Tapeçaria bordada à mão em talagarça, você se lembra?

Tapeçaria bordada à mão em talagarça, você se lembra?

Foto: http://www.eventoclick.pt/eventos-pt/empresariais/um-evento-tapecaria-portuguesa-r.html

A tapeçaria é uma arte que remonta à antiguidade, desenvolvida pelos povos orientais e europeus, inicialmente feita à mão e posteriormente em teares. Nossa herança vem dos colonizadores portugueses, que desenvolveram novas técnicas para a tapeçaria bordada à mão, como o famoso ponto arraiolos.

Hoje em dia a tapeçaria anda um pouco esquecida no fundinho do armário dos artesãos, mas é uma técnica de resultado muito bonito e diversas aplicações, como almofadas, quadros, panôs, pesos de porta, mini tapetes para apoio de vasos ou telefone, enfim muita coisa além dos tapetes tradicionais!

Tapeçaria talagarça

Um diferencial interessante da tapeçaria bordada à mão é que você pode comprar as telas já pintadas com o desenho a ser bordado sem a necessidade de contar os quadradinhos como no ponto cruz, por exemplo. Mas você também pode soltar a imaginação e criar seu próprio desenho fazendo um trabalho exclusivo!

Para realizar um trabalho de tapeçaria bordada à mão, você precisará apenas de um pedaço de tela de talagarça, lã para tapeçaria, agulha para tapeçaria e uma tesoura, itens facilmente encontrados em qualquer armarinho.

Existem muitos tipos de pontos que podem ser utilizados na tapeçaria bordada à mão. O ponto meia, também chamado de meio ponto ou gobelin, é o mais básico, apresentado na diagonal e indicado para trabalhos delicados, veja só:

Ele é feito introduzindo-se a agulha de tapeçaria de cima para baixo na carreira de ida (para a direita) e de baixo para cima na carreira de volta (para a esquerda).

No final da carreira de ida pode-se subir ou descer para a próxima carreira, conforme sua preferência, sempre observando o sentido do bordado, ou seja, todos os pontos deverão estar na diagonal para o mesmo lado. O arremate dos fios deve ser feito sempre pelo avesso da tela, passando o fio de lã por dentro dos pontos já bordados no início e no final da carreira, sem nós.

Viu como é fácil? Passe agora no armarinho mais próximo e comece a fazer o seu bordado em talagarça!

Para saber mais, acesse www.atelierangelsdream.blogspot.com ou envie um e-mail para [email protected].

Um abraço,

Angélica Bonfiglioli Lopes

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

24 Comentários
  • Bom dia! eu amei, irei fazer uma p/ levar marmita p o meu trabalho, e vai fazer um sucesso!!!mto obrig

  • maria dos anjos coelho paulos

    GOSTO… ADORO…AMO…A VOSSA REVISTA MUITO SUCESSO E BEIJINHOS PARA A EQUIPA

  • maria aparecida

    muito legal, nossa esse site e tudo de bom
    essa bolsa de ziper diferente e matl barato e o maximo

  • Linda e orignal esta bolsa . Eu que comecei a fazer artesanato desde criança é difícil achar coisas tão lindas e inéditas.