Aprenda Como Fazer Amigurumi – Dicas e Passo a Passo em Vídeo

Aprenda Como Fazer Amigurumi – Dicas e Passo a Passo em Vídeo

O Amigurumi é uma técnica de crochê que está fazendo muito sucesso ultimamente. Porém, é muito comum que as pessoas desistam de começar a arte antes mesmo de tentar, por achar que a técnica é um pouco complicada. Mas é aí que elas se enganam, e nós vamos ensinar como fazer amigurumi para você ver como é simples e terapêutico.

Preparamos um passo a passo bem explicativo para você entender como se faz o anel mágico, que serve para começar qualquer bichinho de crochê. Além disso, o tutorial vai te ajudar a fazer sua primeira bolinha de amigurumi. Vamos lá?

Veja também:

Aprenda Como Ler Receitas de Amigurumi

Aprenda Como Escolher a Melhor Linha para Amigurumi

5 Dicas para começar a fazer amigurumi

Como escolher agulhas e linhas

É muito importante escolher as linhas e agulhas certas para cada tipo de trabalho. Por isso, tenha sempre em mente que quanto menor a espessura da linha e o tamanho da agulha, menor serão os pontos de crochê. Logo, o bichinho de amigurumi também vai ficar menor.

Nessa foto, por exemplo, as duas bolinhas feitas com o mesmo número de pontos. A bolinha roxa, foi feita com a linha duna e agulha de 2,5mm. Já a bolinha amarela, foi feita com uma agulha de 1,5mm usando a linha anne, que é bem mais fina que a duna.

Fonte: twobee

Como ler receitas de amigurumi

Não se desespere! Ler as receitas de amigurumi pode parecer complicado, mas não é. Você só precisa entender o quê cada parte da receita significa. Vamos entender melhor:

como fazer amigurumicomo fazer amigurumicomo fazer amigurumicomo fazer amigurumi

Leia o post completo e aprenda como ler receitas de amigurumi.

Como não perder pontos

Agora você já tem uma noção de como funciona o amigurumi, não é? Então anote essa dica antes de assistir ao passo a passo: sempre use uma linha de outra cor para se orientar durante crochê.

Se você estiver fazendo um bichinho de crochê amarelo, por exemplo, separe um pedaço de lã azul e coloque-o entre os buraquinhos para marcar o início da carreira. Desta forma, você não vai se perder nos pontos, evitando que seu amigurumi fique deformado.

Qual é o lado certo?

Sim! Existe um lado certo do amigurumi. Como a pecinha é feita para que a curvatura dos pontos forme uma estrutura oca, é importante saber qual é o lado certo e virá-lo para fora antes de encher a peça.

No vídeo logo abaixo você vai descobrir qual é esse lado. Continue acompanhando as dicas.

Como encher a peça da forma correta

O melhor enchimento para peças de crochê é a fibra de silicone. Isso porque ela é mais fofinha e maleável que a fibra mista ou a fibra seca, por exemplo. Também porque o enchimento de silicone não se separa dentro da peça pronta, o que evita a formação de bolinhas e a deformação do amigurumi.

Outra dica importante na hora de encher seu bichinho de crochê é fazer isso aos poucos, separando pequenas quantidades de fibra e compactando com os dedos dentro da bolinha. Assim você consegue alcançar um resultado firme e fofinho.

Passo a passo – Anel mágico e bolinha de amigurumi

Esse passo a passo foi elaborado pela Nathalia Araújo, do Coelho Branco. Ela ensina como fazer o famoso anel mágico, que é o primeiro passo para fazer qualquer peça de amigurumi. Assista e aprenda como fazer!

Materiais necessários:

    • Linha para amigurumi
    • Agulha de crochê
    • Fibra de silicone
    • Agulha de tapeceiro
    • Tesoura

 

Prontinho! Agora você já tem um passo a passo detalhado para aprender como fazer amigurumi. E continue de olho aqui no site, pois vamos publicar a continuação do vídeo, para você aprender junto com a gente, como transformar essa bolinha de crochê em um polvo de amigurumi.

Tem alguma dúvida sobre amigurumi? Deixe um comentário pra gente.

Veja também:
Como Fazer Amigurumi – Aprenda essa Arte que é um Sucesso
19 Chaveiros de Crochê para Fazer e Vender

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

87 Comentários
  • Eu sei fazer.mais gostaria da receitas dessas peças. Como posso adquiri?

  • Marina Rezende
    em resposta à Rose

    Oi, Rose!

    Nesse post demos apenas alguns modelos de inspiração. Mas, em breve faremos um post com receitas também. Continue de olho aqui na Revista Artesanato!

    Abraço!

  • Nossa!!!! Apaixonei pela ideia, são realmente lindos. Por hora não tenho tempo para investir nesse projeto, mas sem dúvida farei assim que puder, queria ter todos os amigurumis que mostraram neste post!!

  • Beatriz Angelica

    Amo amigurumi mas não sei fazer crochê. Com esta explicação fiquei motivada a tentar. Vamos lá