Pacote de Moldes

Tapete de Crochê Redondo: Guia Completo para Fazer o Seu

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES
Tapete de crochê redondo

Não é de hoje que o tapete de crochê redondo é um grande aliado na hora de decorar os mais variados cômodos do lar, como sala, hall de entrada e quartos.

Além de encherem de vida e de estilo os ambientes, ele ainda protege o chão das sujeiras do dia a dia. Por isso, neste artigo, vamos falar especificamente dele.

PUBLICIDADES

Aqui você encontrará todas as informações sobre esse tipo de tapete, desde os materiais específicos utilizados para a sua produção até inspirações, gráficos e tutoriais para te ajudar a colocar a mão na massa.

Essa pode ser uma boa alternativa para quem quer ganhar uma grana extra. Então não deixe de conferir o que preparamos para você!

Veja também
Maxi Crochê – Aprenda Como Fazer Manta com Fio de Malha
Pontos de Crochê Para Blusas que Você Precisa Aprender

Quais materiais utilizar para fazer um tapete de crochê redondo? 

Para fazer um tapete de crochê redondo, você vai precisar de linha e agulha para crochê, tesoura, fita métrica e o gráfico da peça que você deseja reproduzir. 

Mais à frente você encontrará alguns gráficos gratuitos disponíveis para baixar. Enquanto isso, vamos te dar algumas dicas para que você saiba escolher com precisão os materiais. 

1. Linha para crochê

O ideal é que você use barbante para produzir o seu tapete, de preferência na numeração 6 ou 8. 

O barbante é um tipo de fio mais grosso e resistente e, portanto, recomendando para tapetes que, por ficarem expostos no chão, precisam ser mais fortes.

Ele ainda permite criar peças rapidamente, uma vez que, por ser um fio mais grosso, faz com que o trabalho renda mais. 

Existe uma variedade de barbante, como o cru, colorido, mesclado, felpudo e com brilho. Com certeza não será por falta de opção que seu tapete ficará sem vida!

Além do barbante, você também pode optar pelo fio de malha, que também é um fio grosso. Saiba mais sobre ele nesse artigo.

Uma dica que damos para quem está iniciando agora no crochê é de utilizar apenas uma cor na hora de produzir o tapete. Isso é para que você possa visualizar os pontos com mais facilidade.

Depois que tiver adquirido uma experiência, aí sim as cores são muito bem vindas!

2. Agulha  

O ideal para crochetar um tapete é utilizar agulhas mais grossas, com a numeração maior. Afinal, quanto mais grossa a linha, mais grossa a agulha. 

Se você tiver alguma dúvida com relação à numeração específica da agulha, você pode verificar na embalagem da linha, que vem com a indicação da agulha a ser utilizada. 

Existem, no entanto, algumas especificidades com relação aos seus objetivos no trabalho. Veja só:

  • Quanto mais apertado você quiser o ponto, menor deve ser a agulha e mais fina a linha.
  • Quanto mais solto você quiser o ponto, maior deve ser a agulha e mais grossa a linha.
  • Linha mais grossa com agulha mais fina pode ser uma boa opção para dar mais firmeza a quem está começando agora. 

Quanto ao material da sua agulha, você pode escolher entre as agulhas de bambu, que são as preferidas entre as artesãs, como também as de acrílico, plástico, madeira e metal.

Passo a passo para fazer tapete de crochê redondo

Agora que você já sabe quais são os materiais necessários para fazer o seu tapete de crochê redondo, é hora de conhecer alguns passo a passos incríveis de diferentes modelos que vão te ajudar nessa missão!

Então confira os tutoriais em vídeo logo abaixo:

Modelos de tapete de crochê redondo com gráficos para baixar

Agora vem a melhor parte deste artigo! Separamos vários modelos de tapete de crochê redondo, desde os mais simples até os mais elaborados, para diversos ambientes da casa, que vão te inspirar.

Ao final você dessa lista de fotos, você vai encontrar lindos gráficos para baixar grátis. Confira!

1. Hall de entrada

Além de decorar, um tapete de crochê no hall de entrada da sua casa ajuda a minimizar as sujeiras que vão para dentro dela.

2. Sala

A sala é um dos ambientes em que mais é necessário um tapete. Ele deixa um visual incrível e ainda dá a sensação de lugar aconchegante.

Por isso não economize linhas na hora de fazer grandes tapetes redondos para a sua sala de estar e de jantar também!

3. Quarto

O cantinho mais especial da casa também merece uma decoração a altura! Seja com cores neutras ou coloridas, não deixe de dar cara nova a esse espaço tão aconchegante!

4. Quarto infantil

E quando falamos de quarto, não podemos esquecer do infantil! Existem modelos incríveis de tapetes redondos de crochê para o quartinho do seu baby. É de se apaixonar!

5. Cozinha

Embora as passadeiras sejam mais usuais nesse cômodo, também é possível colocar tapetes redondos caso a sua cozinha seja bem ampla. 

Lindas inspirações, não é mesmo? Agora confira alguns gráficos para que você possa utilizar na hora que for crochetar o seu tapete!

E então, o que você achou desse guia absolutamente completo do tapete de crochê redondo? Ele esclareceu as suas dúvidas? 

Esperamos que ele possa ser o seu grande aliado na hora de produzir lindas peças, seja para decorar a sua casa, para presentear alguém ou para vender.

Não esqueça de deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários!

Veja também
Pontos de Crochê Para Iniciantes: Passo a Passo + Fotos
47 Ideias de Artesanato Para Fazer com Fio de Malha

PUBLICIDADES

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Crochê Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]