Como Fazer Fuxico com Retalhos: Passo a Passo e Ideias Maravilhosas Para Copiar

Como Fazer Fuxico com Retalhos: Passo a Passo e Ideias Maravilhosas Para Copiar

Você sabe como fazer fuxico? É uma técnica simples que pode ser feita com retalhos dos mais diversos tamanhos e que serve como base para vários tipos de artesanatos.

De colchas à bijuterias, os fuxicos, são versáteis, coloridos, divertidos e sustentáveis, por isso é uma dica preciosa para quem trabalha com tecido ou quer iniciar em um novo artesanato.

Se você é uma pessoa que tem vontade de aprender, chegou a hora de descobrir como fazer fuxico! Além disso, vamos mostrar também algumas ideias de como você pode usar esses pequenos discos de retalhos de tecidos.

Então separe seus retalhos de tecidos e outros materiais e aprenda agora mesmo!

Veja também
Caminho de Mesa com Flores de Fuxico: Passo a Passo + 15 Modelos
Como Fazer Boneca de Fuxico Passo a Passo

Como fazer fuxico?

Em primeiro lugar, vamos falar de qual tecido você pode usar! De preferência um que não tenha elasticidade e não seja muito grosso, como por exemplo o tricoline. Outra dica que temos é que você não precisa de máquina de costura

O fuxico é uma ótima maneira de praticar sua costura à mão e é bem rápido de fazer. Veja só:

  • Em um retalho de tecido, marque um círculo. Você pode usar como molde, uma tampa de embalagem de alimento, ou copo, assim ele fica uniforme e você faz vários de uma vez;
  • Corte bem rente à linha;
  • Você agora vai alinhavar a borda. Faça um nó no fim da linha, para que não se solte e continue por toda borda até chegar ao final;
  • Puxe delicadamente até que eles se fechem no centro. Dê dois pontos para fechar e corte a linha;
  • Ajuste o fuxico para que ele fique plano.

Dica para fazer fuxicos diferentes:

  • Para que o miolo do seu fuxico fique mais fechado, faça pontos mais espaçados;
  • Para que ele fique mais aberto, faça pontos menores e com menos espaços. Esse é um acabamento ideal para quem quer colocar um botão no centro.

Inspirações de peças com fuxico

Agora que você aprendeu a fazê-los, que tal ver como podem ser aplicados em diferentes peças? Você vai ver que, com um pouco de inspiração é possível criar peças incríveis! Mas não se limite a essas ideias aqui, você pode aplicá-las em muitas outras ou inventar outras novas!

Veja algumas inspirações:

Brinquedos

Enfeites de natal

Bijuterias

Sousplat

Almofadas

Caminhos de mesa

Você sabia que o fuxico é um tipo de artesanato tipicamente brasileiro? Que tal valorizar nossa cultura aprendendo como fazer fuxico e utilizando em suas peças? 

Se você gostou da ideia ou faz fuxicos, comente aqui qual peça você quer fazer ou faz e se tiver alguma dica para deixar o trabalho mais bonito, dívida com a gente.

Veja também
Artesanato com Fuxico: 11 Modelos Diferentes e Onde Aplicá-los
Artesanato Com Fuxico: 53 Ideias Incríveis Para Copiar

Revista Artesanato
50 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

[Grátis]
[Grátis]
[Grátis]
[Grátis]