Pacote de Moldes

Tapete de Crochê: Detalhe Artesanal para Dar Aquele Charme à Sua Casa

O crochê é uma técnica artesanal muito popular no Brasil – lidando com linhas e agulha com gancho. Ela é fácil de fazer e pode ser a resposta para a criação de muitas peças de decoração, como tapetes lindos em vários formatos e texturas. 

Aliás, tapete de crochê é uma forte tendência atual para personalização de ambientes residenciais.

Veja também:
10 Modelos de Passadeira de Crochê com Gráfico para Baixar
Como Explorar Tapetes de Crochê em uma Decoração Moderna

O efeito especial das peças em crochê 

Peças em crochê podem ajudar a enriquecer composições decorativas para residências. Elas dariam um toque de charme, além de cor e uma sensação mais confortável aos ambientes – não importando o seu estilo, mesmo que de traços modernos. E por apresentarem vários formatos e acabamentos, se ajustam bem ao layout de salas, quartos, cozinhas e outros cômodos ou cantinhos especiais da casa.

Moldes de Feltro

Dicas para usar tapetes de crochê na decoração

Tapete de crochê pode se revelar como um excelente aliado à decoração de interiores, sendo uma peça coringa bastante versátil. 

Dependendo de como é utilizado em ambientes residenciais, pode se tornar o ponto de destaque nos cenários ou apenas um complemento. De todo modo, vale a penas apostar nessa alternativa como modo de personalizar os ambientes de uma casa.

Um simples tapete de crochê pode ganhar diferentes importâncias em uma decoração. E o fato de ser uma peça feita de forma artesanal o faz ser ainda mais valorizado. 

Sendo assim, pode ser utilizado estrategicamente em vários locais. Para começar, no hall de entrada, dando “boas vindas’’ aos visitantes. Ou em corredores, em formato de passadeira, alegrando e protegendo o revestimento de piso.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Tapetes como este podem destacar zonas centrais de salas de estar ou de jantar, delimitando a zona de estofado ou do conjunto de mesa e cadeiras. 

Também pode ser usado para formar um canto de leitura e de brincadeiras – talvez com estampa lúdica, agradando as crianças. Ser colocado ao lado da cama ou na entrada dos quartos. E, por fim, na cozinha e no banheiro – há modelos feitos especialmente para estas áreas.

Os modelos de tapete de crochê para usar dentro de casa

Antes de fazer um tapete de crochê para casa, a pessoa deve estudar o estilo da decoração dos ambientes de seu imóvel. 

Isto porque ambientes simples, com visual mais clean, pedem acessórios igualmente simples e em cores neutras. Já cenários mais despojados ficam bem com tapetes em formatos diferentes e cores alegres. E ainda bem que existem vários modelos de tapetes de crochê.

Um artesão habilidoso pode criar peças lindas em crochê, como tapetes redondos, quadrados, e até em formas geométricas incomuns. 

As peças em formatos circulares podem parecer peculiares, difíceis de se adequarem ao layout de certos ambientes, mas podem tornar os cenários incrivelmente mais interessantes. Tudo vai depender de como o decorador a posicionará no espaço disponível.

Além do desenho do tapete de crochê, é preciso pensar em suas cores e texturas também. Tapetes feitos de linhas mais grossas são mais pesados – inclusive visualmente. 

Pode-se fazer uma peça mesclando materiais para criar uma estampa em diferentes níveis. Os modelos lisos e em cores neutras são os mais fáceis de combinar com tudo. Mas é possível arriscar com modelos mais coloridos e incrementados.

Os tapetes de crochê em ponto “correntinha” e em linhas de tonalidade crua são os mais queridos do momento. 

Só que existem outros tipos de pontos também. E se o artesão conseguir, ele pode misturá-los para criar um tapete super diferente – talvez com barrados ou outras formas de acabamento, tipo pequenas ondulações. E, por fim, acrescentar bordados – como pequenas florzinhas – para enfeitar a criação.

Então, como se pode entender, os tapetes de crochê podem fazer parte de decorações residenciais tanto modernas quanto tradicionais. 

Pode ser que este seja o toque de inovação que você buscava para transformar vários espaços da sua casa. Que tal começar a criar um tapete de crochê agora mesmo?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Como Fazer uma Cortina de Crochê para Casa: Tutoriais Incríveis
Tapete de Retalho de Malha: 40 Modelos Lindos + Passo a Passo


Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Crochê Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]