Pacote de Moldes

10 Ideias Simples e Geniais para Montar um Jardim Vertical em Casa

Você adora plantas mas não tem espaço suficiente para cultivar um jardim? Esse problema é super comum, principalmente para quem mora em apartamento ou em casa sem área externa. Mas nada disso é desculpa para deixar o verde de fora do seu lar! Separamos 10 ideias simples para montar um lindo – e barato – jardim vertical dentro de casa.

Ter plantas e flores em casa, além de deixar qualquer lugar muito mais bonito, pode ter um efeito terapêutico, sabia? Isso porque elas equilibram a umidade do ambiente, limpam o ar e ajudam a relaxar o corpo. Só até aqui, já te demos motivos suficientes para querer um jardim vertical em casa, não é? Então vamos às ideias!

Veja também:

Aprenda a Fazer um Jardim no Vaso Encantador

Moldes de Feltro

Como Fazer Vasos de Cimento Para Plantas – Passo a Passo

Cuidados para Cultivar um Jardim em Casa

Antes de montar seu jardim é importante escolher bem que tipo de plantas cultivar. Isso varia de acordo com o espaço que terá para fazer isso, a quantidade de luz que o local recebe e, claro, sua disponibilidade para cuidar das plantinhas.

Algumas são mais fáceis de cultivar, como os cactos e suculentas, que, por armazenarem muita água no caule e folhas, não precisam ser molhados com tanta frequência. Já as flores requerem um pouco mais de atenção e um ambiente mais iluminado.

Jardim Vertical – 10 ideias simples e lindas

1. Treliça

jardim vertical

Fonte: bloglovin

Uma ideia linda, e super simples, é o uso de treliças para montar seu jardim. É possível encontrá-las em lojas de decoração ou jardinagem por um bom preço. Mas claro que este projeto sai ainda mais barato se você fizer sua própria treliça. Assim, poderá escolher o tamanho e largura que fique melhor no seu cantinho. Basta fixar  os pequenos potinhos com braçadeiras e pronto, você cria um jardim vertical sem ocupar espaço algum.

2. Canecas

jardim vertical como fazer

Fonte: sinhaloja

Essa ideia é, sem dúvidas, uma das mais simples e fofas. As canecas dão um toque de delicadeza à qualquer ambiente, e com certeza você tem algumas sobrando por aí. Você pode colocá-las numa prateleira, no para-peito do uma janela, em cima da geladeira, etc. Não tem segredo! Escolha plantas de porte pequeno, como as suculentas, e plante nas xícaras e canecas para montar um mini jardim cheio de charme.

Veja algumas ideias para personalizar suas canecas clicando aqui.

3. Latas de tinta

jardim vertical

Fonte: pinterest

Se você tem por aí algumas latas de tinta vazias, já pode começar a criar seu jardim dentro de casa. Basta escolher as plantas e colocar a mão na massa. Essa ideia é ótima para quem quer investir em plantas de porte médio como o pau d’água, a begônia ou lírio da paz, por exemplo. Você ainda pode usar vários tamanhos de lata e criar um bela composição de flores e plantas com tamanhos diferentes para seu jardim.

4. Escada

Você tem uma escada velha sem utilidade por aí? Então está na hora de usá-la para decorar a sua casa. Isso mesmo! Uma escada dobrável é tudo que você precisa para compor um lindo e delicado jardim na sala. Você só precisa inserir pedaços de madeira que unam os dois lados. Assim, poderá colocar vasinhos de cactos e suculentas, samambaias e flores de tamanhos diferentes. O resultado vai ficar lindo!

5. Horta Suspensa

Já imaginou ter uma horta na cozinha do seu apartamento? Isso pode ser bem fácil. Afinal, você só vai precisar de alguns vasos e ganchos. Plante ou compre as mudas que quiser na sua horta e pendure os vasinhos no seu porta pano de prato usando ganchos. A tarefa de cozinhar vai ficar muito mais verde!

6. Caixotes

jardim vertical caixote

Fonte: blogrever

Que os caixotes de feira são grandes aliados na decoração nós já sabemos. Mas que tal usá-los para montar um pequeno jardim na sua sala, por exemplo? Tudo que você precisa é posiciona-los da forma que quiser e preenchê-los com seus vasos e plantas. Procure criar vários níveis usando caixotes com alturas e tamanhos diferentes. Fácil, não é?

7. Prateleiras

ideias de jardim vertical

Fonte: thekitchn

Se espaço é realmente um problema na sua casa, aposte nas prateleiras! Elas dão um efeito super bonito, e podem ser colocadas em qualquer cômodo. Para este tipo de jardim, é importante investir em plantas de pequeno porte para que elas não cresçam demais e você tenha que mudar de lugar. Essa ideia também serve para hortas verticais.

8. Jardim Suspenso

jardim suspenso

Fonte: pinterest

O jardim suspenso é uma excelente alternativa para apartamentos e casa pequenas. Isso porque você pode plantar a quantidade que quiser, basta se planejar e montar sua própria estrutura. O resultado fica lindo e o passo a passo é bem fácil. Veja aqui.

9. Terrário

como fazer um terrário

O terrário, além de lindo, é muito fácil de fazer. Ele vai dar aquele toque verde que sua sala ou quarto estão precisando de mais vida. E tudo que você precisa é um aquário e algumas pedrinhas decorativas. E como, normalmente, são feitos com suculentas, quase não dão trabalho para cuidar. Ensinamos aqui na Revista Artesanato como fazer um terrário de forma simples: veja o passo a passo.

10. Vasos

jardim vertical

Se você adora plantas, com certeza tem em casa alguns daqueles vasos de barro sem graça, não é? Então chegou a hora de dar outra cara para eles. Uma ótima ideia é pendurá-los com ganchos na varanda de casa. Eles vão dar um toque alegre à sua casa e deixar a vista muito mais bonita.

Como você viu, é muito simples dar mais cor e vida à sua casa com um jardim vertical. A falta de espaço não é mais desculpa para a falta de verde na sua vida.

Se você gostou das dicas ou tem alguma outra sugestão, deixe um comentário pra gente!

Veja também:

Ideia de personalização para vaso de plantas

Transforme Lâmpadas em Vasos para Varanda – Passo a Passo

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

17 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Jardinagem Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email