espessura. Para atender à cada modelo de porta, basta confeccionar o protetor sob medida. Desse modo, consegue-se uma peça única e perfeita para o seu espaço.

Pensando nisso, a Vanessa Moraes, da Cuty Ateliê, compartilhou com a gente o passo a passo de um protetor de porta duplo no tema natalino. Essa peça é de simples confecção e cumpre direitinho a proposta para qual foi pensada. Além da questão utilitária, não podemos deixar de falar da função decorativa.

A peça ensinada nesse post é ideal para complementar a sua ornamentação de Natal  e até mesmo para presentear. Continue com a gente e aprenda a fazer hoje mesmo esse acessório que une funcionalidade e beleza.

Moldes de Feltro

Veja também:

Como Fazer Enfeites de Natal em Feltro – 5 Modelos com Molde

Árvore de Natal em Feltro

Materiais Necessários

  • Feltro nas cores branco, cereja, verde, vermelho e salmão chileno
  • Cola quente
  • Linha e agulha
  • Máquina de costura (opcional)
  • Fibra siliconada
  • Linha de bordar vermelha
  • Termocolante
  • 2 meia pérolas preta para os olhos
  • 6 pérolas coloridas para decorar as folhas
  • Fita métrica
  • Régua
  • Marcador de tecido ou caneta
  • Tesoura
  • Moldes (clique aqui para baixar)

Passo a Passo

1. Para fazer a base do protetor de porta, corte um retângulo com a seguinte medida: 84 cm x 36 cm; dobre-o ao meio no sentido longitudinal e com o avesso para fora.

Dica: a medida para uma porta padrão é de 80 cm de largura. Caso a sua porta seja maior, a medida será a largura dela acrescida de 4 cm. O restante do passo a passo permanecerá igual.

2. Costure a lateral apenas no sentido do comprimento.

Pacote de Guirlandas em Feltro

costure-o-feltro-vermelho

3. Vire a peça para o lado direito e posicione a costura de modo que ela fique no centro da peça.

marque-a-posicao-das-proximas-costuras

4. Agora você precisa fazer duas costuras ao lado da primeira, uma de cada lado. Para isso, posicione o início da  fita métrica sobre a costura já existente e marque 2,5 cm à direita e 2,5 cm à esquerda.

faca-mais-duas-costuras-retas-ao-lado-da-primeira-costura

5. Use essas marcações para traçar duas linhas no sentido do comprimento. Passe a costura exatamente sobre as linhas que você marcou.base-do-protetor-de-porta-em-feltro

A base do protetor de porta ficará como na foto acima, com três costuras do lado de baixo e duas costuras aparentes do lado de cima.

6. Feito isso, encha os dois lados de fibra até que fiquem bem firmes.

coloque-o-enchimento-dos-dois-lados

7. Para fazer o acabamento, corte um retângulo na cor de sua preferência e aplique nas extremidades do protetor de porta. Faça o acabamento com o ponto caseado.

Dica: o retângulo para o viés será na medida necessária para fazer o fechamento da peça nas extremidades. O tamanho pode variar de acordo com a quantidade de fibra colocada. 

acabamento-com-o-caseado

8. Duble os recortes da mão do papai noel com termocolante.

dublagem-em-feltro

A dublagem consiste em unir feltro com feltro com uma camada de termocolante. Todo o processo é feito com o ferro de passar. Esse tratamento deixa o feltro mais firme e resistente para ser usado em diversos tipos de trabalhos.

9. Cole as mãos e os punhos em um dos rolinhos do protetor de porta.

cole-os-punhos-e-as-luvas

10. Caseie as peças da cabeça do papai Noel. A ordem é a seguinte: duas camadas de feltro branco, que serão o fundo e a barba; e uma camada de feltro salmão, que será o rosto. Antes de terminar a costura você deve colocar o enchimento entre as camadas de feltro branco, depois é só terminar e arrematar.

costure-o-rostinho-do-papai-noel

11. Caseie o gorro, mas não coloque fibra. Somente a pontinha branca dele é que levará enchimento. Cole o gorro pronto sobre a cabeça que já costurada e com enchimento.

caseie-a-touca-do-papai-noel

12. Para fazer o nariz, alinhave um pequeno círculo e coloque enchimento.

alinhave-o-circulo-para-formar-o-nariz-do-papai-noel

13. Puxe a linha e faça o arremate. Reserve.

nariz-papai-noel-em-feltro

14. Corte o bigode no feltro branco e faça a dublagem com o termocolante.

15. Então, cole no rostinho o nariz e o bigode. Não é obrigatório, mas você pode fazer o caseado no bigode para dar um acabamento mais delicado à peça.

papai-noel-feltro-rostinho

16. Marque o lugar dos olhos e cole as pérolas pretas com a cola quente. Faça a boquinha com ponto atrás usando a linha vermelha.

papai-noel-para-porta-em-feltro

17. Finalize o protetor de porta colando a cabeça do papai Noel bem no centro da peça, entre as duas mãozinhas.

18. Para decorar, corte duas folhas típicas do Natal..

folhinha-natalina-em-feltro

19. Com ponto atrás e linha verde, faça os detalhes das folhas. Por último, costure 3 pérolas coloridas para enfeitar. Feito isso, use a cola quente para fixar uma folhagem em cada extremidade do protetor de porta.

protetor-de-porta-papai-noel-em-feltro

Como você viu, o feltro pode virar lindas peças decorativas e utilitárias, basta capricho e dedicação para ver surgir lindos artesanatos, seja para o Natal ou para outras datas especiais. Se você gostou de aprender a fazer esse protetor de porta duplo, deixe um comentário aqui no final da página.

Veja também:

Guirlanda de Feltro – 20 Modelos Feitos à Mão

Guirlandas de Natal – 15 Ideias Para Você Copiar

Projeto e fotos: Cuty Ateliê

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

17 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato em Feltro Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]