Como tirar fotos profissionais do seu produto artesanal

Como tirar fotos profissionais do seu produto artesanal

Encontrar um bom canal de vendas para o seu artesanato é um ponto muito importante, e pode definir o seu sucesso. Já falamos aqui sobre como ganhar dinheiro com artesanato, e um ponto principal para isso são as vendas pela internet. Para explicar um pouco mais sobre a importância das vendas pela internet, disponibilizamos outro post, intitulado como vender artesanato pela internet e ganhar dinheiro. Nesse último post foram apresentadas maneiras de você usar a grande rede para vender os seus produtos. Mas, para que se tenha o sucesso desejado, o cliente deve ter uma boa impressão do seu produto. Visitamos muitos blogs diariamente e percebemos que a maioria das artesãs não se preocupam com as fotos dos seus artesanatos. Na internet, o ponto principal para as pessoas conhecerem o seu produto é através da foto. No caso das lojas virtuais, o cliente não tem a oportunidade de ter contato físico com o produto e nem tem um vendedor ao lado para tirar dúvidas. Assim, quanto melhores as fotos, maior a chance de você encantar o seu cliente e ele realizar uma compra. Você sabia que tirar fotos de qualidade do seu produto pode ser uma tarefa simples? Com um pouquinho de técnica você já consegue tirar boas fotos, vamos às dicas:

O que preciso?

Para tirar fotos profissionais o ideal é que se tenha um estúdio e uma câmera fotográfica profissional. Mas, como a maioria das artesãs não tem acesso a tais coisas, vamos ensinar a montar um mini estúdio fotográfico em casa, para você mesma tirar as fotos dos seus produtos. Com uma câmera digital comum (em torno de 7 mega pixels ou mais) você pode obter resultados muito bons, suficientes para causar uma boa impressão no cliente.

Como montar o mini estúdio

A montagem do mini estúdio em casa é muito simples. Apresentaremos aqui dois modelos distintos que você pode fazer, dependendo do seu gosto e necessidade. O primeiro modelo é esse:

Mini estúdio 1

Foto: http://www.forumpcs.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=105017

Você pode montar o mini estúdio mostrado acima facilmente, utilizando uma mesa encostada na parede. Na foto do mini estúdio acima, podemos ver três elementos principais:

1 – Luminária de mesa, daquela comum mesmo que você tem em casa ou pode comprar em um supermercado. Utilize uma lâmpada fluorescente e envolva a luminária com papel vegetal. Esse papel é importante pois ele vai distribuir melhor a luz, evitando reflexos no seu artesanato.

2 – Cartolina branca ou da cor que você desejar. Prenda a cartolina na parede e na mesa de forma que a cartolina forme uma espécie de “escorregador”. Não dobre a cartolina, a idéia é que ela não tenha dobras e quando você tirar a foto pareça que tenha um fundo infinito. O seu objeto deve ser colocado de forma que a cartolina fique no fundo.

3 – Duas caixas com folhas brancas coladas. Essa folha serve para refletir parte da luz de volta para o objeto, impedindo que se formem sombras.

Com a estrutura montada, basta que você tire a foto com a câmera fotográfica fixa em um ponto, para evitar que a foto saia tremida.

Abaixo podemos ver outro modelo de mini estúdio:

Mini estúdio 2

Foto: http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?t=5128

Esse mini estúdio é construido com uma caixa de papelão. O primeiro passo é colocar a cartolina branca atrás, formando o fundo infinito, como no mini estúdio anterior. Em seguida, corte as laterais da caixa formando “janelas”. Nessas “janelas”, cole papel vegetal, assim como mostrado na foto acima. Os cortes devem ser feitos nas laterais e acima. Em cada uma dessas janelas deve ser posicionada uma luz. Como explicado anteriormente, o papel vegetal distribui a luz e as luzes laterais impedem a formação de sombras.

Mini estúdio 2 - detalhe

Foto: http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?t=5128

Acima uma foto do mini estúdio 2 mais de longe para ver todos os elementos. A câmera deve ficar fixa para evitar que a foto saia tremida.

Não use flash

Essa é uma dica muito importante. Muitas pessoas acham que o flash é indispensável nas fotos, mas esse é um engano. O flash é bem vindo em algumas ocasiões, mas no momento de tirar a foto do seu produto, desligue o flash. Ele pode criar reflexos no produto, deixando a foto ruim. Nos preocupamos tanto com a luz no nosso mini estúdio fotográfico justamente para criar a iluminação necessária e dispensar o uso do flash.

Use a criatividade

O que foi mostrado acima é uma técnica para você obter boas fotos. O melhor mesmo é testar várias opções. Use texturas no fundo, invente algo diferente, mas que destaque o seu produto. Nunca coloque um fundo que chame mais atenção que o seu produto.

Conte-nos o que você anda fazendo

Você seguiu as dicas acima e tirou boas fotos? Mande pra gente! Queremos saber o que você está fazendo. Se tem outra técnica legal para tirar fotos, escreva um comentário e compartilhe com todos. Nunca retenha o conhecimento com você, passe sempre adiante. E continue acompanhando a Revista Artesanato para ver outras idéias.

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.

Deixe seu comentário

33 comentários

  1. Ricardo federico em

    Parabéns por seu blogue. Essas dicas são mesmo indicativas, especialmente a última: são para iniciantes e amadores e vale a pena algum curso de especialização.

    Valeu, irei regressar por aqui.

    Responder
  2. Possuir uma câmera não é suficiente para ser fotografo até que você saiba como fazer o melhor uso do seu equipamento. Mesmo com a câmera mais simples, uma pessoa com algumas leituras, dicas e truques de fotografia nelas sugeridos pode produzir fotografias excelentes.

    Responder
  3. creuza em

    esta dica de como tirar fotos de artesanato, achei muito legal ,instrutivo ddddddddddd +++++++ .

    Responder
  4. Ivan Neder em

    Olá, gosto muito dessas dicas e tenho duas perguntas: o fundo preto é aconselhável ou devo priorizar outras cores? E ao invés de lâmpadas posso optar por ambientes bem claros?

    Responder

Paginação de comentários

Publicidade




  • Curso de Fuxico