Como Usar Almofadas de Crochê para Deixar sua Casa do Jeito que Você Gosta

Como Usar Almofadas de Crochê para Deixar sua Casa do Jeito que Você Gosta

Uma decoração repleta de peças de crochê não tem nada a ver com a “casa da vovó”, engana-se quem pensa assim. Na verdade, esse tipo de artesanato, com o passar dos anos, passou a ter grande prestígio, ganhando espaço de destaque nas propostas de design e arquitetura de interiores.

Ou seja, não é algo brega e sim da moda! As imagens apresentadas a seguir provam isso e, certamente, vão lhe inspirar. Confira!

Veja também:

11 Ideias Lindas Para Usar Crochê Na Decoração Da Sua Casa

Amigurumi Passo a Passo – Como Fazer Bichinhos de Crochê

Um pouco sobre o surgimento do crochê

Já se pôde entender que o crochê é uma forte tendência de decoração para casa. Mas, quando e onde ela surgiu? Bem, na verdade, a palavra “crochê” faz relação com o termo “croké”, que se trata de um instrumento de ferro recurvado usado na Idade Média.

Durante o século XIX, na França, surgiu a expressão “broder au crochet” ou “bordar com o gancho”, que é a primeira referência que se tem dessa técnica.

Fonte: Mousse Arquitetura

Desde então, o crochê pôde ser visto empregado várias e várias vezes – e de diversas formas – na decoração de interiores. Por algum motivo, em certo período da história, ele caiu em desuso.

Mas, agora, está de volta e pode ser facilmente adaptado às propostas contemporâneas. Acompanhe as dicas a seguir e descubra como usar, com criatividade, almofadas de crochê para deixar o seu lar mais bonito e aconchegante.

Características das almofadas de crochê

Claro que é possível admitir que, num primeiro momento, a imagem da almofada de crochê faça a pessoa lembrar-se da casa da sua avó. Isso se deve ao fato de que decorar com artesanato realmente combina mais com um cenário simples, familiar, de que todos amam. Mas, peças assim são bem mais que isso.

Na verdade, é uma ótima alternativa para quem busca dar um toque de personalidade e identidade aos ambientes.

Almofadas de crochê têm texturas bem marcantes. Geralmente, os decoradores as usam para dar cor e deixar mais aconchegante os espaços das casas.

Elas combinam bem com suas propostas modernas, minimalistas e sóbrias; e com aquelas de ar retrô divertido. Trata-se de uma linha de artesanato que vai bem com quase tudo, tanto residências localizadas em regiões de clima frio quanto de praia, tanto faz.

Como usar as almofadas de crochê na decoração dos ambientes

O segredo dos projetistas sobre como usar almofadas de crochê em vários pontos da casa e, contudo, ainda deixar os ambientes harmoniosos é simples, o bom senso. Justamente, por serem peças de visual tão marcante, é arriscado abusar delas na decoração. Há um risco do cenário se tornar pesado, cansativo e nostálgico demais. Portanto, cuidado quando for usar algo assim na sua casa!

De todo modo, para aqueles que não têm medo de ousar, o crochê pode ser um valioso curinga, utilizado desde a sala até o quarto, varanda ou outro lugar. Cada dia são criados pelos artesãos novos pontos de linha diferentes e padrões totalmente inusitados, uns delicados e outros cheios de detalhes especiais.

Com isso, consequentemente, surgem novos produtos no mercado, capazes de mudar a cara de qualquer ambiente.

Nos dormitórios, almofadas de crochê podem ser colocadas sobre as camas, como complemento ao jogo de travesseiros. Nas salas de estar, sobre os sofás, poltronas e chaises. E nas varandas, sobre bancos e banquetas. O uso vai depender da criatividade do decorador. As opções são infinitas!

Outras formas de se usar o crochê na decoração de interiores

Quem tem paciência pode fazer do crochê uma atividade terapêutica e criar várias peças diferentes para a decoração da casa. Nem só capas de almofadas a pessoa consegue fazer com esta técnica, mas também colchas, pufes, mantas, cortinas, guardanapos, toalhas de mesa, bordas de pano de prato e mais.

Muitas dessas peças, quando devidamente usadas nos interiores, tendem a virar expressão de bom gosto e estilo, pode apostar!

Agora, se você não tem qualquer habilidade manual, não se preocupe. Sempre é possível comprar algo pronto. Não tenha medo de ousar! Valha-se de almofadas e outros artigos de crochê para mudar a decoração da sua casa.

Estas dicas de decoração com almofadas de crochê foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:

Maxi Crochê – Aprenda Como Fazer Manta com Fio de Malha

Aprenda 3 Pontos de Crochê Passo a Passo

Revista Artesanato
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

4 Comentários
  • Aldacy da Silva Milhomem Gomes

    Olá Bom dia
    Gostei muito das ideias apresentadas muito lindas, parabéns a todos os empenhados com a produção.
    Artesanato enche os meus olhos de encantamento pois compete a mim dizer que o crochê é algo que vem de uma alma pura e cheia de ternura pois, o mesmo não se faz ou produz qualquer peça com a cabeça quente mais ele como um manto que acalenta a alma.

  • Benilda matiussi

    Parabéns, trabalhos lindos e delicados, o croché é um artesanato muito lindo,e trabalhoso,pois poucos da o divino valor,amo fazer croché

  • Maria do carmo

    Olá, lindos trabalhos, mas acho que a peça 02 colcha e almofada são de tricô e não maxi crochê. Confiram.

[Grátis]
[Grátis]