Pacote de Moldes

Como Fazer uma Horta Vertical – Dicas Simples e Inspirações



Também conhecida como horta suspensa, a horta vertical é uma forma de cultivar plantas, ervas e hortaliças longe do chão. Ela é ideal para casas com pouco espaço ou apartamentos. É uma forma de você continuar perto da natureza mesmo em ambientes que aparentemente não te permitam isso.

Pensando nisso, vamos te ensinar como fazer uma horta vertical, com dicas de plantio, vasos e de hortaliças que se adequam bem a esses ambientes. Veja só!

Veja também:

10 Ideias Simples para Montar um Jardim Vertical em Casa

Moldes de Feltro

Como Fazer uma Horta Vertical com Pallets

Aprenda como fazer uma horta vertical

O primeiro passo na hora de fazer uma horta vertical é definir o local em que ela ficará. A maior parte das plantas necessita de, no mínimo, três horas diárias de exposição direta ao sol. O sol da manhã, por ser mais suave, é o mais ideal. Por isso pense e repare em que lado do seu lar ele nasce.

como fazer uma horta vertical

Fonte: vagabomb

O segundo passo é saber que só se rega a horta quando a terra estiver seca. O excesso de água faz mal à planta. Uma dica ótima é deixar as plantas que necessitam de menos água em cima e as que demandam mais água embaixo, para que os vasos da parte inferior fiquem com mais água armazenada.

É importante colocar em sua horta plantas que possuam características parecidas, seja com relação à exposição solar, seja com relação à necessidade de água, entre outras questões que envolvam o cultivo.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Quanto aos tipos de vasos, esses podem ser de cerâmica, fibra de coco ou plásticos, ou você ainda pode reaproveitar materiais para confeccionar o lugar do plantio, como canos de PVC e garrafas pet.

É necessário estar atento às características dos vasos, pois cada um tem uma especificidade e comporta um tipo de planta. Se eles forem feitos com garrafas ou canos, por exemplo, as plantas não poderão ter raízes profundas. Se forem vasos de cerâmica, é necessário impermeabilizá-lo antes do plantio, uma vez que esse tipo de material absorve a água da planta, podendo deixá-la desidratada.

Já se o recipiente for uma jardineira, tome cuidado com algumas misturas: hortelã e manjericão, por exemplo, não podem ser plantados com outras ervas, pois são invasoras e atrapalham o crescimento das demais.

E o principal: não se esqueça de adubar bem a sua horta. As plantinhas agradecem!

como fazer uma horta vertical

Fonte: vivadecora

O que plantar numa horta vertical?

Se o objetivo for apenas decorar, você pode plantar cactos e flores, por exemplo. Mas sempre é interessante você investir em opções que serão úteis no seu dia-a-dia, como temperos, ervas, hortaliças e alguns legumes.

Algumas opções para plantar na horta vertical são: hortelã, menta, tomilho, coentro, salsinha, cebolinha, orégano, agrião, melissa, manjericão, alecrim, sálvia, alfazema, lavanda, boldo, mirra, tomilho, manjerona, camomila, erva doce, babosa, alface, cereja, tomate, couve, almeirão, pimentão e algumas variedades de pimenta.

6 Tipos de hortas verticais que vão te inspirar

1. Reaproveite os canos de PVC que sobraram das obras.

como fazer uma horta vertical

Fonte: pinterest

2. As hortas verticais com garrafa pet também ficam lindas. Se você quiser saber mais sobre como aproveitar esse material em sua horta, é só dar uma olhadinha aqui.

3. Uma horta vertical com pallets ou caixotes de feira permite um visual incrível ao seu lar. Saiba como fazer aqui.

como fazer uma horta vertical

Fonte: koorla

4. Componha a decoração da sala.

como fazer uma horta vertical

Fonte: casaabril

como fazer uma horta vertical

Fonte: tuacasa

5. No meio da cozinha também vale!

como fazer uma horta vertical

Fonte: decorfacil

6. E até mesmo se você tiver espaço suficiente no quintal para fazer jardins convencionais, vale a pena estilizar com uma horta vertical. Ela dá um outro estilo ao seu quintal e deixa o espaço mais elegante.

como fazer uma horta vertical

Fonte: decorfacil

Com pouco espaço é possível levar a natureza para dentro de casa e ainda deixar cada canto de cara nova. Agora que você já sabe como fazer uma horta vertical, o que está esperando para começar? Aproveite as férias e tire um tempinho para cultivar essas maravilhas. Conte-nos o que achou!

Veja também:

Aprenda Como Fazer Jardim Vertical – 2 Modelos Fáceis

Como Usar Garrafas Pet para Fazer Mini Horta em Casa

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Jardinagem Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email