Como fazer Sabão em Pasta para Lavar Louças

sabão em pasta

O sabão em pasta é, sem dúvida, a melhor alternativa para dar brilho e limpar metais e panelas de alumínio sem fazer muito esforço. Mas as vantagens não param por aí. Esse tipo de sabão também serve para lavar e desengordurar louças, vasilhas e superfícies em geral. É um daqueles produtos não pode faltar em casa!

Sabendo de todas as utilidades do sabão pastoso, vamos ensinar duas receitinhas simples, feitas com sabão em barra e com outros materiais que certamente você já tem em casa. A pasta fica ainda melhor quando preparada com a barra de sabão caseiro.

Faça para usar e aproveite para vender. Essa é uma ótima ideia oportunidade de fonte de renda!

Sorteio Escola de Feltro

Veja também:

Como Fazer Sabão Líquido Caseiro para Limpar a Casa

Receita para você fazer sabão com óleo de cozinha

Como fazer Sabão em Pasta – 2 Receitas Simples

A diferença básica entre as duas receitinhas é que a primeira fica com um aspecto caramelizado e com cor de mel, devido ao uso do limão e do açúcar. Já a segunda receita fica com aspecto mais leitoso, principalmente se você optar por utilizar um sabão de coco na preparação. Além disso, a segunda receita é ideal para quem tem alergia a detergente.

Receita 1 – Sabão em pasta de açúcar e limão

Materiais Necessários

  • 1 sabão em barra ralado
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de detergente neutro
  • 500 ml de água

Passo a passo

Junte todos os ingredientes dentro de uma panela. Mexa e leve ao fogo baixo até dissolverem. O ponto ideal é quando a mistura ficar lisa e homogênea. Quando amornar, acomode o sabão em vasilhas de plástico com tampa.

Receita 2 – Sabão em pasta com vinagre

Materiais Necessários

  • 1 sabão em barra ralado
  • 5 colheres (sopa) de vinagre de álcool
  • 1 litro de água

Dica: O vinagre de álcool pode ser substituído pelo vinagre de maçã. Porém, o vinagre de álcool é o mais eficiente na limpeza.

Passo a passo

Misture a água e o sabão em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa até dissolver o sabão completamente. Acrescente o vinagre e mexa mais um pouco para misturar os ingredientes. Aguarde o sabão em pasta ficar morno e despeje-o em vasilhas de plástico com tampa.

Dica: Reserve uma panela e uma colher apenas para esse tipo de preparação. 

Dicas Para Conservar e Usar o Sabão em Pasta

Dica 1 – Aguarde 48 horas

Aguarde pelo menos 48 horas antes de usar a pasta caseira. Assim ela ficará na consistência certa para lavar louças e outros utensílios.

Dica 2 – Não descuide da validade

Quando terminar de fazer a pasta, rotule o pote com a data de fabricação e com o prazo de validade, que é de 3 meses. Esse tempo é mais do que suficiente para usar todo o produto. Quem lava pouca louça pode dividir a receita com um familiar ou amigo.

Dica 3 – Aproveite todos os benefícios

O sabão em pasta é um ótimo desengordurante para qualquer superfície, mas é principalmente indicado para ariar e dar brilho em peças de alumínio. Para dar brilho nas panelas e em outros utensílios metálicos, basta usar a pasta com uma esponja ou com uma palha de aço.

Após esfregar o utensílio, enxague como de costume. Você verá que nem é preciso fazer muito esforço para ter louças limpas e panelas com um brilho incrível, principalmente se tiver usando a pasta de açúcar.

Viu como é fácil fazer e usar o sabão em pasta? Escolha a sua receita preferida e prepare em casa!

Se você gostou dessas preparações, com certeza vai amar conhecer o Curso de Sabonetes e Cosméticos Artesanais. A partir dele você dirá adeus a qualquer tipo de saboaria industrializada, além de poder iniciar um negócio com muita convicção de estar fazendo tudo do jeito certo.

Veja também:

Como Fazer Sabonete de Mel Passo a Passo

Receita de Sabão Caseiro Simples e Rápida

Imagens: stuffparentsneedwiedmeyerhomestead

Compartilhe onde preferir

Ariana Barbosa

Formada em Letras. Pensa que a arte de criar renova e encanta o mundo.




Comentários

4 comentários

  • Maria Laura Magalhães do Nascimento diz:

    Adorei como sempre nos enviando boas ideias

  • Valeria Martins diz:

    Olá meu nome é Valéria e quero deixar meu depoimento. Eu fiz o curso de saboaria Artesanal com a professora Geise e amei o curso. O conteúdo é bem diversificado e a explicaçao da professora é bem dinamica. Ja estou usando o que aprendi como uma segunda fonte de renda e trabalho somente nos horarios livres. Logo farei outros cursos no Artesanato.com… Gratidão a todos.

  • Mariana Barbosa diz:

    Oi, Valéria. Obrigada por deixar a sua visão sobre o curso. Sucesso em sua jornada. Um abraço!

  • Anônimo diz:

    Muito obrigado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:





Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email