Pacote de Moldes

Modelos Incríveis de Cortina Artesanal para dar um Toque Especial à Decoração

Decorar a casa é uma tarefa muito prazerosa. É divertido poder colocar a personalidade em cada pequeno detalhe dos interiores. Também encontrar soluções para deixar os ambientes mais confortáveis. 

O lar é um bom refúgio e deve merecer toda a atenção possível. E algo que pode fazer a diferença em seu visual é a colocação de uma linda cortina em cada cômodo.

Cortinas são capazes de dar um toque de charme a mais a praticamente todos os cantos de uma casa. Você também pode se valer deste recurso para transformar os cômodos do seu lar de forma bem rápida e até mesmo barata. 

Que tal fazer suas próprias cortinas de modo artesanal?. Pois saiba que artesanato aplicado à cortina ou cortina artesanal é uma ótima oportunidade de inovar em decoração de interiores. Confira a seguir.

Moldes de Feltro
Revista Viva Decora

Veja também:
8 Dicas Incríveis de Decoração para Banheiro Pequeno
Como Explorar Tapetes de Crochê em uma Decoração Moderna

O papel das cortinas em decoração de interiores

Cortina é um daqueles elementos que só vem a favorecer os ambientes. Uma peça assim é capaz de deixar um cenário decorado visualmente mais bonito e confortável. Mas os benefícios não param por aí. 

Ela ainda deve ajudar na regulagem da temperatura interna do imóvel, bloqueando parcialmente a entrada de raios solares. Além disso, oferecer mais privacidade para os moradores.

Então, como dito antes, cortinas são um recurso muito válido para enriquecer a decoração de vários cômodos – da sala e quarto ao banheiro e cozinha. E, sim, as cortinas artesanais são uma opção a ser considerada para a sua casa.

Revista Viva Decora

O valor de um trabalho artesanal na decoração de interiores

Pacote de Guirlandas em Feltro

Trabalhos em artesanato não são apenas enfeites para serem usados em interiores. Eles representam muito mais. Podem simbolizar parte do gosto e da personalidade de uma pessoa. 

Um jeito de colocar um toque pessoal nos cômodos, de deixar a casa mais colorida e divertida – bem de acordo com o seu jeito de ser, suas experiências e momentos especiais de vida.

Outra vantagem dos trabalhos artesanais é a economia de dinheiro e também ajuda o planeta que eles podem proporcionar. Afinal, dependendo da proposta, se faria a reciclagem de vários materiais – inclusive dos que iriam para o lixo -, dando um novo destino, criando algo útil para o lar. Talvez seja por isto que a ideia de se colocar artesanato em interiores nunca tenha saído de moda.

Todo tipo de artesanato, ou seja, de trabalho realizado à mão é um processo que se transforma ao longo dos anos. 

Revista Viva Decora

Sobre as cortinas artesanais

Cortinas artesanais podem ser algo muito bonito de se ver. Elas podem criar um clima todo especial dentro de casa. Agora, é preciso saber escolher a peça certa, feita na técnica adequada, e que se encaixe com o efeito visual proposto para o lar. 

E por falar nisto, é preciso destacar que existe uma gama enorme de técnicas artesanais possíveis de serem utilizadas para a criação de cortinas artesanais.

Se a ideia for apenas aplicar um detalhe a uma peça, pode-se começar experimentando a técnica de pintura à mão livre ou pintura com estêncil. Outra opção são os bordados ou as aplicações de tecido – que inclusive podem ser feitas com a ajuda de uma à máquina de costura simples. 

Também é possível fazer flores em crochês ou pequenos enfeites em feltro, e até um barrado – ou bandô – para aplicar sobre a cortina.

Contudo, pode-se pensar em fazer toda a cortina de modo artesanal. Neste caso, daremos algumas dicas inspiradoras a você no tópico seguinte.

Revista Viva Decora

As melhores ideias para fazer uma cortina de modo artesanal

É possível fazer uma cortina de modo artesanal usando vários materiais diferentes. Com criatividade, é possível montar um fechamento leve para portas e janelas, por exemplo, com lacres de latas de refrigerante, tiras de garrafa PET, EVA, miçangas e botões. Variando peças de cores, tamanhos, formas e intensidade de brilhos diferentes e unindo-as em cordões de barbante. O resultado pode ficar mesmo incrível.

AH.SIM | Revista Viva Decora

Como pano de fundo para festas de aniversário, tem-se utilizado bastante as cortinas feitas com tiras de tecido – criando um cenário em muito alto astral. 

O patchwork daí já é um trabalho mais complexo e que serve para modelar aquelas cortinas mais densas e fechadas. Elas proporcionam um “jeitinho de lar” bem gostoso e são perfeitas para cobrir janelas de quartos – sobretudo infantis.

Revista Viva Decora
Revista Viva Decora

Cortinas em crochê

Agora, de fato, os trabalhos com cordões são aqueles que geram resultados mais impressionantes quando o assunto é cortina artesanal. Eles vêm ganhando cada vez mais espaço em propostas para interiores. 

Um exemplo são as peças em crochê. As feitas em cordas de fibras naturais cruas são mais clean e fáceis de combinar com tudo. Mas é possível também criar modelos em outras cores.

Existem vários tipos de barbantes. Vale brincar com as possibilidades. É possível até adicionar miçangas às linhas para a montagem das cortinas. Ou então acrescentar as tais flores em crochê, criando um lindo efeito tridimensional. 

Um artesanato assim, leve e fácil de manusear, pode ser a solução para várias situações de projeto. Portanto, considere usar cortinas artesanais na decoração de sua residência, aproveite para usar toda sua criatividade e talento!

Revista Viva Decora

Essas dicas de como complementar a decoração da casa com cortinas foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Decoração de Cozinha Pequena: Dicas e Modelos para se Inspirar
Personalize a Decoração Usando Tecidos nas Paredes

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Uncategorized Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email