Descubra Como Fazer uma Almofada de Donut em Casa

As almofadas de donuts são coloridas e super divertidas. Perfeitas para levar um pouco mais de alegria e descontração para as salas e os quartos da casa.

Não dá para negar que as crianças ficam extremamente encantadas com o formato e as cores dessa famosa rosquinha, não é verdade? Apesar disso, são os adultos que mais desejam ter uma peça dessas em casa. Afinal, é ótimo crescer e continuar com o pensamento jovem 🙂

Mas, se você é uma daquelas pessoas que não resiste em abraçar uma almofada super fofinha enquanto assiste a um bom filme, então você também precisa urgentemente de uma almofada de donut. Essa peça é linda e puro conforto!

Moldes de Feltro

A boa notícia é que essa fofura pode ser feita em casa, sem muito esforço e com materiais bastante acessíveis. Como o seu desejo é uma ordem, vamos mostrar como fazer uma almofada de donut em casa. Se você gostou desse notícia, continue com a gente para ver o passo a passo.

Veja também:

Almofada de Dente de Feltro com Molde

Almofada Moderna em Formato de Cacto Passo a Passo

Como Fazer Almofada de Donut

Materiais Necessários

  • Pelúcia azul claro
  • Feltro marrom claro
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Linha e agulha ou máquina de costura
  • Caneta para marcar os tecidos
  • Mini pompons ou retalhos de feltro para decorar
  • 2 folhas de papel para fazer o molde (você pode usar folhas grandes de papel kraft)
  • Fibra para enchimento

Passo a Passo

1. O tamanho da almofada de donut será definido pelo tamanho do círculo que você fizer. Então, risque na primeira folha de papel um círculo com a circunferência desejada.

Dica: Para fazer um círculo perfeito, use uma caneta presa a um barbante. Nessa técnica, basta prender a ponta do barbante no centro do papel ou do tecido e mover a caneta para fora até  formar um círculo completo. Se preferir algo mais prático, use um balde como molde para riscar o círculo. 

2. Depois de riscar o círculo, corte e faça um furo central. O primeiro molde ficará como na foto abaixo.

3. Seguindo a circunferência do primeiro molde, desenhe e corte a segunda peça: a cobertura da rosquinha.

4. Com os moldes prontos, corte no feltro dois círculos para fazer a rosquinha. Na pelúcia, corte uma peça no formato da cobertura. Aqui foram usadas as cores marrom claro e azul claro. Mas fique à vontade para usar as cores que você quiser.

5. Com o ponto zig zag, prenda a cobertura em uma das camadas de feltro marrom.

Dica: Caso não goste de costurar, substitua os pontos por cola quente. Nesse caso, basta aplicar pouca cola e pressionar por alguns segundos até colar. 

6. Em seguida, junte os dois círculos de feltro com os lados direito para dentro. Alfinete para não saírem do lugar.

7. Com o verso da peça costurada virada para o lado de cima, marque o furo central do donut e faça a costura.

8. Depois de costurar, abra um furo deixando uma margem de cerca de 1,5 cm para o lado de dentro. Faça alguns piques por toda a volta do círculo interno.

Dica: Os piques ao redor do furo são importantes pois evitam que a almofada fique enrugada. 

9. Depois, vire o feltro para o lado direito passando-o pelo furo central.

10. Agora é preciso fechar a lateral da almofada com costura ou com cola quente. A costura pode ser feita à mão, com o ponto caseado, ou à máquina, com um dos pontos disponíveis na sua máquina. Em todos os casos, deixe uma pequena abertura para colocar o enchimento.

Dica: Caso queira um acabamento mais profissional e que não deixa a costura aparente, basta costurar as camadas de feltro pelo lado avesso para depois virá-las para o lado certo. Faça assim: leve as duas camadas de feltro de um lado para o outro, o avesso ficará virado para cima e a parte que não será costurada nesse momento ficará por dentro. Costure o meio círculo sem chegar até o final e desvire o trabalho. Costure a outra metade do donut usando essa mesma técnica. Veja aqui mais fotos dessa etapa. 

11. Para dar volume à peça, acrescente o enchimento até que ela fique bem fofinha.

12. Depois de encher o donut, feche a abertura com uma costura simples ou com a cola quente.

11. Para finalizar, costure ou cole na almofada de donut alguns pompons coloridos ou pequenos retalhos de feltro. Esses detalhes vão simular os confeitos, ingrediente que não pode faltar nesse tipo de rosquinha.

Depois de seguir esses passos simples você terá uma linda almofada de donut para chamar de sua. Por ter uma aparência incrivelmente linda e bem acabada, essa peça pode até ser vendida, sabia? Além disso, as almofadas de donuts feitas em casa podem virar belos presentes para as pessoas que você ama.

Deixe um comentário contando o que você achou desse projeto açucarado e super divertido. Além disso, conte pra gente qual tipo de artesanato você gostaria de ver nas próximas publicações.

Veja também:

Máscara de Dormir: Aprenda a Fazer um Modelo Fofíssimo!

17 Modelos de Gato de Feltro com Molde

Imagens: makeit-loveit

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

14 comentários

  • patricia diz:

    Ola! Linda almofada. Adoro costuras e patchwork porem estou sem costurar faz quase 1 ano… 🙁
    mas pretendo retornar ainda esta ano e um dos primeiros itens que vou fazer sera esta almofada! amei! rsrs
    muito obrigada pelas dicas e podem continuar enviado itens diferentes de costura e se possivel dicas de patchwork (principalmente fundo de colcha, que eu faço mas sempre fico achando que poderia ficar melhor)
    Paty

  • ROSIUDA SOARES SILVA diz:

    ADOREI MUITO BONITA TEM CERTEZA QUE AS CRIANÇA VAI AMAR.

  • Keilla Karina Teixeira Lima Marques diz:

    Super linda e fácil de fazer ❤

  • Vanda Gomes diz:

    não entendi como fechar sem deixar a costura aparente.
    vcs podem explicar?:

  • Revista Artesanato diz:

    Olá, Vanda. Você deve juntar as metades do círculo de feltro rolando as abas do círculo para o lado contrário. Depois que estiver lado direito com lado direito, costure pelo avesso e vire. Repita o processo na outra metade da almofada. No site de referência você encontra as instruções completas desse tipo de costura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]