Pacote de Moldes

Como Explorar Tapetes de Crochê em uma Decoração Moderna

Se a casa está fria, há estratégias simples que podem ajudar a aquecer e dar uma sensação mais confortável aos interiores. Uma delas é adicionar um tapete em vários pontos do imóvel. O modelo redondo, por exemplo, é bastante versátil. 

Que tal os em crochê? Saiba que uma peça assim pode se tornar, em alguns casos, ponto de destaque no cenário. Por isto, trata-se de uma alternativa que pode ser bem explorada em propostas de decoração.

Veja também:
Tapete de Retalho de Malha: 40 Modelos Lindos + Passo a Passo
16 Gráficos de Tapete de Crochê para Imprimir +82 Fotos

Sobre os tapetes redondos de crochê

Se você, caro leitor, é um crocheteiro ou crocheteira de plantão vai concordar que este trabalho artesanal é bastante valoroso. 

Moldes de Feltro

Vai concordar que peças feitas nesta técnica podem, sim, adicionar um toque de charme a mais a todo o tipo de decoração de interiores, mesmo que de traços modernos. Há muitos bons exemplos disso em revistas e sites na internet, basta pesquisar.

Nas imagens apresentadas neste texto é possível achar ideias muito boas de como usar tapetes feitos em crochê dentro de casa. 

Você deve usar estas ilustrações como fonte de inspiração sobre como transformar rapidamente o visual se uma sala, quarto, cozinha ou outro cômodo. Ao que parece, crochê cai bem com qualquer setor da casa. Portanto, aventure-se e aplique esta ideia em sua casa.

Vantagens dos tapetes redondos de crochê

O formato circular peculiar de alguns modelos de tapetes assustam muitas pessoas. Tem gente que sente medo de inserir uma peça como esta na decoração de casa. Mas, veja pelos exemplos aqui apresentados como os tapetes de crochê podem ser lindos. 

Pacote de Guirlandas em Feltro

Além disso, eles são capazes de alegrar e deixar mais aconchegante qualquer cantinho da casa. Diremos mais sobre isto no final deste texto.

Modelos de tapetes redondos de crochê

O crochê é uma técnica antiga que trabalha com linhas e agulha com gancho para se chegar a um tipo de tramado especial. Com ela pode-se fazer tapetes lindos, em vários formatos – incluindo redondo -, bem mais grossos e resistentes. 

O que diferencia uma peça da outra é o ponto, a grossura da linha e também a mescla de cores – já que se pode fazer tanto tapetes lisos quanto coloridos.

Tapete liso, em cores neutras – sem desenhos, aplicações ou pontos complexos, é o modelo de tapete mais bem quisto pelas pessoas, pois combina com tudo. 

O mais simples pode ser feito em crochê e com ponto “correntinha”, com linha de tonalidade crua. Agora, é claro que é possível fazer também peças de visual mais incrementado, misturando duas ou mais cores.

Uma boa ideia, por exemplo, é fazer um tapete redondo de crochê misturando vários pontos – como acontece nos tapetes estilo russo.

Outra é variar, ao mesmo tempo, não só os pontos como também as linhas, formando desníveis de texturas diferentes – como é o caso dos tapetes em estilo barroco. E, por fim, fazer uma peça lisa e variar apenas no barrado.

Aliás, é possível investir em vários tipos diferentes de barrados para tapetes redondos. Também na internet é possível encontrar vários exemplos diferentes, descontraídos e até imponentes de bordas criativas feitas em crochê. 

Vê-se que é possível fazer o acabamento de tapetes com florzinhas, pequenas ondulações, bico duplo ou outros tipos de bordados. Assim é possível transformar uma peça simples em algo mais elaborado.

Locais onde usar tapete redondo de crochê

Tapetes redondos de crochê são capazes de deixar vários ambientes da casa mais acolhedores e aconchegantes, além de ganhar várias funcionalidades distintas. Começando pelo hall de entrada, dando boas vindas aos visitantes. 

Na sala, destacando a zona central do ambiente, onde ficam os estofados, ou a área da mesa de jantar. E ainda delimitando uma zona diferenciada do quarto, como um canto da leitura ou de brincadeiras.

Em sua casa, saia do convencional. Aposte nos tapetes redondos para deixar espaços específicos da decoração muito mais bonitos. Se você possui filhos, talvez seja o caso de investir em peças com gráficos infantis – alegres e lúdicos. E em zonas de circulação, se quiser criar um cenário diferente, uma alternativa é sobrepor tapete redondo sobre peças retangulares e quadradas. O que acha desta montagem? Ficaria bem em sua casa?

Essas dicas de como utilizar um tapete redondo de crochê foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Crochê de Barbante: 52 Modelos de Artesanato para Você Copiar
Tapete de Crochê Redondo: Passo a Passos + 34 Fotos

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Crochê Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]