Como Fazer uma Mesa de Pneu Passo a Passo

mesa-de-pneu-passo-a-passo

Os pneus que saem de circulação são excelentes para fazer artesanato, peças lindas e resistentes que podem ser usadas dentro e fora de casa. Com os pneus velhos podemos criar desde enfeites de jardim até lindos móveis para as áreas de convivência. A mesa de pneu é um exemplo incrível de móvel dedicado a esses espaços.

A mesa de pneu é uma peça linda e super resistente, um móvel ideal para ser usado na varanda e na área da churrasqueira. No projeto que iremos mostrar, os pneus funcionam como a base da mesa, o que faz com que ela suporte bastante peso e ainda seja resistente às ações do tempo.

Se você gostou de todas as vantagens que apresentamos, continue com a gente e aprenda a fazer uma linda mesa de pneu passo a passo.

Veja também:

Enfeite de Jardim Com Pneus – Ideia Linda e Criativa

Mesinha linda feita a partir de um pneu velho

Dicas Iniciais

Uma mesa de pneu pode acomodar, em média, 4 pessoas confortavelmente à sua volta.

Mesa de jantar

Uma mesa de jantar deve ter 80,0 cm de altura e pelo menos 90,0 cm de diâmetro no tampo. Para que todos tenham onde colocar as pernas é importante que o tampo da mesa exceda um pouco o diâmetro do pneu.

Mesa de apoio

Se mesa será usada apenas como móvel de apoio, você poderá trabalhar com a altura média de 40,0 cm. Nesse caso, o tampo da mesa pode ter o mesmo diâmetro do pneu.

Mas, independente da altura escolhida para a sua mesa, o modo de produção é basicamente o mesmo. A regra básica é, quanto mais pneus empilhados, maior será a altura final da mesa. Veja abaixo como fazer a sua própria peça.

Como Fazer Mesa de Pneu Passo a Passo

Confira os materiais necessários e mãos à obra!

Materiais Necessários

mesa-de-pneu-materiais-necessarios

  • Cerca de 120 metros de corda de sisal de 8 ou 10 mm para cada 2 pneus
  • Tampo de vidro no diâmetro desejado
  • Pneus usados
  • Cola universal
  • Cola quente
  • Tesoura

Passo a Passo

1. Para começar, coloque um pouco de cola quente na ponta da corda para segurá-la ao pneu. Em seguida, passe um pouco da cola universal ao longo da corda e comece a enrolar. 

A cola universal é a que vai durar a longo prazo, mesmo ao ar livre. Mas, como esse adesivo não seca rapidamente, é importante usar a cola quente enquanto a cola universal estiver secando. 

passe-cola-na-corda

2. Depois de formar duas fileiras de corda, pare de adicionar cola e continue enrolando. Deixe a corda bem justa no pneu. Caso alguma parte fique mais solta ou muito espaçada, faça a correção com a cola.

enrole-a-corda-no-pneu

3. Quando chegar no topo do pneu, volte a usar as duas colas para fixar a corda em toda a parte curva.

mesa-de-pneu-vidro-e-sisal

O pneu de cima deve ser revestido por completo; e o pneu de baixo, que ficará mais escondido, deve ser revestido até o início da curva.

4. Depois de cobrir os dois pneus com a corda, coloque um sobre o outro e adicione o tampo de vidro. O tampo pode ser reaproveitado de outra mesa, pode ser comprado pela internet ou mesmo encomendado a um vidraceiro.

Depois de seguir esses passos simples a sua mesa de pneu estará prontinha para ser incluída na decoração da sua casa. Veja só o resultado…

mesa-de-pneu-com-tampo-de-vidro

Como você viu, usar móveis de pneu na área externa é uma excelente escolha para quem busca beleza e durabilidade. Agora de que você já sabe como fazer uma mesa de pneu super charmosa, deixe um comentário contando o que você achou dessa dica.

Veja também:

Artesanato com Pneus – 10 Ideias Espetaculares

17 Ideias de Decoração com Reciclagem – Tudo Passo a Passo

Imagens: homemadeinterest

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

16 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato com Reciclagem Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email