Pacote de Moldes

Decoração de Festa Junina – 50 Ideias Incríveis Para se Inspirar



Está chegando o mês mais colorido do ano. O mês das festas junina já chega trazendo o frio e também sua decoração super animada, cheia de bandeirinhas, chita e xadrez. E foi pensando nisso que criamos uma super lista com 50 ideias de decoração de festa junina para você se inspirar e fazer seu próprio arraial!

Você não precisa gastar fortunas com decoração, nem contratar ninguém para montar sua festa. Com as dicas do post de hoje, você vai criar peças para decorar toda a festa, nos mais pequenos detalhes. Gastando pouco e usando até materiais que você já tem em casa. Vamos lá!

Veja também:

3 Lembrancinhas de Festa Junina no Formato de Espiga de Milho

Moldes de Feltro

13 Ideias de Decoração de Festa Junina Com Material Reciclável

Origem da festa junina

A famosa festa junina que celebramos hoje, surgiu no período pré-gregoriano como uma festa pagã para comemorar a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa comemoração acontecia no dia 24 de junho.

No Brasil, o dia 24 de junho é dia de São João, daí surgiu o nome “festa junina”. No período da colonização do país, a festa se popularizou em todo Brasil, mas foi no nordeste que ela se enraizou. Nessa região, as comemorações duram o mês inteiro.

Comidas típicas

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, as festas juninas são sempre recheadas de doces, bolos e salgados feitos desse ingrediente. Para manter o estilo e ainda agradar os convidados, deixe de lado os brigadeiros e beijinhos para investir na pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho.

Além dos deliciosos doces feitos com milho, outros pratos também são muito bem-vindos: arroz doce, bolo de amendoim, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque.

Estampas e tecidos

Por si só, uma festa junina já começa animada pelas estampas e cores. O tecido de chita não pode faltar. Assim como o xadrez de todas as cores. Mas não se limite à essas duas opções. Ao longo do post você vai ver que dá pra inovar com qualquer tipo de tecido, e o resultado fica incrível. Agora vamos ao que interessa. Veja abaixo 50 ideias incríveis para decorar sua festa junina.

Decoração de Festa Junina: 50 Ideias Incríveis Para se Inspirar

1. Pé de moleque na tábua

Pacote de Guirlandas em Feltro

Um forma linda de servir os doces típicos na sua festa é colocá-los em mini tábuas personalizadas com lacinhos xadrez. E o melhor: você mesma pode fazer as “madeirinhas” com papel paraná.

2. Bandeirinhas no palito

Que tal levar as bandeirinhas coloridas para os pratos também? Corte em papéis de todas as cores e fixe-as nos palitinhos com cola quente. Dá pra colocar nos mini sanduíches, doces e bolos.

3. Balões dobráveis de papel

Os balões de papel nunca saem de moda. Eles são bonitos e tradicionais. Você mesma pode fazer em casa e espalhar balões por toda a festa. Veja como fazer aqui.

4. Espiga de milho de pipoca

Com algumas folhas de seda verde e saquinhos plásticos para algodão doce você vai encher sua festa de criatividade sem gastar muito. Basta colocar a pipoca nos saquinhos e envolver a base com o papel, depois é só amarrar e pronto!

5. Sacolinhas decoradas com bandeirinhas

Essa dica vale tanto para as lembrancinhas, quanto para as guloseimas servidas na festa. O que você precisa é decorar as sacolinhas de papel pardo com bandeirinhas e guardanapos xadrez. Esse simples detalhe já vai deixar tudo muito mais lindo!

6. Flores na garrafa

As flores vão bem e qualquer tipo de decoração, não é? Então não as deixe de fora da sua festa junina. Uma dica legal é colocá-las em garrafas de vinho ou champanhe vazias. Olha como fica lindo!

7. Doces no chapéu de palha

Um chapéu de palha pode ser um ótimo lugar para os docinhos na mesa do bolo. Misture as cores das forminhas para um resultado ainda mais bonito.

8. Luminárias de tecido

Reaproveite retalhos de tecido e os pisca-piscas do natal para criar uma linda luminária para a decoração da sua festa. Invista em estampas coloridas com motivos diversos e o resultado vai ficar incrível. Veja o passo a passo aqui.

9. Balões de tiras de papel

Quer inovar com balões diferentes e muito fáceis de fazer? Se inspire nesse modelo. Você só vai precisar de tiras de papeis de cores diferentes.

10. Pipoca no cone

A pipoca é barata e gostosa, logo, não pode ficar de fora da sua festa junina. Faça cones de papel colorido e pronto! Não se preocupe com a combinação de cores, afinal é festa junina.

11. Guirlanda junina

As guirlandas não são exclusividades do Natal. Elas ficam muito bonitas com outros temas também. Portanto, decore as suas com motivos juninos e com certeza o resultado vai ficar muito legal.

