Como Fazer Uma Guirlanda Reaproveitando Roupas Velhas

como-fazer-uma-guirlanda-passo-a-passo

Final de ano é época de renovação, momento perfeito para desapegar de roupas que não usamos mais. Assim, além de abrir espaço nos armários, essa simples atitude pode deixar os quartos mais organizados e a sua vida bem mais leve.

Para que você dê um destino certo para as roupas velhas, vamos mostrar como fazer uma guirlanda linda usando esse material. Com essa dica todo mundo conseguirá caprichar na decoração de final de ano (mesmo com um orçamento apertado!).

Se você gostou do assunto de hoje, continue com a gente para descobrir como fazer uma guirlanda com roupas reaproveitadas.

Veja também:

Como Fazer Saquinhos de Tecido Passo a Passo

Como Fazer Abóbora de Tecido Passo a Passo

Organizar e Reutilizar!

Estapas básicas da organização

Organizar uma casa envolve duas etapas básicas. A primeira delas é a separação. Nesse momento é preciso decidir o que deve sair e o que deve ficar no ambiente.

Na segunda etapa é preciso dar um destino às peças que foram separadas. Nessa fase, muitas pessoas se enrolam por não terem ideias claras do que fazer com tantas coisas sem uso.

E agora?

O destino de cada objeto vai depender de vários fatores, como estado de conservação e tamanho da peça. As peças em bom estado, por exemplo, podem ser doadas, vendidas ou trocadas em bazares. Até aí, tudo certo.

Mas e aquelas roupas velhas, furadas e manchadas que ninguém mais vai usar, o que fazer com elas? A nossa dica é usar essas peças para fazer artesanato.

Se você gostou da dica, fique aqui para ver o passo a passo de uma guirlanda produzida com roupas reaproveitadas. O resultado desse projeto super simples é um ornamento lindo, perfeito para uma decoração de Natal caprichada.

Como Fazer Uma Guirlanda com Roupas Velhas

Materiais Necessários

  • Base para guirlanda
  • Papel pardo
  • Fita adesiva
  • Cola quente
  • Tesoura
  • Caneta
  • Molde redondo
  • Roupas velhas
  • Fita de organza ou de cetim

Passo a Passo

1. O primeiro passo é preparar a base da guirlanda. Passe papel pardo e fita adesiva por toda a peça, assim ela ficará reforçada e com a superfície lisa para receber a colagem do tecido.

prepare-a-base-da-guirlanda

Dica: A base redonda pode ser comprada pronta ou pode ser feita em casa, com duas ou três camadas de papelão grosso coladas umas às outras. 

separe-as-roupas-que-voce-nao-usa-mais

2. Posicione uma xícara ou um molde redondo sobre as roupas esticadas. Risque círculos de vários diâmetros com uma caneta. Sugestão: diâmetros entre 5 e 9cm.

corte-varios-circulos

3. Em seguida, corte todos os círculos e separe-os por cores.

dobre-os-circulos-de-tecido

4. Para montar a guirlanda, dobre cada círculo por duas vezes para formar uma florzinha simples. Se for necessário, coloque um pouquinho de cola por dentro do círculo para que a florzinha não desmanche.

cole-os-circulos-dobrados-na-base-da-guirlanda

5. Conforme for fazendo as flores, vá colando-as na base até preencher toda a superfície. Para colar o tecido na base, use cola quente, pois ela adere bem à fita adesiva.

guiranda-com-circulos-de-tecido-colados

6. Quando terminar de preencher toda a base com as flores de tecido, basta acrescentar uma fita. Ela servirá para pendurar a peça na porta e na parede.

guirlanda-artesanal-com-retalhos-de-tecido-passo-a-passo

Quando a sua guirlanda de tecido estiver pronta, basta escolher um cantinho especial para ela. Essa peça dá um show de beleza quando usada na porta de entrada, seja de casas ou de apartamentos.

Essa foi a nossa dica para reaproveitar roupas que você e a sua família não usa mais. Deixe um comentário contando pra gente o que você achou desse modelo de guirlanda diferente, estamos ansiosos para saber a sua opinião.

Veja também:

Decoração de Natal com Materiais Recicláveis

Guirlandas de Natal – 15 Ideias Para Você Copiar

Imagens: blairandsteven

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato





Comentários

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:





 



Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]