Como Organizar Fitas de Cetim – Dica Simples e Prática

Você já quebrou a cabeça tentando descobrir como organizar fitas de cetim de uma forma que realmente funcione no seu dia a dia? Quem tem as fitas como um dos materiais de trabalho, sabe muito bem como é difícil mantê-las em ordem.

Sabendo o quanto é importante ter os materiais de trabalho devidamente organizados e sempre à mão, fomos atrás de uma solução simples e econômica para que todos possam guardar as fitas da melhor forma. A dica de hoje é reaproveitar caixas de papelão para criar um organizador capaz de deixar qualquer cantinho de criação mais funcional.

Essa ideia é ótima para quem conta com pouco espaço ou mesmo para quem faz artesanato em um cômodo com múltiplas funções. Dessa forma, depois de usadas, as fitas podem ir direto para um armário e assim liberar bastante espaço na sua bancada de trabalho. Essa solução é ótima para não entulhar o ambiente e também para não atrapalhar a rotina dos moradores da casa.

Se você gostou dessa ideia, e precisa saber urgentemente como colocá-la em prática, então continue com a gente para aprender como organizar fitas de cetim na caixa de papelão. Essa simples dica fará o seu tempo render e aumentará e muito a sua produtividade. Confira!

Veja também:

Móbile de fitas – deixe a sua decoração perfeita

Guirlanda super legal e fácil feita com fitas – passo a passo

Como Organizar Fitas em 2 Passos

Imagem: craftpassion

Com o uso constante, as fitas de cetim, de gorgorão e de organza ficam todas emboladas, e isso resulta em marcas e dobras indesejáveis por todo o comprimento delas. Além de estragar o material, a falta de um sistema de organização dificulta localizar os diferentes tipos de fitas.

Esses pequenos impasses podem ser mais sérios do que a gente pensa, pois podem atrapalhar o andamento de um trabalho e até deixar um acabamento ruim nas peças. Para resolver isso de vez, aprenda com a gente como fazer um organizador com caixa de papelão e dê adeus à bagunça.

Passo 1. Faça um organizador com caixa de papelão

Materiais Necessários

organizador para fitas - materiais

Imagem: craftpassion

  • Caixa de plástico ou de papelão
  • Papelão ondulado (pode ser de caixa de papelão reaproveitada)
  • Régua
  • Caneta
  • Estilete
  • Base de corte
  • Alfinetes

Passo a Passo

1 e 2. Com a régua, veja quantos centímetros a sua caixa de papelão tem na altura e na largura. Anote as medidas e subtraia 1,0 cm da largura e 2,5 da altura.

tire a medida da caixa e corte a caixa de papelao

Imagem: craftpassion

3 e 4. A partir das medidas encontradas, risque e corte com o estilete alguns retângulos no papelão grosso. Não há uma quantidade específica de placas. A demanda varia em relação à largura da caixa e à quantidade de fitas que você precisa armazenar.

paleta para fitas

Imagem: craftpassion

Dica: No lugar de cortar o papelão, você também pode usar paletas, de MDF ou de plástico, disponíveis para venda em algumas lojas de artesanato. O lado ruim é que elas são vendidas apenas em alguns tamanhos, e pode ser que você não encontre uma que fique certa na sua caixa. 

fitas na placa de papelao

Imagem: craftpassion

5. Enrole as fitas nas placas de papelão, uma ao lado da outra. Classifique-as por tipos, cores, estampas ou larguras.

fitas presas com alfinetes

Imagem: craftpassion

6. Fixe as pontas das fitas com alfinete de costura. Evite usar fita adesiva porque elas podem deixar no tecido um aspecto pegajoso e desagradável depois de algum tempo.

Passo 2. Acomode as fitas na caixa

Depois que todas as fitas estiverem devidamente organizadas, abasteça a caixa de papelão com as placas e com os rolos de fitas, todos na vertical. Assim ficará fácil visualizar todas as cores e escolher qual deseja usar, sem precisar retirar tudo.

Dica: As fitas longas podem ser mantidas em seus carretéis originais, mas, quando estiverem no fim, podem ser transferidas para o papelão para liberar espaço. 

fitas organizadas na caixa de papelao

Imagem: craftpassion

Pronto! Agora você não terá mais que se preocupar com fitas amassadas e poderá encontrar o que precisa com facilidade. Com essa dica, todo mundo vai conseguir manter as fitas em ordem sem precisar gastar rios de dinheiro com a compra de utensílios organizadores.

Se você gostou de saber como organizar fitas de cetim e de outros tipos de tecido, deixe um comentário.

Veja também:

Flor de Fita de Cetim Passo a Passo

Como Fazer Laços de Fita Para Cabelo Passo a Passo

Imagens: craftpassion

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

30 comentários

1 2 3 6

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Organização Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email