12. Forma de docinho de chapéu de palha

Coloque os docinhos dentro de chapeuzinhos de palha e deixe sua mesa de guloseimas muito mais bonita. Você encontra esse produto no atacado em sites como Mercado Livre ou Elo7.

13. Enfeites de papel

Que o papel é muito versátil, nós já sabemos. Portanto, solte a imaginação para criar detalhes para sua decoração. As bandeirinhas, lanternas e balões são os mais fáceis de fazer.

14. Tubetes de espiga de milho

Olha só que ideia simples e criativa! Os tubetes, que já são mania nas festas infantis, vão ficar lindos como espigas de milho. E não tem segredo, basta encher de balas amarelas e enfeitar a base com folhas verdes.

Fonte: vivadecora

15. Bandeirinhas de tecido

As bandeirinhas são a maior expressão desta época do ano. Mas que tal inovar e criar modelos de tecido ou feltro que fujam do convencional? As bandeirinhas estampadas com flores ficam um charme só.

Fonte: vivadecora

16. Painel de esteira e chita

Um boa festa de aniversário pede uma bela decoração da mesa do bolo, não é? Os painéis que ficam por trás da mesa ficam lindos feitos com esteiras de palha e tecido de chita! Além de dar mais cor à decoração, esse itens costumam ser bem baratos.

Fonte: vivadecora

17. Balões de papel

Os tradicionais balões de São João são uma boa pedida para enfeitar o ambiente. Para economizar, pendure-os apenas por cima da mesa de doces ou salgados.

Fonte: decorfacil

18. Bonecos caipiras

Os bonecos caipiras vão fazer muito sucesso, tanto na mesa do bolo quanto no resto da decoração. Você pode comprar, ou até fazer você mesma, de feltro, tecido ou EVA. Clique aqui e saiba como fazer.

Fonte: decorfacil

19. Decoração ao ar livre

Se tiver a opção de fazer sua festa ao ar livre, invista com tudo. As típicas festas juninas são sempre à céu aberto e isso é sempre um charme à mais.

Fonte: decorfacil

20. Garrafas pintadas

As garrafas pintadas com motivos juninos podem ser ótimos centros de mesa e servem até para decorar a mesa de doces. Se inspire com a foto abaixo.

Fonte: decorfacil

21. Tubetes com chapéu

Mais uma dica para personalizar os tubetes. Os chapéus de palha vão ficar muito fofos em cima deles, que também podem ser decorados com tecidos e fitas de cetim. Olha como fica o resultado.

Fonte: decorfacil

22. Amendoim do cone

Além do milho, o amendoim é outro ingrediente indispensável para sua festa junina. Para servi-los de forma prática, coloque em cones de papel. Veja o passo a passo do cone aqui.

Fonte: decorfacil

23. Decoração com plantas

Não ter área externa em casa não é motivo para deixar o verde de fora da sua festa. Coloque plantas (naturais ou artificiais) na mesa, no chão ou até em prateleiras. Isso vai dar um efeito delicado à sua decoração.

Fonte: decorfacil

24. Balões e bandeirinhas

Não é porque a vamos criar uma decoração de festa junina, que os balões precisam ficar na gaveta. Uma ótima ideia é misturar os balões tradicionais às bandeirinhas. O resultado fica divertido e bem colorido.

Fonte: decorfacil

25. Lembrancinha de pipoca

Quer lembrancinha de festa junina mais simples que essa? Impossível! Basta preencher um saquinho plástico com pipoca doce e enfeitar com um adesivo ou etiqueta personalizada.

Fonte: decorfacil

26. Bolo fake de pipoca

O bolo fake é uma sensação para as festas de aniversários. Por isso aqui vai uma ideia para a festa com tema junino: o bolo fake revestido com pipoca. Veja um passo a passo bem simples clicando aqui.

Fonte: decorfacil

27. Pote de doce decorado com chita

Outra dica de lembrancinha: reutilize potes de vidro vazios colocando doce de leite (ou brigadeiro). O toque especial fica por conta da tampa decorada com chita e barbante. Simples, fácil e lindo, não é?

Fonte: decorfacil

28. Jarras decoradas com chita

Por falar em chita, também podemos decorar os jarros de suco e os potes de pirulitos com esse tecido. Essa é uma forma bem simples de dar mais vida aos elementos mais simples da decoração.

Fonte: decorfacil

29. Chapéus de palha como centro de mesa

Os chapéus de palha são lindos e criativos centros de mesa. Coloque pirulitos ou flores dentro para deixar ainda mais bonito.

Fonte: decorfacil

30. Bandeirinhas tradicionais

É claro que as tradicionais bandeirinhas de seda não poderiam ficar de fora. Veja só essa ideia que mescla as bandeiras com chapéus de palha.

31. Decoração com papel pardo

Já falamos dos cones de papel colorido para pipoca, mas outra ideia que vai ficar linda, é envolver os petiscos com papel pardo. Ele é super barato e dá o aspecto rústico que a festa junina pede.

