Pacote de Moldes

13 Ideias de Decoração de Festa Junina Com Material Reciclável

Com a proximidade do mês de junho, muitas pessoas vão atrás de ideias criativas para decorar festas caipiras e arraiás que acontecem nessa época do ano. Para entrar no clima da comemoração, não há nada melhor do que decorar o espaço da festa com vários enfeites de festa junina, em cores vibrantes e alegres, do jeito que pede a ocasião.

enfeites-de-festa-junina-com-materiais-recicláveis

Agora, imagine poder decorar uma festa junina inteirinha com material reciclado, não seria demais? Pois é, foi pensando nisso que reunimos aqui 11 enfeites de festa junina, todos feitos com material reaproveitado. Essa proposta de decoração é criativa e superbarata.

Aqui você verá inspirações lindíssimas com materiais que provavelmente você já tem em casa, como papel velho, garrafas e sobras de forminhas de doces. Você verá sugestões para confeccionar lindos ornamentos para que a sua festa seja um sucesso! Se você gostou do assunto, continue lendo esse post para ver todas as dicas, garanto que vai valer super a pena!

Moldes de Feltro

Veja também:

Decoração de Festa Junina – 50 Ideias Incríveis Para se Inspirar

Decoração para festa junina – Espantalho de tecido

Decoração com Copos e Pratos Descartáveis

Os copos e os pratinhos descartáveis são ótimas pedidas para decorar festas e gastar pouco. Veja abaixo duas sugestões de enfeites de festa junina feitos com esses materiais.

decoracao-com-material-reciclável-para-festa-junina

Imagem: casadetrecos.blogspot.com.br

1. Você pode usar copos descartáveis que sobraram de outras festas para apoiar as plaquinhas com o nome das comidinhas que serão servidas. Para firmar o palito no copo, use brita fina, argila, ou outro material que estiver ao seu alcance, mas tome cuidado para que o produto usado não caia na comida. Para evitar esse inconveniente, basta encapar o copo com um pedaço de celofane e prendê-lo com uma fita, vai ficar ótimo!

bandejas-de-pratinhos-descartáveis-para-festa-junina
Pacote de Guirlandas em Feltro

Imagem: sugardance10.wordpress.com

2. Você pode usar copos e pratos feitos de papelão ou isopor para criar bandejas superlegais para colocar os doces, pé de moleque, paçoquinha, cajuzinho e outros quitutes que são comuns nas festas juninas. Essa dica super prática pode salvar qualquer festa junina pensada de última hora.

Clique aqui para ver o passo a passo em fotos.

Decoração com Garrafas e Potes de Vidros

Os recipientes de vidro são bastante acessíveis, e têm sido muito usados para decorar festas e eventos. Se você ainda não tem o hábito de reaproveitar esses materiais, a hora é agora, comece pela decoração da próxima festa junina.

garrafas-decoradas-para-festa-junina

Imagem: sugardance10.wordpress.com

3. As garrafas de vidro decoradas ficam ótimas como centro de mesa, são simples, mas conseguem ornamentar os espaços de forma única, principalmente por se tratar de algo artesanal. Vale usar as tão conhecidas garrafas long neck para dar aquela incrementada na festa junina, é só acrescentar uma bandana de tecido e um mini chapéu de palha em cada uma para conseguir um clima caipira.

potes-decorados-para-festa-junina

Imagem: www.copyepaste.com

4. Os potes de vidro também podem ser reaproveitados na decoração das festas juninas, basta encapá-los com papel de decoupage para criar lindas lanternas que enfeitam durante o dia e iluminam pela noite.

Decoração com Rolos de Papelão

Os rolos de papelão já são bastante usados por quem curte fazer artesanato com material reciclável. Logo abaixo você vai conferir algumas ideias de enfeites de festa junina feitos com esse material.

fogueira-festa-junina-com-material-reciclado

Imagem: we-made-that.com

5. As fogueiras viraram símbolo dos arraiás, principalmente nas cidades do interior. Mas, se o espaço da festa não permite que você tenha uma fogueira de verdade, faça uma de mentirinha usando rolos de papelão. Essa é uma ótima ideia para divertir a garotada.

Clique aqui para ver o passo a passo em fotos.

fogueira-com-material-reiclado

Imagem: www.homesweethomebodies.net

Clique aqui para ver o passo a passo em fotos.

lanterna-com-rolo-de-papel-higiênico

Imagem: justcraftyenough

6. As lanternas com pisca pisca já são sucesso na decoração de interiores, mas que tal usá-las também para enfeitar a festa junina? Pois é, elas ficam incríveis nesse tipo de festa! Por isso, lembre-se de não jogar fora os rolos de papel higiênico da próxima vez, ok?

