Pacote de Moldes

Como Fazer Chaveiro de Tecido – Passo a Passo Fácil

como fazer chaveiro de tecido

O nosso tutorial de hoje vai te fazer querer ter várias cópias da chave de casa. Vamos te ensinar a fazer um chaveiro de tecido de um jeito pra lá de fácil, sem perder o encanto e com um ótimo acabamento. Além disso, esta é uma excelente dica de artesanato rápido, que ainda pode render uma graninha extra.

E o melhor, reaproveitando retalhos de outras costuras, ou comprando baratinho em qualquer loja de aviamentos, o preço de custo da peça é baixinho. Dá para fazer chaveiros para presentear ou para lembrancinhas de chás de bebê e aniversário infantil. Certamente você vai ter mais um milhão de ótimas ideias. Vamos lá?

Veja também:

Moldes de Feltro

Chaveiro de Feltro em Formato de Ursinho

25 Coisas que Você pode Fazer com Retalhos de Feltro

Material Necessário

  • Retalhos de tecido
  • Manta R1
  • Retalho de feltro
  • Fita de sarja
  • Base para chaveiros
  • Linha de costura
  • Papel branco (para o molde)
  • Caneta esferográfica ou lápis
  • Tesoura
  • Ferro de passar
  • Máquina de Costura

como fazer chaveiro de tecido

Essa manta é o que vai facilitar – e muito – o seu trabalho. Talvez seja o único item que você não tenha em casa. Mas que é facilmente encontrado em armarinhos por um bom preço. Ela facilita sua vida por deixar a peça com uma camada fofinha e plana, evitando que o  chaveiro amasse facilmente.

Vamos ao Passo a Passo

Passo 1: Comece escolhendo o tamanho e forma do seu chaveiro. Aqui o formato é redondo, com diâmetro de 6 cm.

Passo 2: Escolha dois retalhos de tecido de sua preferência. Um deles vai ser a parte frontal e, o outro, a parte traseira do chaveiro de tecido.

Passo 3: Faça um molde do círculo com no papel transfira para o tecido.

como fazer chaveiro de tecido

Passo 4: Coloque o lado avesso do tecido em cima da manta R1. Em seguida, coloque o ferro na temperatura média sobre o tecido. Deixe em cima por uns 15 segundos. Depois de frio, recorte na marca do molde.

como fazer chaveiro de tecido

Passo 5: Agora é hora de recortar. Nosso chaveiro será redondo e estampado com a letra “C”, mas você pode soltar a imaginação e usar botões, feltro, EVA e outros materiais ou formas que quiser para decorar o seu. Não limite sua criatividade!

Passo 6: Depois de cortar o feltro de acordo com seu molde, coloque ele sobre a parte frontal do chaveiro com a ajuda de alfinetes e costure.

Passo 7: Agora é só pegar a parte traseira, também cortada no molde circular, e colocar por detrás do chaveiro.

como fazer chaveiro de tecido

Passo 8: Passe tudo na máquina de costura, deixando um pequeno espaço de 1 cm (como na imagem) para aplicar fita que irá unir o chaveiro à argola. Depois de costurado, use uma tesoura ondulada para dar um charme às bordas do seu chaveiro.

como fazer chaveiro de tecido

Passo 9: Corte um pequeno pedaço da fita de sarja (com largura de 1 cm) e insira uma das pontas dentro do furo. Em seguida, coloque a argola de metal e junte as pontas, também dentro do furo.

como fazer chaveiro de tecido

Passo 10: Agora é só costurar o restante do chaveiro. Ele já está pronto!

como fazer chaveiro de tecido

Explicamos tudo de forma bem detalhada, mas a confecção do chaveiro de tecido é muito rápida. Ou seja, você pode fazer muitas peças em muito pouco tempo, inclusive adaptando essa costura com a manta para fazer capas de celulares, bolsas, entre outras peças.

Aprenda mais

E por falar em bolsas, convidamos você a conhecer nosso curso de bolsas descoladas. Você pode usá-las para presentear amigas, parentes e, claro, ganhar uma grana extra sem sair de casa. Acredite: você irá confeccionar peças únicas e de qualidade superior.

Imagens e passo a passo: Craftiness Is Not Optional

Veja também:

Sorvete de Feltro com Passo a Passo e Molde

Como Fazer um Porta Moedas de Coruja – Passo a Passo

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

6 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]