Pacote de Moldes

Decoração de Interiores – Renove o Visual da Sua Casa com Peças de Artesanato em Cortinas

Tem dias em que as pessoas acordam tristes, desanimadas, cansadas do cotidiano e da falta de novidades. Por conta disso, algumas resolvem cortar o cabelo, arrumar as unhas e comprar roupas novas. Outras, no entanto, sentem prazer em adquirir itens para o lar. Por quê? Porque renovar a casa, realmente, lhes trazem muita alegria. Ver as coisas bem limpas, arrumadas e enfeitadas parece “tocar as suas almas”.

Assim, pequenos agrados que as pessoas possam dar a si mesmas são o estímulo necessário para que continuem a enfrentar a batalha diária da vida. E renovar a casa, certamente, faz parte dessa lista. Qualquer pequeno detalhe acrescentado ou subtraído do conjunto faz toda a diferença. Imagine uma peça de artesanato, por exemplo. Como será que ela ficaria quando unida a uma cortina?

Veja também:

7 Maneiras de Usar Estantes Feitas com Caixotes na Decoração

Moldes de Feltro

5 Dicas de Decoração de Espaços Pequenos + Modelos Incríveis Para se Inspirar

Renovando a casa com artesanato

É possível, sim, mudar a decoração de uma casa de forma bem rápida. Pode ser mudando a pintura de uma parede, mudando os móveis de lugar, trocando peças decorativas ou incrementando itens antigos. Uma cortina lisa, sem graça, pode ganhar todo um charme especial apenas com um detalhe artesanal. Principalmente, naqueles modelos de varão, é possível fazer isso de maneira fácil, rápida e gastando pouco.

Porventura, a pessoa tem um recanto diferente na casa ou um ambiente dedicado a uma atividade especial. Então, como destacá-lo? Como alegrá-lo? E se o pano de fundo principal for, justamente, uma janela? A cortina faz parte dela, não é mesmo? Como deixá-la mais bonita e em harmonia com o restante da decoração de interiores? Pois a resposta, novamente citando, pode ser um detalhe artesanal.

Há várias maneiras de colocar um artesanato em uma cortina. Isso porque também há uma gama enorme de técnicas artesanais. E pensando nisso que o restante deste texto será dedicado a apresentar ao leitor algumas dessas. Confira!

Tipos de artesanatos em cortinas

Algumas pessoas têm o incrível dom de conseguir desempenhar atividades manuais, como criar um artesanato. Elas conseguem idealizar, facilmente, um modelo de objeto e executá-lo com as próprias mãos. Os admiradores da técnica DIY – ou “faça você mesmo” – estão apostando na recente tendência de valorização dessas peças para mudar os mais diferentes ambientes de uma casa. Veja a seguir!

De todos os tipos de artesanatos, tem um que está ganhando mais espaço no mercado brasileiro, os prendedores. Esses nada mais são do que uma espécie de laço ou tira enfeitada para deixar as laterais das cortinas presas, de modo a permitir a passagem do ar e da luz natural da janela para o ambiente. Eles podem ser feitos de diversos materiais, como feltro, e ainda ter detalhes de pedrarias.

Há outros trabalhos interessantes de confecção de artesanato que servem também para adornar cortinas. Por exemplo, bordados; pinturas feitas à mão livre ou com estêncil; aplicações de tecido; e crochê.

Muitos desses elementos podem compor um barrado na parte inferior do tecido. Já na parte superior – até mesmo escondendo o varão – pode haver um bandô, em cor e estampa contrastante.

Outra ideia para enfeitar as cortinas são os cordões. No passado, esse tipo de artesanato era utilizado do seguinte modo, havia um varão prendendo várias tiras na vertical. As mesmas continham várias contas, de tanto em tanto centímetro, formando um pano quase fechado. Esse cobria passagens de portas, folhas de janelas ou simplesmente preenchia espaços vazios de paredes.

O antigo cordão ainda é visto em propostas de interiores mais retrôs, mas é algo raro. O modelo utilizado em propostas contemporâneas, principalmente em dormitórios de bebês e salas de estar, costuma ter apenas uma tira na vertical.

Ele é colorido e com formas divertidas, e sempre colocado frente a tecidos neutros, para ficar mais bem visível no ambiente.

Já foi possível perceber que os artesanatos destacam e embelezam as cortinas, deixando a casa mais bonita. Mas, antes de alguém sair comprando ou executando peças assim, é preciso ponderar tudo que já existe nos espaços, para não haver exageros ou incômodos visuais. A peça escolhida também não pode dificultar a limpeza do ambiente, nem ser um risco para acidentes domésticos.

No mais, é simples, é só deixar a criatividade fluir!

Estas dicas de artesanato em cortinas foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:

6 Ideias Simples e Baratas para Mudar a Decoração do Seu Quarto

Como Decorar a Parede Gastando Pouco – 7 Ideias Lindas Para Copiar

 

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email