32. Doces no copo americano

Simplicidade é a palavra chave da decoração de festa junina. Por isso, até os copos mais simples vão ficar encantadores com os doces típicos. Decore-os com fitas e adesivos coloridos para dar um charme à mais.

33. Pasta americana

Se você quer uma decoração junina, mas não abre mão da tradicional pasta americana, alie os dois elementos criando doces personalizados com o tema!

Fonte: umdocedia

34. Letras decoradas

As letras decoradas ficam lindas em qualquer decoração, não é? Para decorar a mesa do bolo, decore as suas com tecido ou papel xadrez e enfeite com bandeirinhas e balões. Vai ficar lindo!

Fonte: umdocedia

35. Espiga de milho no palito

Voltamos ao milho! E olha só que ideia simples e criativa. Basta cozinhar as espigas de milho e espetá-las em palitos de picolé. Além de lindo, fica muito prático!

Fonte: amaecoruja

36. Bolos caseiros

Bolo de milho, bolo de mandioca, bolo de laranja. Não tem quem não goste de um bom bolo caseiro. Além disso, eles ficam lindos na mesa.

Fonte: amaecoruja

37. Flor de milho para centro de mesa

Que tal criar centros de mesa com “flores de milho”. Passo a passo simples: Corte as espigas com dois dedos de espessura e finque palitos de churrasco. Posicione dentro dos vasos e pronto!

Fonte: amaecoruja

38. Bolo temático

Outra ideia de bolo fake é misturar vários elementos e referências. Como neste bolo da foto, que foi decorado com paçoca, pé de moleque e pipoca.

Fonte: amaecoruja

39. Doce na xícara de porcelana

Aposto que você tem várias xícaras avulsas por aí, certo? Use elas para colocar doces e ainda compor a decoração da sua festa junina. Para dar uma corzinha, fixe uma tira de chita com cola quente.

40. Bastidores de chita

Se você quer usar as cores e estampas com elegância mas não tem muito espaço, considere usar os bastidores para decorar suas paredes. Você só precisa cortar os tecidos, encaixar nos bastidores e pendurá-los na parede.

41. Mesa de doces típicos

Montar uma mesa de doces típicos parece uma dica óbvia, mas não é. Muitas pessoas esquecem do principal. É claro que amamos os brigadeiros e doces tradicionais, mas nada como uma bela mesa de doces típicos como cocada, paçoca e pé de moleque, não é?

42. Parede de chapéus

Os painéis tradicionais podem facilmente ser substituídos por um conjunto de chapéus de palha. O resultado fica incrível!

43. Bandeirinhas xadrez de papel

Um pequeno detalhe como as bandeirinhas de papel colados nas colheres de doces já vão dar outra cara para sua mesa. Pode apostar.

44. Lembrancinhas no tecido xadrez

As lembrancinhas comuns podem ganhar outro visual se embrulhadas em tecido xadrez e fita de cetim.

45. Bolinho com chapéu

Aqueles mini chapéus de palha podem ficar uma graça decorando os doces e bolinhos. Se inspire para fazer em casa!

46. Canjica na xícara

As xícaras e canecas mais rústicas ficam lindas com canjica ou arroz doce. Vale enfeitar com barbante ou fios de juta também.

47. Cupcakes típicos

Os cupcakes são deliciosos e ficam lindos na mesa do bolo. Aposte nas receitas à base de ingredientes tradicionais dessa época do ano: milho, amendoim, etc.

48. Bandeirinhas de cetim

Para dar um toque de cor à mesa, sem ter que passar muito tempo cortando bandeirinhas de papel, aposte numa forma mais simples: compre alguns rolos de cetim coloridos e corte várias tirinhas, cole nos palitos de dente e pronto! Os palitinhos ficam lindos sob pedaços de bolo e até docinhos.

49. Brincadeiras típicas

As brincadeiras juninas nunca saem de moda ou perdem a graça. Crie espaços para brincar de bingo ou pescaria. Além de divertir seus convidados, a festa vai ficar muito mais bonita.

Fonte: casaabril

50. Mini bandeirinhas

Para encerrar esse post super completo, voltamos às bandeirinhas, desta vez em miniaturas. Presas à dois palitos de churrasco, as bandeirinhas podem ser lindos enfeites para os pratos da sua festa. Se inspire na ideia!

Fonte: cerbras

E aí? Nesse post demos 50 ideias incríveis para a decoração de festa junina. Se inspire com as dicas de painéis decorados, lembrancinhas, bolos fake e tudo mais que listamos para criar uma decoração incrível gastando pouco.

Gostou? Tem mais ideias e técnicas para decorar um belo arraial em casa? Deixe seu comentário pra gente!

Veja também:

11 Lembrancinhas de Festa Junina Fáceis de Fazer

Luminárias artesanais para decorar Festa Junina – Faça Você Mesmo

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

7 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido








Festa Junina Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email