O que Fazer com Retalhos de Tecidos – 19 Ideias Sensacionais

como reproveitar sobras de tecidos capa

Para quem trabalha com tecido, como costureiras e artesãs em geral, é inevitável se deparar com muitas sobras de tecidos, que, sem utilidade, ficam amontoadas em um cantinho da casa ou do ateliê. Retalhos de tecidos são um material fantástico de ser trabalhado, mas por falta de ideias eles acabam sendo deixados de lado.

Outra realidade está relacionada com as pessoas que estão em busca de uma atividade prazeirosa e criativa, e desejam apostar na produção de peças artesanais com restos de tecidos. Se você se enquadra nessa situação, saiba que está certíssimo de querer trabalhar com esse material que sai tão em conta, pois pode ser adquirido por uma pechincha ou mesmo por doação vinda de confecções e de costureiras.

Se você se identificou com uma dessas situações, sabemos muito bem o quanto você gostaria de dar vida nova aos retalhos. E para te ajudar nessa missão, separamos 19 sugestões de reaproveitamento. Tratam-se de ideias criativas, que depois de executadas, podem ser usadas em várias situações e ambientes: na cozinha, na decoração da casa, na confecção de enfeites para festas e de acessórios da moda. Todas essas dicas são para inspirar você a dar o primeiro passo para o reaproveitamento dessa matéria prima tão incrível!

vidros porta talheres1

https://br.pinterest.com/pin/53269208062958398/

1 – Com tiras de tecido xadrez você pode decorar potes de conserva e transformá-los em incríveis porta talheres para a mesa de jantar. Caso a sobra de tecido disponível seja mais estreita do que as mostradas acima, não tem problema, amarre a tira com um nó como se fosse uma fita, e está pronto o seu pote cheio de estilo.

Se você curtiu essa dica de reutilização de potes de vidro, tenho certeza que também vai gostar de:

Artesanato com garrafas de vidro – 16 Ideias sensacionais

Artesanato em Vidro – As 20 Melhores Ideias Que Você Já Viu.

bandeirinhas de tecido

https://br.pinterest.com/pin/117093659034757892/

2 – A segunda dica é reaproveitar tecidos de estampas diversas para criar bandeirolas super bacanas, e que não precisam de costura. Elas podem ser utilizadas para decorar o quarto das crianças, as festas infantis, e até mesmo as festas juninas. Você tem a opção de confecciona-las em tamanhos variados, levando em conta o tamanho dos retalhos que você tem.

capa de agenda de retalho de tecidos

https://br.pinterest.com/pin/273875221060597595/

3 – A nossa terceira sugestão é fazer capas de agendas e de cadernos com aquelas tirinhas que sobram dos tecidos. Para ficar um efeito legal, mescle diversos padrões, garanto que vai ficar incrível! Essa é uma ótima dica para fazer e vender, pois fica um charme, além das agendas serem um item que todo mundo usa no dia a dia.

tapete de retalhos

https://br.pinterest.com/pin/201254677071439735/

4 – A quarta sugestão é fazer tapetes de retalhos trançados, fica super lindo. Para esse artesanato é normal utilizar a malha, que é resistente, elástica e não tende a grudar sujeira como acontece com o tecido de algodão. Veja outra técnica, descubra como fazer tapete amarradinho.

abajour de retalhos

https://br.pinterest.com/pin/190206784231950424/

5 – A quinta ideia é super charmosa. Aqui a sugestão é utilizar a base aramada da cúpula do abajur para fazer amarradinhos de restos de malha. O resultado é uma peça muito linda e delicada, ideal para uma decoração no estilo provençal e romântica.

vaso de fuxico

https://br.pinterest.com/pin/377317275003491939/

6 – Outra maneira infalível de usar retalhos é na confecção de flores de fuxico. Depois de prontas você pode finalizar cada uma com contas e mini rosas, e depois criar vasinhos delicados para enfeitar a mesa de festas infantis. Não há como negar, essa decoração fica um arraso!

Aprenda 15 modelos de flores de fuxico hoje mesmo! Clique aqui e saiba mais.

tags de tecido

https://br.pinterest.com/pin/274086327293840574/

7 – Outra dica para reaproveitar tecidos menores é produzir tags variadas, que podem ser utilizadas em seus produtos artesanais, em lembrancinhas e presentes diversos. Essas etiquetas em tecido podem ser costuradas á mão ou na máquina. Ou seja, todos podem fazer esse artesanato super criativo.

banquinho de madeira decorado com retalhos1

https://br.pinterest.com/pin/364650901052506454/

8 – Outra ideia super legal é fazer um patchwork em móveis a partir de retalhos variados. Para fazer algo parecido você só precisa de cola branca diluída em um pouco de água, pincel e muitas sobras de tecido. Essa técnica garante um lindo efeito decorativo, e pode ser aplicada em móveis diversos.
bolsa patchwork

 

9 – Com retalhos diversos você pode criar paisagens incríveis em patchwork e quilt, que podem ser aplicadas na confecção de bolsas, trilhos de mesa e muito mais! Esse é um tipo de patchwork mais livre, no qual você cria composições únicas e belíssimas. Se você deseja se destacar no mercado artesanal, essa técnica é ideal para você.

