Pacote de Moldes

Artesanato com Argila: Guia Definitivo para Iniciantes

O artesanato com argila é muito querido por quem ama decorar a casa! E, por isso mesmo, pode ser uma excelente alternativa de trabalho para os artesãos de plantão. Afinal, a venda desses itens é garantida!

Mas você sabe como fazer peças de argila? Sabe quais são os materiais e as ferramentas para, literalmente, colocar a mão na massa? Não? Então descubra tudo isso aqui, neste guia absolutamente completo para iniciantes!

Veja também
Vasos Decorativos para Plantas: 35 Modelos Lindos para Fazer em Casa
Peso de Porta de Cimento: Passo a Passo Completo e Fácil de Fazer

Origem do artesanato com argila

É sempre bom trabalhar tendo conhecimento da história e da origem dos seus produtos. Isso agrega muito valor a eles! Por isso é importante que você saiba a origem do artesanato com argila! Então lá vai!

Moldes de Feltro

Para quem não sabe, esse é um dos tipos de artesanatos mais antigos do mundo. Isso porque a humanidade encontrou no trabalho com o barro uma forma prática de criar objetos que facilitassem as ações do cotidiano.

Com o surgimento do fogo, esses itens passaram a ser queimados e se tornaram cerâmicas e, portanto, mais resistentes, o que passou a permitir, inclusive, a criação de objetos para outras finalidades. 

Esse artesanato também se tornou uma ótima pedida para a produção de peças decorativas, que podem receber acabamentos com tintas a óleo, guache ou esmaltadas, por exemplo. 

Materiais e ferramentas necessários para fazer o artesanato com argila

Vamos começar pelo material mais imprescindível desse artesanato: a argila? Você sabia que existem três tipos, cada um utilizado para uma finalidade específica? Conheça todos eles para saber escolher o mais apropriado para o seu trabalho! 

Artesanato com argila: Guia Definitivo para Iniciantes
Casa e Construção

Tipos de argilas

1. Argila para modelar

Essa argila dá origem a esculturas rápidas e que secam em um curto período de tempo. Ela pode tanto ficar no forno, entre 15 a 30 minutos, como secar naturalmente. 

2. Cerâmica plástica

Esse é um tipo de argila sintética, que contém PVC em sua fórmula. Ela é muito utilizada em trabalhos mais delicados de artesanato, como bijuterias e peças decorativas. 

Embora tenha um aspecto mais mole, ela é muito resistente depois de seca, o que contribui para que os objetos não quebrem com facilidade. Além disso, ela pode ser encontrada em muitas opções de tons fortes e vibrantes. 

3. Plastilina/Argila oleosa

E, por fim, a argila oleosa ou plastilina é utilizada por escultores profissionais. Como ela contém cera de abelha em sua fórmula, as esculturas não endurecem de forma rápida, o que contribui para a realização de trabalhos grandes, que levam dias para serem finalizados. 

Além disso, ela não se encolhe, é resistente a rachaduras, não deforma e não gruda, sendo, portanto, a melhor opção para quem vai utilizar moldes de borracha ou silicone. 

Ferramentas utilizadas

Agora conheça algumas ferramentas que você precisa ter se quiser investir no artesanato com argila

  • Estecas: para modelar a argila. Elas podem ser encontradas em metal, madeira e plástico. 
  • Punção ou agulha comum: para perfurar a argila e fazer desenhos nela.
  • Pincéis: para fazer acabamento em pintura nas peças.
  • Cortador de arame: para cortar a argila, principalmente quando estão em blocos grandes.
  • Esteca para corte ou estilete: para cortar com delicadeza e leveza a argila.
  • Recipiente como tigela: para misturar a água e a argila.
  • Rolo: para aplainar a argila. Quando for fazer isso, utilize tecido plastificado para proteger a superfície da argila.
  • Esponja: para modelar e alisar a argila. 

Técnicas do artesanato com argila

Com os materiais em mãos, confira algumas técnicas fundamentais para que suas peças sejam um sucesso!

Para modelar e esculpir a peça

Para modelar a sua peça, você pode utilizar os seus dedos ou algumas ferramentas específicas, que já mencionamos anteriormente, como as estecas. Além disso, você também pode usar utensílios que tem em casa, como tigelas, panelas e peças cilíndricas. Eles podem te auxiliar a obter um determinado formato.

Já na hora de esculpir a argila e fazer detalhes, como cabeças, olhos, cabelos, dobras de tecido e bustos, você precisará utilizar a sua criatividade. Além da punção ou agulha comum, você pode usar os dedos, formões, raspadores, lápis e qualquer outra forma que facilite o alcance do resultado esperado.

Para endurecer a argila

Com relação ao endurecimento da sua peça, essa pode se dar, basicamente, de três formas:

1. Por secagem natural;

2. Por cozimento em forno caseiro;

3. Por cozimento em fornos com alta potência, caso seja necessária uma alta temperatura. 

Nesse sentido, os fornos de barro são mais fáceis de serem manuseados, além de serem ideais para a produção de peças pequenas. 

Modelos de peças de argila

Agora que você já sabe tudo sobre o mundo do artesanato com argila, é hora de ver alguns modelos de peças feitas com esse material para se inspirar!

Veja outras ideias no vídeo abaixo.

Esperamos que esse guia completo do artesanato com argila possa ter te ajudado a conhecer mais sobre esse universo. Que você possa desenvolver lindos trabalhos para a sua casa e para vender!

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões e conte para gente quais modelos pretende fazer para decorar sua casa ou até tirar uma graninha extra!!

Veja também
Aprenda como Fazer uma Bandeja de Cerâmica com Efeito Marmorizado
Dicas para fazer bijuterias em cerâmica plástica

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email