Clique aqui para ver o passo a passo em fotos.

porta-treco-com-rolo-de-papel-higiênico

Imagem: craftsbyamanda.com

7. Você pode usar rolinhos de papelão e feltro verde para criar uma peça super legal, um porta lápis no formato de milho, mas que também serve de lembrancinha e centro de mesa para festas caipiras. Com essa dica a decoração da sua festa está mais do que garantida.

Clique aqui para ver o passo a passo em fotos.

Enfeites com Palito de Picolé

A reciclagem de madeira em escala industrial é super importante para a preservação de melhores condições de vida no planeta. Mas saiba que existe formas mais simples de reciclar madeira em casa, como, por exemplo, transformado palitos de picolé em artesanatos úteis e super interessantes.

fogueira-com-palito-de-picolé

Imagem: www.espacoeducar.ne

8. Você pode reaproveitar palitos de picolé na confecção de mini fogueiras que são fáceis de fazer e bem legais para decorar. Nesse ornamento, o celofane vermelho caracteriza o fogo, bem criativo e seguro para as crianças.

Mini-caixotes-de-palito-de-picole

Imagem: www.tattoopinners.com

9. Para dar aquele ar rústico de roça à sua mesa, aproveite os palitos de picolé para montar mini caixotes que são uma lindeza! Encha cada caixote com um tipo de bala diferente, fica melhor ainda se as balas forem no formato de frutas.

Enfeites com Latas

As latas de alimento são ótimas para fazer brinquedos, decorações e objetos que ajudam na organização. Já que as latas de alumínio são tão versáteis, elas não poderiam ficar de fora das festas juninas, não é mesmo? Veja abaixo algumas ideias bem legais pra você copiar e arrasar na decoração do seu evento!

latas-recicladas-decoração-de-festa-junina

Imagem: www.happinessishomemade.net

10. Para criar enfeites super diferentes para a festa junina, você pode pintar algumas latas com tinta spray multiuso ou com esmalte sintético. Depois que a tinta secar, é só colar no fundo da lata algumas fitas ou tiras de tecido colorido. O resultado é uma peça bem divertida, ideal também para festa de criança.

lata-decorada-enfeite-de-festa-junina

Foto: www.priscilamartins.com

11. Você também pode usar as latas vazias para fazer lindas lembrancinhas para os convidados, principalmente quando a festa junina for tema de algum chá de panela ou aniversário. Se você curtiu a dica, providencie algumas latas, encape-as com papel ou tecido e tenha lindas lembranças para os convidados levarem para casa.

Enfeites com Papel Reaproveitado

Encaretes, jornal e livros velhos podem ser usados na confecção de diferentes ornamentos para decorar festas. Pensando nisso, trouxemos duas sugestões de enfeites de festa junina feitos com papel reaproveitado.

bandeirinha-de-papel-reciclável-para-festa-junina

Imagem: www.starfishcottage.typepad.com

12. Sabe as típicas bandeirolas juninas? Elas podem ser feitas com aquele papel que ninguém usa mais. Essa dica é ótima para quem precisa decorar a festa junina sem gastar muito.

molde-bandeirinha-festa-junina

Imagem: www.espacoeducar.net

Para facilitar a sua vida, disponibilizamos acima um molde de bandeirola para você imprimir e usar. Aproveite!

enfeite-com-forminhas-para-festa-junina

Imagem: oxun.ge

13. Outra dica super legal é usar aquelas forminhas de doces que sobram no final da festa para fazer enfeites bem legais como esse da foto acima. Essa topiara colorida é bem simples de fazer, basta colar várias forminhas de doces ao redor de uma bola de isopor de qualquer tamanho. Depois de pronta, use-a na mesa, no chão, ou pendurada no teto com um fio de nylon, fica sensacional.

Ficamos por aqui com essas belas inspirações de enfeites de festa junina feitos com material reciclável. A partir de agora, todo mundo será capaz de fazer uma festa de arromba com o estilo caipira que pede a ocasião, e o melhor, gastando pouco e ajudando o meio ambiente.

E você, tem mais alguma dica de reciclagem para compartilhar com a gente?

Veja também:

Decoração de mesa de festa – Árvore de pipoca

3 Lindas ideias para a sua festa junina ser um sucesso

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

17 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato para Datas Comemorativas Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email