Pacote de Moldes

Como aplicar textura grafiato passo a passo



Textura grafiato

A parede da sua casa está precisando de uma nova pintura? Pois hoje temos uma ideia muito interessante de pintura que vai deixar a sua casa parecendo nova! A Angela Ferraz vai ensinar passo a passo a aplicar a textura grafiato. Essa é uma textura muito bonita, que vai dar um efeito de ranhuras na parede, deixando-a linda. E o melhor de tudo é que você mesma pode fazer, sem a necessidade de contratar um pintor. Isso vai deixar o trabalho mais barato e muito mais divertido, podendo unir toda a família! Vamos então ao trabalho.

Material necessário

Material necessário

  • Primer Acrílico cor Branco
  • Graff Rústico cor Branco
  • Reagente Paint cor Camurça
  • Desempenadeira de aço,
  • Desempenadeira de PVC,
  • Espátula de aço,
  • Fita Crepe,
  • Mexedor,
  • Ferramenta Risca Fácil
  • Luvas e Fita crepe,
  • Trincha ou rolo de pintura.

Como aplicar a textura grafiato passo a passo

Passe a fita crepe

Moldes de Feltro

1) Utilizando a fita crepe, proteja rodapé, molduras de gesso e paredes laterais. A fita será muito útil para um bom acabamento.

Junte os materiais

2) Dilua cerca de 5% de água limpa na embalagem de Primer Acrílico. Com o auxilio de um mexedor, misture até sua homogeneização.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Misture

3) Preparando o Primer Acrílico cor Branco – dilua cerca de 5 a 10% de água limpa. Mexa até atingir uma uniformidade. O objetivo do Primer é inibir a cor de fundo da parede, remover partículas soltas, favorecer no deslize da massa sobre a parede, além de influenciar diretamente no rendimento da textura.

Passe a tinta

4) Aplicando o Primer Acrílico – você pode utilizar uma trincha, conforme figura ao lado ou um rolo de lã, a escolha da ferramenta dependerá do tamanho de sua parede.

Junte os materiais novamente

5) Preparando a massa Graff – utilizando um balde, prepararemos a massa, para isso é preciso a diluição de 5 a 10% de água limpa. A diluição é fundamental, porém você deve seguir as orientações do fabricante.

Misture

6) Misture a massa – a diluição deve ser exatamente a mesma em todas as embalagens de textura tipo Graff, principalmente se utilizar de massa já pigmentada. Se utilizar a mesma proporção de água evitará manchas de um lote para o outro.

Pegue a massa

7) A massa estando uniforme, aplique uma camada generosa sobre a desempenadeira de aço.

Dica: Evite trabalhar com ferramentas enferrujadas, elas são contaminantes, deixam a massa amarelada.

Passe  na parede

8) Distribua a massa por igual, evitando que uma das áreas carregue mais que a outra. Mantenha a mesma espessura. Aplique cerca de 3m² a 4m², pare e troque de ferramenta para que possamos criar o efeito.

Passe o garfo

9)  Sobre a massa desempenada, pressione o pente, comece de cima para baixo como se escovasse a massa, desça suavemente. Enquanto no processo tradicional, seria preciso movimentar verticalmente a desempenadeira de PVC cerca de 5 a 7 vezes para obter o mesmo resultado.

Veja como fica

10) A massa ficará “arrepiada” comum de acordo com o processo.

Fixe bem

11) Para remover tais rebarbas citadas acima, utilize a desempenadeira de PVC, através do mesmo efeito feito pelo pente, ou seja vertical. Veja que apenas uma deslizada, o efeito já fica evidente.

Tire a fita crepe

12) Você se lembra daquela fita crepe que colocamos no início? Você pode tirar após a Aplicação do Primer, se preferir mantenha a mesma fita. Agora que terminamos a parede, remova com cuidado a fita e perceba o perfeito acabamento !

Passe outra fita crepe

13) Para darmos continuidade a aplicação, é necessário aguardar cerca de 24 a 48 horas, tempo de secagem da massa. Estando plenamente seca, coloque novamente a fita crepe, agora faremos o efeito envelhecido.

Junte os materiais

14) Preparando o Reagente Paint – Dilua cerca de 5% de água limpa, mexa até sua efetiva homogeneização. A proposta do Reagente Paint sobre a textura é colorir como também dar um efeito envelhecedor.

Misture

Pinte a parede

15) Para aplicação do Reagente Paint, é aconselhável utilizar Trinchas ou Pincéis, o rolo não preenche os vãos do relevo, enquanto os pincéis devido a película alcança uma boa profundidade. Faça movimentos verticais por igual.

Passe um pano para retirar o excesso

16) Ainda sobre a superfície “úmida” , utilizando um pano umedecido, enrole-o e sutilmente e através de movimentos verticais, remova o excesso. Perceba que nos poros do revestimento, a cor fica mais intensa enquanto nas partes superiores, o tom suaviza.

O efeito aveludado está pronto! Agora que você pode constatar o quanto é fácil aplicar, faça você também.

Informações sobre a autora

Produtos: Textura & Cia
Execução: Designer de Parede by Ângela Ferraz
Instagram: @ferrazangela

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

44 comentários

1 2 3 9

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Pintura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]