Deseja saber mais sobre esta técnica que permite a criação de paisagens lindíssimas em peças variadas? Então conheça agora mesmo o Curso de Paisagens em Patchwork e Quilt.

 

bolsa de patcwork com retalhos

https://br.pinterest.com/pin/224405993910171736/

10 – Imagine produzir bolsas com tiras de tecido que você não iria usar para outro trabalho? Essa ideia é muito boa, não é mesmo? Para confeccionar essa bolsa você precisa de retalhos costurados uns aos outros e um forro no tecido desejado. A bolsa fica linda e pode ser facilmente vendida em feiras e bazares.

tiaras de malha e flores de retalhos

https://br.pinterest.com/pin/381046818450747988/

11 – Além das outras ideias que já mostramos, as tiaras em tecido também fazem um enorme sucesso. A base dessa peça pode ser de elástico bem confortável, meia fina ou malha. Os retalhos entram em cena para decorar e dar graça a esse acessório; eles são o material utilizado para fazer as flores em cores e modelos variados. Esse item é ótimo para presentear e para vender.

Veja como fazer margarida em tecido passo a passo e rosas de tecido – como fazer em poucos passos.

cortina de pia com retalhos

https://br.pinterest.com/pin/129478558013047497/

12 – Para quem não tem armário debaixo da pia da cozinha ou da área de churrasco, a proposta da cortininha de retalhos cai super bem. Nesse exemplo é de um patchwork simples, que dá vida a uma peça artesanal bem alegre e totalmente de acordo com a decoração do ambiente.

marcadores de página com retalhos de tecido

ale-docefeltro.blogspot.com

13 – Para retalhos com padrões florais, a dica é produzir marcadores de páginas com elástico, muito lindos e úteis para o momento da leitura. A base desse item pode ser de caixa de leite, que é um material reciclável super acessível. Você pode fazer essas peças para vender ou presentear, tenho certeza que fará sucesso!

jogo americano com retalhos de tecidos

https://br.pinterest.com/pin/478929741593740653/

14 – O jogo americano em patchwork simples é outra dica de artesanato com retalhos que é ideal para fazer e vender. Quem trabalha nesse nicho, sabe que essa peça possui grande saída, além de ser simples de ser feita. Aproveite essa dica e comece hoje mesmo a sua produção!

Veja também: 15 Passos Para Fazer Patchwork Desestruturado

sempre vivas secas com retalho de tecido

https://br.pinterest.com/pin/180003316328783963/

15 – As sempre vivas, só que secas, com alguns retalhos de tecidos charmosos transforma-se em delicadas decorações para festas e eventos especiais, como casamentos, batizados e festas de final de ano. Aproveite essa dica e crie outras variações.

bolsa em tecido para livros de receitas

https://br.pinterest.com/pin/391531761332973294/

16 – Olha que charme essa bolsa em tecido. É tanta beleza e delicadeza que a gente nem acredita que essas duas coisas possam estar na mesma peça. Esse modelo de bolsa é ideal para carregar e armazenar livros, inclusive os de receita, que têm tudo a ver com a disposição dos tecidos utilizados na composição. Se você curte esse estilo mais vintage, não hesite em pendurar uma dessas na parede da sua cozinha.

bracelete de fuxico

https://br.pinterest.com/pin/299911656409889075/

17 – O bracelete com flores de fuxico é mais uma ideia espetacular para reaproveitar retalhos. A vantagem do fuxico é que ele pode ser feito com praticamente todos os tecidos, a depender do efeito desejado para a peça. Veja também como fazer um colar de fuxico.

Aprenda 15 modelos de flores de fuxico hoje mesmo! Clique aqui e saiba mais.

cúpula de abajour e difusor decorados com retalho de tecido

https://br.pinterest.com/pin/534380312010544730/

18 – Para criar uma decoração personalizada, cole retalhos de tecidos numa cúpula de abajur. Para acompanhar esta peça, faça o mesmo tipo de patchwork em um vidro de difusor para ambientes. Essa dupla com certeza fará sucesso na decoração da sua casa, pois possibilita uma ambientação linda e diferenciada.

botões revestidos com retalhos de tecido

https://br.pinterest.com/pin/299911656409888063/

19 – Para variar, forre botões com tecidos que tem em casa, assim você cria instantaneamente botões com padronagens variadas. Essa dica é super válida para deixar as peças que você produz com um estilo único e diferenciado.

Ficamos por aqui com essas dicas sensacionais. Se você curtiu esse post, deixe seu comentário contando pra gente de quais ideias você mais gostou. Além disso, cadastre o seu e-mail aqui no final da página e receba novidades semanais sobre tudo que está acontecendo no site de artesanato preferido.

Conheça agora mesmo o Curso de Paisagens em Patchwork e Quilt e veja como é simples aproveitar retalhos para criar peças maravilhosas. 

Um abraço e até as próximas dicas cheias de criatividade.

Veja também:

Pulseira com retalhos de tecido

Colar com sobras de tecido passo a passo

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

126 comentários

1 2 3 26

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]