Pacote de Moldes

Como Fazer Peso de Porta em Tecido

O barulho de portas batendo pode ser extremamente incômodo e irritante, sem falar nos sustos desagradáveis ou possíveis estragos, principalmente em ambientes em que há muita corrente de ar. O passo a passo de hoje é bem útil para você que quer resolver de vez esse problema: vamos ensinar como fazer peso de porta em tecido!

O peso de porta em forma de pirâmide artesanal pode ser feito com as estampas ou cores que mais combinem com o ambiente da sua casa. Além de dar um toque pessoal e único, este artesanato acaba saindo bem mais barato do que um peso de porta convencional, comprado em loja. Vem ver só como é fácil de fazer!

Veja também:

27 Modelos de Peso de Porta em Tecido – Lindos e Inspiradores

Moldes de Feltro

15 Ideias de Artesanato com Corda para Decorar sua Casa

Que tipo de tecido usar

Por se tratar de um objeto pesado e cheio de areia ou pedras, não é qualquer tecido que pode ser usado em sua composição. Os mais recomendados são os tecidos de algodão mais grossos, como jeans, sarja ou brim. Por serem materiais mais caros nas lojas, procure no seu guarda-roupas ou no armário das crianças por peças que estejam rasgadas ou que não sejam mais usadas, para que você possa reaproveitar o tecido.

O tricoline também é indicado, e sairá mais barato que os tecidos citados acima. Procure por aqueles que tem mais algodão na sua composição. Por serem mais mais resistentes, vão durar muito mais tempo sem danificar. Vamos ao passo a passo?

Como fazer peso de porta triangular em tecido – Passo a Passo

Materiais Necessários:

  • 2 tecidos de diferentes estampas
  • Feltro
  • Fita de viés colorida ou estampada
  • Areia (para dar peso)
  • Saco plástico pequeno
  • Tesoura de tecido
  • Máquina de costura
  • Alfinetes
  • Agulha e linha

 Passo a passo:

1.   Corte o tecido

Corte quatro triângulos com a altura que escolher para seu peso de porta. Dois em cada estampa. Corte também dois quadrados para a base, um de feltro e um de tecido.

como fazer peso de porta

2.   Costure os triângulos

Costure dois triângulos juntos pela lateral, lado direito para cima, passando costura reta e variando as estampas para criar um efeito bem colorido para sua pirâmide.

como fazer peso de porta

3.   Faça a alça

Coloque um par de triângulos sobre a mesa, com o lado estampado para cima. Dobre a fita de viés ao meio e prenda com alfinete no topo dos triângulos, formando uma alça. Depois, passe uma pequena costura na fita para fixá-la.

4.   Forme a pirâmide

Pegue o outro par de triângulos e coloque-o alinhado com o primeiro, estampa com estampa. Passe uma costura reta nas laterais.

como fazer peso de porta

5.   Faça a base

Para fazer a base, coloque as peças quadradas juntas, o feltro por baixo e a estampa do tecido para cima. Com o peso de porta ainda do avesso, combine cada canto usando alfinetes para que a junção, na hora de costurar, fique exatamente nos cantos da base.

como fazer peso de porta

6.   Costure a base

Passe costura reta na base com margem de 1cm em cada borda, deixando uma abertura em um dos lados para desvirar a pirâmide no próximo passo.

7.   Desvire a peça

Desvire o peso de porta delicadamente, tocando cada canto com a ponta do dedo para dar a forma correta.

como fazer peso de porta

8.   Coloque o enchimento

Agora é hora de encher! Coloque o saco plástico dentro do peso de porta e vá enchendo de areia. Você pode usar uma colher ou funil para ficar ainda mais fácil. Quando estiver pesado o bastante, amarre o saco e feche a abertura costurando à mão.

como fazer peso de porta

Pronto! Seu peso de porta está prontinho para ser usado.

Agora que você já aprendeu como fazer peso de porta em tecido, capriche nas estampas e cores alegres para trazer alegria (e silêncio) para o ambiente.

Aproveite para contar pra gente nos comentários o que você achou deste tutorial!

Imagens e passo a passo: StrickStern | TheseWingDirectory 

Veja mais:

Peso Para Portas Feito Com Caixa de Leite

3 Dicas de Decoração com Juta Pra Deixar a sua Casa Linda

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]