5 Dicas de Decoração de Espaços Pequenos + Modelos Incríveis Para se Inspirar

Cansou da decoração do seu apartamento e não sabe o que fazer para deixar o ambiente maior e mais organizado? A decoração de espaços pequenos realmente exige criatividade, planejamento, inspiração e um pouquinho de artesanato.

Mas, fique calma que nós vamos ajudar você. Separamos neste post algumas dicas e truques que vão ajudá-la a deixar o espaço do seu apartamento mais amplo e com a sua cara. Além disso, ao final da matéria você também encontrará diversas fotos inspiradoras para ter ainda mais ideias. Confira!

Veja também:

8 Dicas de Decoração com Artesanato Para Deixar sua Sala Charmosa

Moldes de Feltro

6 Ideias Simples e Baratas para Mudar a Decoração do Seu Quarto

Dicas indispensáveis para decoração espaços pequenos

1. Abuse das cores claras

Você pode achar bobagem, mas as cores que compõem o seu apartamento são fundamentais para aumentar ou diminuir a sensação de amplitude. Os tons escuros, por exemplo, fazem os espaços parecerem menores enquanto que as cores mais claras aumentam e passam a ideia de leveza. Por isso, se a sua intenção e expandir o espaço do seu apartamento, a melhor maneira é investir em cores claras.

Mas, isso não quer dizer que você não possa brincar. Há diversas formas de combinação que deixarão o espaço amplo e bonito. Você pode, por exemplo, usar o mesmo tom no piso e nas paredes, usar um tom sobre tom ou até apostar nas texturas. Você também pode usar cores diferentes para ambientes sociais e para os quartos. O importante é ser criativa!

Se você sentir falta de cores vibrantes, tente inserir plantas e acessórios coloridos na sua decoração, como almofadas, quadros, roupas de cama, manta para sofá etc. Mas, cuidado! Evite entulhar objetos em mesas e prateleiras, pois deixará o ambiente poluído e desorganizado.

2. Prefira persianas às cortinas de tecido

As cortinas dão todo o charme para o ambiente, não é mesmo? Contudo, em ambientes pequenos podem ocupar muito espaço. Por isso, o ideal é optar por persianas ou cortinas com tecidos mais leves e cores claras. Além de facilitarem a entrada de luz e ocupar menos espaço, oferecem leveza e requinte à sua decoração.

Fonte: decorfacil

3. Invista em móveis multifuncionais

Bancada que esconde o tanque de lavar roupas, cadeiras e poltronas que guardam livros, mesas dobráveis etc. Hoje, o mercado oferece diversas opções de móveis multifuncionais pensados para solucionar o problema de falta de espaço, muito comum devido ao tamanho dos imóveis atualmente. Essa ideia é sensacional, pois alia praticidade com conforto sem ocupar um espaço maior no ambiente.

Contudo, você não precisa pagar caro para ter essa praticidade. Os móveis que cumprem diferentes funções são uma escolha inteligente para quem precisa otimizar o espaço e gastar pouco. Vale comprar banco que vira mesinha lateral, cama com baú, sofá que vira cama, puff que vira mesa de centro ou apoio de pés, puff com compartimento para guardar revistas e por aí vai. Aqui, também conta a criatividade.

4. Aposte nos espelhos

Outra coisa que não pode faltar na decoração de espaços pequenos são os espelhos, pois eles também dão a sensação de amplitude no ambiente, como se o espaço dobrasse de tamanho. Os espelhos podem ser instalados em qualquer lugar, como atrás de uma mesa de jantar e até da cama. Mas é importante prestar atenção ao que vai ser refletido.

5. Use o espaço das paredes

O espaço vertical também pode ser bem aproveitado, mas, lembre-se: sem exagero! Você pode instalar nichos, prateleiras ganchos em todos os ambientes, como banheiro, quatro e cozinha, pois, além de organizar os espaços, esses elementos deixam o ambiente mais moderno e sofisticado.

Agora você já sabe dos truques para expandir o ambiente e usar os elementos certos de decoração para deixar o cômodo harmônico, organizado e funcional. Veja abaixo alguns modelos inspiradores de decoração de espaços pequenos para copiar na sua casa.

Você viu que algumas truques básicos podem mudar completamente a decoração de espaços pequenos. Basta seguir as dicas que demos e se inspirar nos modelos de decoração para recriar na sua casa um ambiente organizado, bonito e funcional.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma dúvida, sugestão ou conhece algum truque que não citamos por aqui? Fique à vontade para deixar o seu comentário pra gente.

Imagens: Pinterest

Veja também:

5 Ideias Incríveis de Decoração com Tecido – Faça Você Mesmo

Decoração de Interiores: Renove o Visual da sua Cozinha com Peças de Artesanato

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende





Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email