Pacote de Moldes

Personalize a Decoração Usando Tecidos nas Paredes



Fala-se muito sobre tecido na biologia. Diz-se que é um conjunto de células que têm determinada função em organismos multicelulares.

Agora, o tecido resultante do processo de tecelagem é uma invenção humana. As finas tramas são usadas, sobretudo, para a criação de vestimentas.

Porém, também podem aparecer em vários pontos da decoração de interiores, incluindo nas paredes. Duvida? Então, continue lendo!

Revista Viva Decora

Veja também:
5 Ideias Incríveis de Decoração com Tecido – Faça Você Mesmo
Como Decorar a Parede Gastando Pouco – 7 Ideias Lindas Para Copiar

Moldes de Feltro

Por que usar tecidos como revestimento de paredes

Tecidos podem, sim, serem utilizados como revestimento de parede. Essa prática não é muito comum de se ver na maioria das propostas de arquitetura e design de interiores.

Isso porque é uma alternativa considerada cara pela maioria das pessoas. Contudo, é ótima para renovar um cantinho especial da casa. Em tese, é fácil de fazer. E o resultado é incrivelmente surpreendente!

Revista Viva Decora

Existem vantagens de se usar tecidos, ao invés de tinta, para cobertura de paredes. Primeiro, a possibilidade de dar uma repaginada rápida em qualquer ambiente da casa. Segundo, personalizar os ambientes de uma maneira diferenciada e bastante colorida.

Até porque existe uma  vasta gama de opções de tecidos para parede à venda nas lojas. E todos podem dar mais conforto, aconchego e beleza ao lar!

Revista Viva Decora

Opções de tecidos para paredes à venda nas lojas

Fazendo uma busca rápida em lojas especializadas em artigos para casa, é possível encontrar vários bons exemplos de tecidos próprios para aplicação em paredes.

Estes tecidos são mais encorpados – 70% algodão -, fabricados pensando na possibilidade de receberem uma cola especial que os fará aderir às superfícies. E os fabricantes têm oferecidos centenas de opções de estampas, cores e padronagens.

Pessoas com habilidades manuais têm se empolgado com as possibilidades que os tecidos para paredes oferecem para as decorações. Os projetistas de interiores também têm investigado formas de criar, com tecidos, efeitos incríveis em suas propostas.

Por isso é que tal tendência, mesmo com o surgimento de novas tecnologias, como as dos adesivos vinílicos, têm se mantido ao longo dos anos.

Revista Viva Decora

Como escolher um modelo de tecido para parede

Para mudar a decoração de sua casa, você pode escolher o tecido próprio para revestimento de parede que quiser. O material pode possuir uma cor lisa ou ser completamente estampado.

A principal diferença entre optar por modelo e outro será a quantidade em metro de rolo que precisará comprar. A dificuldade é quase a mesma do papel de parede, quanto maior a escada da padronagem mais difícil será fazer as emendas.

Ana Luisa Previde|Solange Vale

Você pode combinar um tecido liso com um listrado ou floral que ficará lindo. Pense no estilo de decoração do ambiente – retrô, clássico, moderno ou outro -, assim como sua cartela de cores.

Seja criativo na escolha! Cubra uma parede inteira ou aplique o material em uma zona específica, preenchendo boiseries, por exemplo – áreas de parede limitadas por molduras. Só cuide para não comprometer a harmonia visual do ambiente!

Conceição Estrela Pinto Barbosa

Como aplicar tecidos às paredes da casa

Você precisa saber que, assim como acontece com os revestimentos vinílicos, os tecidos para parede não irão aderir às superfícies se elas estiverem em más condições.

Sua colagem pode não acontecer em áreas sujas, mofadas e úmidas.  Inclusive, mesmo se a parede estiver boa, mas a pessoa não souber aplicar o material da forma correta, pode acabar surgindo bolhas indesejadas.

Helena Koki

Antes de usar tecidos como revestimento nas paredes, primeiro deve-se aplicar massa corrida em todos os buracos e rachaduras existentes na superfície.

Depois, lixar, limpar e secar. Daí faz-se uma mistura de cola branca e água, que deve ser aplicada à parede com a ajuda de um rolinho. Então é só ir aplicando o tecido com uma espátula. Nessa hora, é preciso agir com paciência para que o resultado fique satisfatório!

Revista Viva Decora

Limpeza e manutenção

Com o passar dos anos, após a aplicação dos tecidos às paredes da casa, tal material deve ir acumulando poeira – o que é absolutamente normal. A limpeza disso poderá ser feita com um pano seco ou um pano umedecido com água e sabão neutro.

Aline Cobra Design e Arquitetura

Já se o tecido ficar, com o tempo, danificado demais, é melhor removê-lo por completo. Para isso, será preciso amolecer sua cola, sendo que os resquícios precisarão ser lixados depois.

Onde mais aplicar tecidos na decoração de interiores

Se você tem medo de ser tão irreverente assim, pode usar os tecidos de outra forma na decoração de interiores.

Revista Viva Decora

O material pode ser aplicado não só nas paredes e tetos. Uma ideia é usá-lo para fazer detalhes charmosos em fundo de estantes e nichos; tampos ou portas de armários; volta de painéis de TV, cabeceiras e espelhos; e muito mais.

A sua criatividade é que mandará!, mão à obra!Estas dicas de decoração com tecidos nas paredes foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
27 Modelos de Peso de Porta em Tecido – Lindos e Inspiradores
Artesanato com Tecido – 27 Ideias Incríveis para Copiar

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email